Vida de adorador

-Tema: ADORAÇÃO
Êxodo 33.7-11
-Introdução: Deus tirou o povo de Israel do Egito para lhes dar posse de uma terra prometida. O Senhor foi pessoalmente se manifestando visivelmente á frente deles para guiá-los (Êxodo 13.21,22). Durante aquela peregrinação foi que o povo começou a aprender o que é cultuar e como adorar a Deus. Mas ainda não havia o tabernáculo ou o lugar de adoração, porém o povo já adorava porque Deus estava ali. A única coisa que não pode faltar na adoração é a presença de Deus.
Moisés colocava uma tenda fora do arraial, bem longe do lugar onde ficava o povo. Quem quisesse buscar ao Senhor ia para lá orar. Quando Moisés saía do arraial e ia para a tenda da congregação, todo o povo se levantava e ficava observando ansiosos, até que ele entrasse na tenda, pois sabiam que alguma coisa ia acontecer. Assim que Moisés entrava na tenda, Deus se manifestava visivelmente descendo numa coluna de nuvem e se colocava na porta da tenda da congregação. Todo o povo ficava impressionado e parado ali, cada um adorava da porta da sua tenda (casa) e louvavam a Deus esperando Moisés voltar e falar com eles.
O que é preciso para adorar a Deus?
Algumas características da adoração são:

I- INTIMIDADE COM DEUS: v.7
Moisés costumava tomar essa tenda e a colocar num lugar bem longe e fora do arraial. Sabia que o Senhor quer ter um relacionamento íntimo e particular conosco. Por isso Jesus nos falou para entrarmos em nossos quartos e ali buscar o Senhor (Mateus 6.6).
Deus quer ter a oportunidade de estar a sós conosco, não só no meio da igreja, mas quer também que tiremos um tempo para ir a um lugar separado do ‘mundo’ onde podemos ficar tranquilos e a sós com Deus (Salmos 25.14).
Os momentos mais gloriosos da vida de vida de um cristão não são as grandes reuniões, nem os grandes congressos, mas os momentos de oração sozinhos com Deus e sem interferência do homem.
Você já esteve a sós com o Senhor?
Dedique a sua vida de oração!

II- CONCORDÂNCIA: v.8
Quando Moisés saía para conversar com Deus, todo o povo cada um na porta da sua casa ficava olhando na expectativa até ele entrar. Jesus ensinou que devemos concordar com as promessas de Deus ligando na terra o que está ligado no céu (Mateus 18.18) e a mesma concordância deve haver entre “dois ou três” na oração (Mateus 18.19,20).
Muitas vezes quando estamos reunidos neste arraial e há alguém á frente na presença de Deus, nós estamos conversando com a cabeça pensando outras coisas, ignorando e alheios ao que acontece. Se tiver que olhar para algum irmão, olhe para aquele que está na presença de Deus. Além de buscarmos ao Senhor em particular, Deus quer que aproveitemos as oportunidades de adorar como Igreja (Atos 2.42,43).
Você tem adorado ao Senhor na Igreja?
Seja um adorador na casa do Senhor!

III- O ENCONTRO: v.9
Assim que Moisés entrava na tenda, Deus se manifestava e se punha á porta da tenda através da coluna da nuvem de glória (Números 9.15,16). Deus se colocou “á porta da tenda” (v.9) como se não quisesse deixar Moisés sair.
Na hora da oração, quem deve determinar o tempo que passamos deve ser Deus e não nós mesmos. Quando nos encontramos com alguém muito importante, quem determina o tempo do atendimento é a pessoa que atende e não o atendido. Quem faz a ligação é que deve terminar a conversa. Antes mesmo de falarmos com Deus, foi o Senhor quem “nos amou primeiro” (I João 4.19).
Quando nos aproximamos de Deus, Ele vem até nós, por isso “chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós” (Tiago 4.8ª). Deus quer que aproveitemos o máximo sua presença, principalmente porque todo o tempo quer falar conosco.
Você tem investido tempo na presença de Deus?
Deus tem um encontro marcado com você!

