Segundo o coração de Deus

Tema: CONVERSÃO  

mãos abertas coração

Atos 13.22 “E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”.

Introdução: Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus. Mas sabemos que era uma pessoa frágil e pecadora como todos os seres humanos. Qual seria então o diferencial na vida de Davi para ser considerado assim? Seu coração era sensível ao Senhor. Sempre se voltava para Deus, mesmo sendo pecador.
Nosso coração é enganoso (Jeremias 17.9) e muitas vezes nem sabemos o que estamos sentindo realmente. Ficamos confusos com tantas emoções que nos atingem sem entender o que está acontecendo. Por isso precisamos entregar nosso coração para Deus que o conhece verdadeiramente e pode renovar nossas vidas (Provérbios 26.23).

Como viver segundo o coração de Deus?

Vamos refletir sobre as características de Davi que o fizeram ser considerado segundo o coração de Deus:

1- Um coração ADORADOR

Salmos 86.12 “Dar-te-ei graças, Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome”.

A vida de Davi era marcada pela adoração. Desde jovem cantava salmos ao Senhor tocando sua harpa (I Samuel 16.16-23). Foi chamado pelo rei Saul para tocar harpa e quando adorava, o rei sentia-se melhor de suas perturbações (I Samuel 18.10). Nas celebrações do povo Davi levava sua harpa para adorar no meio da multidão (II Samuel 6.5). Quando levou a Arca da Aliança para Jerusalém, se alegrou, dançou e cantava sem medo do que pensassem a seu respeito (II Samuel 14-16). Organizou músicos para adorar na casa do Senhor continuamente (I Crônicas 15.16-28). O louvor devia ser incessante (I Crônicas 25.1-6).
A primeira marca de uma vida segundo o coração de Deus é uma vida de adoração. Quando adoramos a Deus nosso coração se derrama diante do Senhor e transborda de sua presença que nos preenche com seu poder. Assim como o louvor era o alimento e refúgio que Davi tinha (Salmos 46.1-11), assim também devemos buscar ao Senhor. Se você quer mudar para viver segundo o coração de Deus, busque mais em louvor e adoração.
Adore ao Senhor de todo o seu coração!

2- Um coração que ARREPENDE

Salmos 51.10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.

O Salmo 51 é uma linda oração de confissão e arrependimento. Davi havia pecado ao cometer adultério com Bate-Seba, mentira e assassinato contra Urias esposo desta (II Samuel 11.1-27). Mas logo em seguida se arrependeu de todo mal que havia feito (II Samuel 12.1-15).
Mais tarde Davi também se envaideceu e mandou fazer um censo para dizer que tinha um grande exército e isso aborreceu ao Senhor (II Samuel 24.1-4), mas depois se arrependeu e “Sentiu Davi bater-lhe o coração, depois de haver recenseado o povo, e disse ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém, agora, ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque procedi mui loucamente” (II Samuel 24.10) e assumiu a consequência de seu erro na presença de Deus (II Samuel 24.11-25).
O arrependimento é a segunda marca de ser segundo o coração de Deus. Sabemos que somos pecadores e não podemos negar isso (I João 1.7). Por isso precisamos confessar e deixar nossos erros para alcançar a misericórdia do Senhor (Provérbios 28.13). Arrependa-se de seus pecados e clame o perdão de Deus (Atos 3.19). Se o seu coração se arrepende dos seus erros, então está sendo tratado pelo Espírito Santo para o transformar segundo o coração de Deus (João 16.8-11).
Arrependa-se de seus erros de todo o seu coração!

3- Um coração disposto a Obedecer

Salmos 40.8 “agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei”.

Davi era um filho obediente, sempre cuidava das ovelhas de seu pai (I Samuel 16.11) indo e vindo pelos campos dando notícias do que acontecia e fazendo tudo o que seu pai mandava (I Samuel 17.15-18). Quando foi enfrentar o gigante Golias, primeiro pediu ordens ao rei de como faria e obedeceu primeiramente ao Senhor (I Samuel 17.32-45). Davi foi obediente a Saul até a morte do rei sem intentar contra o “ungido do Senhor” (I Samuel 24.6-10). Sabia que como num exército, a obediência é primordial.
Davi tinha o desejo de obedecer a Deus, mesmo sendo falho e errando tantas vezes, ele procurava acertar. Do mesmo modo precisamos viver em obediência porque “obedecer é melhor do que sacrificar” (I Samuel 15.22). Muitas pessoas sacrificam bênçãos por desobedecer a Deus. Peça ao Senhor que lhe dê um novo coração para aprender a ser obediente à vontade de Deus (Ezequiel 11.19,20).
Disponha seu coração para obedecer ao Senhor!

Viva segundo o coração de Deus!

CONCLUSÃO

Salmos 131.1 “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.

As orações de Davi eram uma forma de abrir seu coração diante de Deus e receber do coração do Senhor uma nova esperança. Precisamos colocar nosso coração nas mãos do Senhor e deixar que nos renove totalmente, pois o nosso próprio coração pode sentir muitas coisas, mas a vontade de Deus é o melhor para nós (Romanos 12.1,2). Quando agradamos ao Senhor e fazemos o que Deus quer, o Senhor também satisfaz o desejo de nosso coração (Salmos 37.4).

Entregue seu coração para Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp