Superando Estigmas

Tema: MOTIVACIONAL   

pregação motivacional

João 4.28-30 e 39
Introdução: Estigmas são marcas que recebemos em nossas vidas. Muitas pessoas são marcadas por um fato que aconteceu em seu passado, por erros e até por preconceitos. Por isso ficam estigmatizadas. São rotuladas pelas pessoas e parece que os outros falam é mais forte do que como realmente é a verdade.
O texto de João 4 conta sobre o encontro de Jesus com uma mulher samaritana, que era estigmatizada e marcada pelo povo de sua comunidade.

Aquela mulher era estigmatizada por:
Ser mulher: uma questão de gênero, visto que o machismo era muito forte na cultura da época e homens não podiam conversar com mulheres, por isso “chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher” (João 4.27);
Ser samaritana: sua raça e seu povo, “porque os judeus não se dão com os samaritanos” (João 4.9), havia uma grande rixa de séculos entre judeus e samaritanos por princípios religiosos (II Reis 17.29).
Ser sozinha: não tinha marido, embora tenha se casado cinco vezes, uma questão de preconceito devido aos relacionamentos frustrados que viveu (João 4.17,18).

O exemplo desta mulher nos ensina com vencer estes estigmas. Pois ela se libertou e viveu uma nova vida a partir de seu encontro com Cristo.


Como superar os estigmas que recebemos?

Vamos aprende com o exemplo da mulher samaritana como vencer estes estigmas:

1- Enfrentar a situação

v.28 “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens”.

Desde o primeiro momento em que a mulher vai ao poço e se expõe em público, atende a um homem judeu que não conhecia, estava demonstrando coragem.
Enquanto a samaritana saía de volta ao seu povo para contar o que aconteceu estava sendo liberta de seu passado. Ela mesma já não acreditava mais nos estigmas que tinha recebido e foi falar com as pessoas.
A negação de nossos problemas só faz aumentar a crise. Algumas pessoas chegam a viver uma espécie de fixação diante de seus temores. O primeiro passo para vencer os estimas é reconhecer o problema, enfrentando tudo e todos.
Para superar os estigmas é preciso enfrentar a situação!

2- Ser tratada por Jesus

v.29 “Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!”.

Jesus encontrou aquela mulher que era estigmatizada pela sociedade e conversou com ela (João 4.6-24). Aquela conversa à beira de um poço mudou para sempre a sua vida e influenciou o povo samaritano, tornando-se um instrumento para que conhecessem a Jesus (João 39-42).
A vida daquela mulher antes marcada por decepções, agora é transformada ao conhecer um homem diferente, que mesmo a conhecendo a aceitou e tratou com respeito.
Jesus nos ouve e trata com cada um de nós em seu infinito amor. Abra seu coração para Jesus e conte tudo o que sente. Ele te conhece e te aceita, te perdoa e transforma o seu viver. Jesus cura as cicatrizes que são estigmas em sua alma.
Deixe Jesus tratar sua vida para superar os estigmas!

3- Testemunhar uma nova vida

v. 39 “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito”.

As pessoas acreditaram naquela mulher (João 4.42). Ao olharem para ela viram que havia algo diferente em seu viver. Não enxergaram mais aquelas marcas que carregava porque Jesus as havia apagado.
A samaritana testemunhou para as pessoas que conheceu Jesus e que ele seria o Cristo prometido (João 4.29). O testemunho dela alcançou o povo de Samaria e influenciou toda a comunidade. Outras vidas também foram transformadas ao saber o que aconteceu com ela.
Para superar os estigmas é preciso testemunhar que agora você é uma nova vida, uma nova criatura e tudo se fez novo, pois Jesus apagou o seu passado (II Coríntios 5.17), torando-se um/a filho/a de Deus (I João 3.1-4). Mostre para as pessoas a diferença que Jesus faz em sua vida através de um testemunho de transformação.
O testemunho de uma nova vida em Jesus supera os estigmas!

Jesus apaga os estigmas!

CONCLUSÃO

Gálatas 6.17 “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus”.

Paulo, que também foi estigmatizado por seu passado, declarou que não aceitava mais ser molestado porque agora levava as marcas de Cristo. Esta mesma decisão devemos tomar em nossas vidas.
Jesus levou as marcas na cruz. Suas mãos, pés, cabeça e peito foram feridos por amor a nós. Sofreu injustiças e injúrias para nos livrar de estimas que nos marcam (João 20.25-27).
Você é mais do que um fato, palavras, rótulos e erros que possa ter cometido. Jesus te dá uma nova chance de te dar uma nova vida. A marca de Jesus em sua vida agora é muito maior do que qualquer rótulo ou cicatriz que você tenha carregado por tanto tempo.

Jesus quer marcar a sua vida para sempre!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp