Vivendo um novo tempo

-Tema: MOTIVACIONAL  

Isaías 6.1-8
-Introdução: Deus tem um novo tempo para cada um de nós. Quando olhamos para nosso presente e vemos as dificuldades que enfrentamos achamos que a fase difícil parece não passar. Mas tudo passa. O tempo de Deus é permanente e eterno. O tempo humano é passageiro.
O profeta Isaías tinha parentesco com o rei Uzias, também conhecido como Azarias (II Reis 14.21 e 15.1), foi ungido rei aos 16 anos de idade (II Reis 14.21), mas ele se exaltou em sua prosperidade e desobedeceu a Deus quando queimou incenso (II Crônicas 26.16-21), algo que não lhe era permitido fazer, pois era restrito aos sacerdotes. A consequência foi uma lepra e a morte do rei, trazendo um tempo de decadência para o povo.
O ano da morte do rei Uzias foi um tempo muito difícil, mas quando Isaías entrou no templo, viu a glória de Deus, foi transformado e enviado para cumprir seu chamado profético.

Como viver o novo tempo de Deus?

Vamos refletir como o profeta Isaías descobriu o novo tempo que Deus preparou para ele:



1- Tempo de ver a Glória de Deus: v.1-4

O Profeta Isaías descobriu que aquele tempo difícil, na verdade seria o momento para que a glória de Deus se manifestasse.
a) Entrar no templo: v.1
A primeira atitude de Isaías ao ver o caos social, foi buscar a presença do Senhor no templo. Ali seria o lugar certo para recomeçar tudo. Hoje o templo de Deus somos nós (I Coríntios 3.16) e devemos buscar a Deus de todo o coração.
b) Adorar a Deus: v.2,3
O ambiente que Isaías presenciou foi de louvor e adoração dos anjos cantando ao Senhor. O louvor liberta e alegra. Quando adoramos em Espírito (João 4.24), Deus se faz presente em nossas vidas e muda todas as coisas.
c) Ver o Agir de Deus: v.4
Quando o profeta entrou na casa de Deus, foi surpreendido pela glória do Senhor enchendo o templo. Não conseguiu fazer nada mais do que apenas contemplar o poder de Deus. Quando confiamos no Senhor aprendemos a viver na dependência do Senhor vendo o seu poder se manifestar (Êxodo 14.13).

Aquele tempo caótico se tornou o momento em que Isaías viu a glória de Deus. Do mesmo modo em nossas crises podemos entrar no templo na presença do Senhor em adoração e contemplar o agir de Deus com sua poderosa mão sobre nós (Isaías 43.13).
Este é o tempo de ver a glória de Deus!

ASSISTA:

2- Tempo de Transformação: v.5-7

O profeta Isaías, após ser impactado pela glória de Deus passou a olhar para si mesmo e por isso entendeu que precisava de uma transformação em sua vida.
a) Arrependimento: v.5
Após entender a santidade de Deus entoada no louvor dos anjos, o profeta Isaías sente que é pecador e se arrepende de seus erros, confessando ao Senhor. Quando passamos por tempos difíceis, temos a tendência de culpar os outros, mas precisamos reconhecer nossas próprias faltas e nos corrigir com Deus.
b) Fogo do Espírito: v.6
Quando Isaías confessou o pecado, um dos serafins pegou uma brasa de fogo no altar para queimar os lábios dele. Este fogo representa o poder do Espírito Santo em sua vida para lhe purificar e capacitar para o chamado profético que Deus lhe deu.
c) Perdão: v.7
O anjo declarou para Isaías que estava perdoado de seus pecados e agora estava livre para servir ao Senhor. A culpa prende e impede de prosseguir, mas o perdão traz liberdade e paz.

Os tempos de provações são oportunidades para mudar nossas vidas. Somos moldados e levados ao fogo para ser preparados para receber sua bênção. Antes de Deus mudar as coisas ao nosso redor, primeiro quer mudar nossas vidas, o nosso interior.
Este é um tempo de transformação!

3- Tempo do Chamado de Deus: v.8

Após descobrir que aquele era o tempo de ver a glória de Deus e de ser transformado pelo Senhor, agora Isaías recebe um chamado profético.
a) Ouvir a voz do Senhor:
A primeira coisa que acontece na vida de um profeta é ouvir a voz de Deus. Não pode falar de algo que não ouviu, mas torna-se responsável por transmitir o que ouve. Isaías ouviu a voz Divina e foi impactado pela mensagem espiritual que seria incumbido (Isaías 6.9-11). Se você está vivendo um tempo difícil, apenas se coloque diante de Deus para ouvir a sua voz em seu coração.
b) Ser conduzido por Deus:
A partir daquele encontro com Deus, a vida do profeta Isaías seria conduzida pela direção do Senhor para sua vida. Deveria ir onde o Senhor o guiasse por mais difícil que pudesse ser. Deixe Deus conduzir a sua vida através do sopro do Espírito Santo (João 3.8).
c) Obedecer à vontade de Deus:
Isaías descobriu que Deus está acima de tudo e que sua vontade é soberana (Romanos 12.2), passando a aceitar o que Deus tinha para ele, tornando-se obediente a tudo o que Deus lhe falasse. Se Deus te deu um chamado, obedeça ao propósito de Deus para sua vida e seja feliz na presença do Senhor.

O tempo mais difícil da vida de Isaías se tornou o seu chamado para o ministério profético. A partir dele foi anunciado o plano de Deus para o seu povo. Em momentos difíceis de nossas vidas Deus proporciona oportunidades novas para nos usar e mostrar seu poder.
Este é um tempo do chamado de Deus para sua vida!

Deus tem um novo tempo para você!

-CONCLUSÃO: Isaías 61.2a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram”.
A partir daquele dia Isaías passou a proclamar o novo tempo de Deus para o povo, como ano aceitável, entendendo que cada crise é uma oportunidade para o agir sobrenatural de Deus.
Deus tem um novo tempo para sua vida, mas será necessário parar de olhar problemas e contemplar a glória de Deus, aceitar ser transformado para que você também seja renovado e então receber o chamado do Senhor para cumprir a Sua vontade.

Aceite o tempo de Deus para sua vida!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna. Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell. Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.