IV- AS TENDAS: v.10
Podemos ver aqui dois tipos de tenda:
a) Tenda da congregação: v.10ª “todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda”. Esta é a tenda da congregação, que Moisés fez para todos que desejassem buscar ao Senhor.
b) Tendas de moradia: v.10b “todo o povo se levantava e cada um á porta da sua tenda adorava ao Senhor”.  Essa tenda era a residência de cada um. Todos adoravam a Deus em suas casas.
Graças ao Deus, que é onipresente, o Senhor não se limita ao templo, podemos o buscar de onde estamos (João 4.24). Deus quer que congreguemos com o seu povo (Hebreus 10.25), mas quer também que em nossas casas também que em nossas casas cultuemos ao Senhor. A mesma presença de Deus que vemos no templo deve também ser vista de casa. O que fazemos na igreja devemos também fazer em casa, pois somos “templo do Espírito” (I Coríntios 3.16).
Você sente mais a presença de Deus na Igreja ou em casa?
Busque a Deus em qualquer lugar que estiver!

V- FACE A FACE: v.11
Deus quer falar pessoalmente conosco com o “falava o Senhor a Moisés como qualquer fala a seu amigo” (v.11ª). Se naquele tempo da lei, o Senhor falava face a face, quanto mais hoje que estamos na graça e o véu foi rasgado, podemos desfrutar de livre acesso a Deus.
Moisés primeiro via a face de Deus e depois as faces do povo, “então voltava Moisés para o arraial” (v.11b). Depois de nos encontrarmos com o Senhor, a única coisa que resta a fazer é voltar para o arraial e abençoar todas as pessoas do nosso relacionamento.
Enquanto Moisés estava ministrando ao povo, “Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda” (v.11c), provavelmente para continuar orando ao Senhor. É maravilhoso saber que enquanto estamos no “arraial” testemunhando, alguém não se aparta da “tenda”, mas está intercedendo por mim. Precisamos de intercessores e companheiros de oração, sabendo que a todo tempo tem mais alguém entrando na presença do Senhor.
Qual face você tem visto mais? Deus ou pessoas?
Antes de ver pessoas, busque a face de Deus!
Seja um Adorador!

-CONCLUSÃO:
Esta é a adoração que Deus quer de nós. Que possamos desfrutar de intimidade com Deus, compartilhar com outras pessoas nessa comunhão, adorar ao Senhor do nosso lar e depois compartilhar com nossos amigos.
Não seja apenas um espectador que só fica olhando outros se encontrarem com Deus. Entre na presença do Senhor onde estiver o tempo todo. Não adore ao Senhor somente em público, mas também se encontre a sós com o seu Deus. Depois de entrar na presença do Senhor, você tem a missão de ir para o ‘arraial’ e compartilhar com pessoas. Também pode ser um intercessor que não abandona a tenda da presença de Deus, orando quem está no campo testemunhando.

Você existe para adorar a Deus!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. A paz meu nome é Dominik, costumo dar aulas nas EBD (adoro) e já tive algumas oportunidades para pregar (tive medo mas tbm adorei).
    e muito legal e edificante as suas mensagens, ao ler conseguimos sentir até a presença de Deus, eu costumo ler no trabalho e mesmo assim sinto Deus, nesses dias corridos, ofertar um tempinho pra Ele é ótimo, pedir orientação e discernimento, e as palavras deste site está me ajudando nesse cotidiano louco que temos, e acredito não só me ajuda como tbm diversas pessoas! adorei a palavra <3

    ResponderExcluir
  2. Sou a Linda de Jesus, filha Do Grande Eu Sou, meu Pai abençoe o pr. Nolasco pela msg, eu agradeço a Deus por livrar minha família e vcs do mal, amei a msg e preciso navegar mais nas profundezas Do Espírito Santo e não me conformar ficando no mesmo lugar não acham? Ajudem-me mais e mais eu e minha irmã precisamos crescer espiritualmente necessitamos peritos como vcs q Deus formou!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.