O Verbo Vivo

Tema: EVANGELISMO  

pregação verbo de Deus

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” João 1.1

Introdução: Verbo é uma palavra que designa ação. Quando o texto se refere à Palavra Viva de Deus como ‘o verbo’ está se referindo não apenas a ensinamentos teóricos, mas a ações práticas. Deus criou o mundo pelo poder de sua Palavra (Hebreus 11.3). Mas este Verbo também é uma pessoa, ou seja, o próprio Deus encarnado, que não é apenas uma Palavra qualquer, mas com autoridade ensina e pratica a verdade (Marcos 1.22).


Qual Verbo Jesus tem sido em sua vida?

Vamos refletir sobre alguns verbos que conjugamos, mas que devem ser dedicados em primeiro lugar a Jesus:

1- SER

João 8.58 “Respondeu-lhes jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU sou”.

O verbo ser tem um sentido de permanência, estabilidade e confiança. Muitas pessoas não conseguem nem mesmo dizer quem são, mas Jesus disse claramente quem é revelando sua pessoa à humanidade. Ser é mais do que apenas existir, então Deus não apenas existe, Deus é e sempre será o mesmo (Hebreus 13.8).

Jesus disse:
-EU SOU a água da vida (João 4.14);
-EU SOU o Pão da Vida (João 6.35);
-EU SOU a Luz do mundo (João 8.12);
-EU SOU a Porta da Vida (João 10.9);
-EU SOU o Bom Pastor (João 10.11);
-EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11.25);
-EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14.6);
-EU SOU a Videira Verdadeira (João 15.5).

Somente com Jesus podemos ser alguma coisa, pois sem Ele não somos nada, mas quando cremos em Jesus nos tornamos filhos de Deus (João 1.12).
Jesus é tudo em nossa vida!

2- FAZER

João 10.25 “Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito”.

Jesus tem o poder de fazer todas as coisas (Colossenses 1.16), pois “todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nadado que foi feito se fez” (João 1.3). Sem Jesus não podemos fazer nada porque Ele disse: “sem mim nada podeis fazer” (João 15.5).
Somente quem crê no poder de Jesus é capacitado a fazer a sua obra e “coisas maiores fará” (João 14.12). Quando oramos confiamos que Jesus faz tudo por nós “se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14.14). Quando cremos em Jesus podemos fazer tudo com Cristo e através do poder do nome de Jesus (João 14.13).
Jesus já fez tudo por nós, mas a sua maior obra foi se tornar carne e viver entre nós (João 1.14). Por isso podemos confiar em seu poder infinito para fazer tudo o que precisamos (Efésios 3.21) e confiar em sua promessa de que fará novas todas as coisas (Apocalipse 21.5).
Jesus tem poder de fazer tudo!

3- TER

João 16.15 “tudo quanto o pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”.

Jesus tem “toda autoridade no céu e na terra” (Mateus 28.18), pois recebeu de Deus (João 10.29) e pode nos conceder todas as coisas que pedirmos em seu nome (João 14.13). Quando Jesus ressuscitou recebeu a herança da glória de Deus eternamente (Mateus 11.27).
Deus concedeu a terra à humanidade (Salmos 115.16), mas com o pecado o ser humano e a terra foram amaldiçoados (Gênesis 3.17-19). Então não temos nada nesta vida (Jó 1.21). Tudo o que Deus nos concede ter é apenas para nosso uso e não somos donos de nada.
Quando cremos em Jesus recebemos as suas promessas e bênçãos da vida eterna (João 10.10), além de autoridade espiritual em nome de Jesus (Lucas 10.19), que é o Senhor de todas as coisas (Atos 2.36).
Jesus é o dono de tudo!

Jesus é o Verbo Vivo!

CONCLUSÃO

Apocalipse 19.13 “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus”.

Creia que Jesus é o Verbo de Deus em sua vida e que embora não somos nada, não podemos fazer nada e não temos nada nesta vida, quando estamos com Jesus nos tornamos filhos de Deus, podemos fazer suas obras e recebemos sua herança.
Se você fala e as coisas não acontecem, deixe o Verbo de Deus dizer o que é melhor para sua vida e verás acontecer a vontade de Deus em seu viver, pois quando o Verbo fala acontece.

Creia no Verbo de Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp