A Casa sem Muros

Tema: FAMÍLIA  

muro quebrado casa

“Quando edificares uma casa nova, far-lhe-ás, no terraço, um parapeito, para que nela não ponhas culpa de sangue, se alguém de algum modo cair dela” Deuteronômio 22.8

Introdução: Vivemos em um mundo onde as questões de segurança pública exigem que as casas tenham muros altos, grades nas janelas e trancas fortes nas portas. A família precisa estar protegida! Do mesmo modo, tanto no nível espiritual, como nas relações, a família também precisa de segurança. Quando o casal se afasta um do outro e os filhos ficam expostos é como se a casa estivesse sem muros e desprotegida.
O texto de Deuteronômio 22.8 ensina que as casas deveriam ter um muro no terraço para que ninguém caia e o dono da casa seja culpado do acidente. Este detalhe nos ensina sobre a preocupação que o povo de Deus tinha com a segurança. Ao edificar a Terra Prometida, pensaram em todas as questões para que a casa seja um lugar seguro.
Uma casa sem muros está desprotegida. Infelizmente muitas famílias estão sem segurança e o inimigo tem entrado para “roubar, matar e destruir” (João 10.10). Por isso, precisamos cercar nossa família, buscando a proteção de Deus.

Sua família está protegida?

Vamos refletir algumas cosias para proteger a família:

1- A casa sem muros está desvalorizada

Levítico 25.31 “Mas as casas das aldeias que não têm muro em roda serão estimadas como os campos da terra; para elas haverá resgate, e sairão do poder do comprador no Jubileu”.

As casas seriam construídas na Terra Prometida e para garantir que a casa seja para sempre da família era preciso ter um muro ao redor demarcando a residência. Se a família precisasse vender a propriedade, poderia resgatar a mesma no ano do jubileu, desde que tivesse muros (Levítico 25.20). A casa sem muros era considerada como um terreno, apenas um lote. Isso mostra que a casa murada tinha muito mais valor.
Quando olhamos uma casa bem fechada significa que o dono da casa quer proteger bem o que há no interior, presumindo-se que seja algo valioso. Já quem não procura proteger a casa, pensa-se que não há nada de valor dentro da residência. A casa sem muros não tem muito valor.
A primeira atitude para proteger a família é identificar o que há de mais precioso. Se você valoriza seus familiares, então irá proteger eles. Faça um muro ao redor de sua família. Proteja seus filhos, seu cônjuge o tempo todo. Não deixe seu lar desprotegido.
Valorize sua família!

2- A casa murada exige muito trabalho

Provérbios 24.30,31 “Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas”.

O texto de Provérbios adverte várias vezes quanto à preguiça (Provérbios 6.6 e 9). Vários exemplos são dados da falta de cuidado de um preguiçoso (Provérbios 23.13-16), como a vinha de um homem que não tinha cuidado e não fez muros ao redor, por isso tudo estava destruído.
Quando se vai fazer uma obra, se não for feito um muro primeiro, muitos transtornos dificultam a edificação, entretanto o trabalho de murar primeiro é grande, mas garante a segurança.
Manter de pé os muros de uma família é uma tarefa muito difícil. Precisa da ajuda de Deus para edificar a casa e não trabalhar em vão (Salmos 127.1). Se a pessoa tiver preguiça de ficar sempre reerguendo e restaurando a casa, não conseguirá sustentar os muros de proteção ao redor da família. Não desista de proteger seu lar. Permaneça cercando seus familiares o tempo todo com ajuda de Deus.
Trabalhe para proteger sua família!

3- Os muros trazem paz para dentro da casa

Salmos 122.7 “Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios”.

A cidade de Jerusalém era toda murada, o que representava a segurança para todas as casas que estivessem no interior da cidade. Por várias vezes o Senhor faz promessas para guardar os muros de Jerusalém, “Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória” (Zacarias 2.5). Quando os muros de Jerusalém foram destruídos, Deus garantiu que seriam reedificados (Miqueias 7.11). Neemias organizou as famílias para reedificarem os muros de Jerusalém fazendo casas anexas aos muros (Neemias 3).
A nossa casa é a nossa Jerusalém, um lugar onde o Senhor nos guarda. Quando Deus está dentro de nossas casas, no interior de nossos muros, então há segurança. O que protege a família é a presença de Deus. Não adiantaria ter muros altos e fortes grades sem a presença do Senhor no interior da casa. A casa sem muros não tem paz.
Edificar um muro espiritual significa cercar a casa com a bênção de Deus por todos os lados, desde as portas até o lugar mais interno do lar, em cada detalhe de nossa intimidade e vida pessoal (Deuteronômio 6.6-12). Uma casa murada está cheia de paz da presença de Deus. Chame seus familiares para juntos reedificar muros de proteção ao redor de sua casa (Ezequiel 33.30).
Cerque sua casa com a paz!

Faça um muro espiritual ao redor de sua casa!

CONCLUSÃO

Isaías 62.6 “Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis”.

Não desista de proteger seu lar! Não deixe sua casa abandonada, aberta e sem muros. Deus sabe onde deve estar o muro em sua casa e te conhece, dizendo: “Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” (Isaías 49.16). Clame a Deus para que proteja sua família como uma muralha ao redor de cada um de seus familiares.
Apresente o seu lar para Deus e peça ao Senhor que cerque sua casa com a Sua presença, então “Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor” (Isaías 60.18). Deus quer proteger seu casamento, seus filhos e toda sua casa.
A presença de Deus é como um muro ao redor de seu lar!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp