O discípulo AMADO

Tema: DISCIPULADO  

Jesus abraçando

“Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” João 19.26,27

Introdução: O apóstolo João, autor do evangelho com seu nome, usou uma técnica literária muito comum no seu tempo, onde o narrador evita falar de si mesmo diretamente. Esta era uma forma de demonstrar modéstia, mas também uma estratégia protetiva, visto que eram perseguidos. Por várias vezes João se refere a si mesmo como ‘discípulo amado” ou “outro discípulo”.
Na verdade, João sabia de sua importância para o Mestre, bem como do amor de Cristo por todos os discípulos. Porém, a narrativa de João é muito pessoal e por isso declara sua convicção no amor do Senhor por sua vida.
Na vida cristã precisamos ter esta certeza, de que Jesus nos ama. Acima de tudo, esta convicção, nos sustenta diante dos desafios e dilemas de nossas vidas. Você não é apenas mais um discípulo e sim, alguém que Jesus ama pessoalmente. Deus te conhece e apesar de tudo sempre te amou e te amará eternamente.

Você reconhece o amor de Deus?

Vamos refletir sobre os textos que o apóstolo João fala de si mesmo e aprender como é ser um discípulo amado:

1- O Discípulo amado também AMA Jesus

João 13.23-25 “Ora, ali estava conchegado a Jesus um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava; a esse fez Simão Pedro sinal, dizendo-lhe: Pergunta a quem ele se refere. Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é?”.

Nos últimos momentos com Cristo antes de enfrentar a Cruz, João se debruça sobre o peito do Mestre numa demonstração de afeto pessoal com Jesus. Certamente já teria tal hábito para ter tal liberdade no meio dos demais discípulos.
O ambiente estava um pouco tenso na hora em que João encostou a cabeça no peito de Jesus, pois o Senhor estava falando da traição que sofreria e que seria abandonado pelos seus amigos. O fato de Pedro ter feito sinal para João perguntar Jesus, demonstra que ele teria mais intimidade do que os demais.
Você é um discípulo ou discípula amado e amada porque certamente também ama ao Senhor. Desde que conhecemos este grandioso amor de Deus, aprendemos amar, pois “nós amamos porque ele nos amou primeiro” (I João 4.19). Quando amamos a Deus, somos discípulos amados.
O amor é a primeira marca de um discípulo!

2- O Discípulo amado é uma pessoa AMÁVEL

João 18.15,16 “Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. Sendo este discípulo conhecido do sumo sacerdote, entrou para o pátio deste com Jesus. Pedro, porém, ficou de fora, junto à porta. Saindo, pois, o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, falou com a encarregada da porta e levou a Pedro para dentro”.

O apóstolo João demonstra aqui ter certa liberdade no ambiente do templo, principalmente num momento difícil como aquele. Sua influência pessoal abriu portas para entrar no lugar onde Jesus estava preso. Certamente seu carisma pessoal fazia com que as pessoas o aceitassem.
Ser conhecido do Sumo Sacerdote era algo muito importante naquele tempo, mas Joao agora era discípulo de Jesus, fato este que poderia colocar em questão a sua reputação diante dos religiosos. Mesmo assim, João conseguiu entrar livremente no pátio do templo na hora do julgamento de Jesus. Isso demonstra a amabilidade de João para com as pessoas.
O discipulado nos ensina a ser pessoas mais amáveis, tratáveis e ensináveis. Precisamos aprender a ser carismáticos com as pessoas e tratar todos bem. Uma marca do verdadeiro cristão é o amor em ação.
Seja amável com as pessoas como um discípulo de Jesus!

3- O Discípulo amado é uma pessoa RESPONSÁVEL

João 19.26,27 “Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa”.

No momento em que Jesus estava sobre a cruz, antes de se entregar, definiu o futuro de sua mãe, que certamente já era viúva e como seu filho mais velho, sabia da importância que teria no cuidado com a família. Então Jesus mandou que, quando partisse, João cuidasse de Maria como se fosse um filho. Esta atitude de Jesus demonstra que era um filho responsável e transfere esta responsabilidade para João.
Para João cuidar de uma viúva, agora sem o seu filho primogênito seria um compromisso muito grande envolvendo muitas responsabilidades. Mas Jesus sabia com quem estava lidando e principalmente que João teria o amor filial de que Maria precisaria em sua ausência.
Como discípulos amados precisamos aprender a assumir nossas responsabilidades com Deus e com o nosso próximo. Deus nos ama, mas espera de nós atitudes responsáveis diante dos desafios ao nosso redor. O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Seja responsável como um discípulo amado!

4- O Discípulo amado é alguém que BUSCA Jesus

João 20.2-4 “Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro”.

Depois da morte de Jesus, João foi um dos primeiros que foi ao sepulcro em busca de seu Mestre. Esperava a promessa da ressurreição de Cristo, mesmo que isso fosse muito difícil para compreender diante de tanto sofrimento que enfrentavam.
Na hora de ir ao sepulcro, ainda de madrugada, o apóstolo João demonstra ter muita pressa em chegar, ao ponto de chegar primeiro do que Pedro, que sempre foi mais impetuoso do que os outros discípulos. Seu amor por Jesus o impulsionou a procurar o seu Mestre.
No discipulado estamos sempre em busca de Jesus. Mesmo nos momentos mais difíceis, tudo nos leva na direção de Cristo, buscando a presença do Senhor. Seu amor por Jesus te leva a buscar ao Senhor em todo tempo.
Busque Jesus com todas as suas forças, como discípulo amado!

5- O Discípulo amado é alguém que vive pela FÉ

João 20.8 “Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu”.

Ainda diante do sepulcro de Jesus, João entrou no túmulo e acreditou no milagre da ressurreição de Cristo. As mulheres e Pedro ficaram apavorados com o sumiço do corpo de Jesus, mas João logo acreditou, pois, o texto diz que ele “viu e creu”.
João havia presenciado muitos milagres de Jesus. Aprendeu a viver pela fé como seu Mestre. Conheceu o poder de exercer sua fé para que maravilhas aconteçam. Neste momento, entrou em ação a fé que Jesus lhe ensinou.
Quando vivemos pela fé, aprendemos a ser discípulos amados de Cristo. Não há nada que alegre tanto um Mestre como ver seus seguidores aprendendo, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). O discípulo agrada seu Mestre com sua fé, acreditando em seus ensinamentos.
Exerça sua fé como um discípulo amado!

6- O Discípulo amado é alguém que CONHECE a Jesus

João 21.7 “Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar”.

Quando Jesus apareceu na praia para seus discípulos, João logo o reconheceu e gritou que era o seu Mestre. Embora seus amigos discípulos não conseguiram perceber, devido à distância, ao cansaço e principalmente a tristeza, João sabia que era Jesus.
Após a morte de Jesus, tudo o que esperavam era rever o Senhor. Por onde andava, João ansiava o retorno de Jesus. Ver seu Mestre o aguardando na areia da praia foi uma linda cena para João. Ele sabia que somente Jesus poderia ter palavras tão belas e poderosas (João 21.1-6).
Conhecer a Jesus é uma das principais tarefas do discipulado. O aprendiz precisa conhecer o mentor. Como discípulos amados, precisamos aprender com Jesus, mais do que apenas saber sobre Jesus. O fã sabe tudo do ídolo, mas não o conhece pessoalmente. O discípulo, mesmo sem saber tudo sobre seu Mestre, o conhece de coração.
Conheça mais de Jesus, como um discípulo amado!

7- O Discípulo amado SEGUE Jesus

João 21.20 “Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor?”.

Nos últimos momentos de Jesus com seus discípulos, João demonstra que deseja continuar seguindo seu Mestre. Parece que por um momento João pensa que tudo voltaria ao normal e apenas continuariam caminhando com Jesus. Pedro ainda retruca a respeito de João vir atrás, mas Jesus o corrige declarando que tem um projeto para cada um de seus discípulos bem perto de si (João 21.22,23).
Esta atitude de João revela seu caráter de discípulo. Na verdade o discípulo sempre deve andar após o seu Mestre. Não havia nada mais que João almejasse do que continuar a seguir Jesus. Mas agora deveria permanecer com um discípulo sob a intercessão do Consolador que é o Espírito Santo (João 14.26).
Em todo o tempo de nossas vidas como discípulos devemos seguir os passos de Cristo em suas atitudes e palavras, pois “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou (I João 2.6). Como discípulos, devemos andar sempre com Jesus e cumprir sua vontade. Seguir o Mestre significa fazer o que Ele faz.
Siga os passos de Jesus como um discípulo amado!

Você é um discípulo amado!

CONCLUSÃO

Jesus ama muito você! Seja um discípulo ou discípula amada do Mestre. Para isso você também deve colocar em primeiro lugar o seu amor por Deus (Marcos 12.30,31). Além disso, deve se tornar uma pessoa amável para o seu próximo, responsável em seus compromissos, buscar sempre a Deus acima de tudo, aprender a viver pela fé, procurar conhecer mais de Jesus e sempre seguir o seu Mestre.
O ‘outro discípulo’ ou ‘discípulo amado’ citado tantas vezes por João, tem características que são abrangentes e devem se aplicar a cada um de nós. Talvez seja por isso que Deus permitiu que o texto de João estivesse aberto, para que nós façamos parte desta história.

Seja você, um discípulo amado!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp