Quem é o dono da Casa?

Tema: FAMÍLIA  

Jesus entrando na casa

Marcos 2.1-12

Introdução: A casa que teve suas telhas arrancadas para passar um paralítico era de Jesus (v.1). Mesmo tendo um ministério itinerante (Marcos 1.38,39), prece que Jesus tinha um lugar para repousar quando estivesse em viagem. Escolheu “morar em Cafarnaum” (Mateus 4.12,13estrategicamente, pois era uma rota de ligação entre muitos lugares. Não se sabe se era uma residência de alguma pessoa, onde havia espaço para o Mestre ou se uma casa alugada para finalidade. Mas o texto deixa claro que a casa era de Jesus.

Leia mais no estudo A CASA DE JESUS

Você permitiria ‘destelhar’ sua casa para abrir o céu e o milagre acontecer? Quando Jesus é o Dono da casa ele muda as coisas, deixa que haja liberdade para que o céu se mova dentro do lar. Jesus não quer ser um visitante em sua casa, pois na verdade o seu lugar é como proprietário (Salmos 89.11).

Jesus é o Dono da sua casa?

Vamos aprender o que acontece quando Jesus é dono da nossa casa:

1- A Presença de Jesus aproxima as pessoas

v. 2,3 “Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens”.

Todos que souberam que Jesus estava em casa foram ao lugar e quatro amigos se juntaram para ajudar um paralítico chegar até o Mestre. Quando Jesus é o Dono da casa, as pessoas sentem o amor de Deus e se aproximam. Uma casa que não tem Jesus, ou que o Senhor é apenas um visitante quando precisa de socorro, o amor não está em evidência. Mesmo que Deus tenha abençoado este lar, as pessoas ficam desunidas. Mas a união é uma prova da verdadeira bênção de Deus (Salmos 133.1-3).
Jesus aproxima as pessoas, quando é o Dono da casa!

2- Jesus é a saída em busca de uma solução

v.4 “E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente”.

Quando os quatro amigos do paralítico viram que não havia passagem pelas portas e janelas, devido à multidão que superlotava a casa, resolveram subir pelo telhado e abrir sobre o lugar que Jesus estava. Esta abertura no telhado pode representar uma saída quando não há alternativas por todos os lados, a solução está no alto, na direção de Deus. Embora pareça que seja o caminho mais difícil, na verdade devemos ir diretamente a Jesus (João 14.6) como aqueles homens fizeram. Quando Jesus é o Dono da casa, sempre há uma solução para os problemas. Mas quando Jesus é apenas uma visita, a família fica confusa sem saber para onde ir.
Jesus é a solução, quando é o Dono da casa!

3- Jesus transforma o ambiente através da Fé

v.5ª “Vendo-lhes a fé ... ”.

A atitude dos quatro amigos do paralítico foi vista por Jesus como um ato de fé, pois “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.26). Eles acreditaram que seria possível chegar até Jesus e principalmente que o Senhor curaria o paralítico. A casa que não tem Jesus é um ambiente triste, de confusão e muitos problemas, mas quando Jesus é o Dono da casa, o ambiente é de fé, que promove maravilhas de Deus. Para que a fé esteja em sua casa é preciso levar a Palavra de Deus que gera a fé (Romanos 10.17). Através da fé tudo pode ser transformado.
Jesus transforma tudo pela fé, quando é o Dono da casa!

4- Jesus nos ensina a Perdoar

v.5b “... Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados”.

A reação de Jesus ao ver o homem sofrendo foi declarar o perdão de seus pecados. Para a sociedade da época, uma enfermidade era consequência de pecado (João 9.2-4), mas para Jesus o importante é o perdão. Da mesma forma numa casa onde Jesus é apenas um visitante, as pessoas até pedem o seu perdão, porém não perdoam umas às outras e ficam se acusando de seus erros. Quando Jesus é o Dono da casa, nos ensina a perdoar e ser perdoado como Jesus ensinou (Mateus 6.12), pois “não há condenação para quem está em Cristo Jesus” (Romanos 8.1).
Jesus ensina perdoar, quando é o Dono da casa!

5- Jesus nos defende de toda condenação

v.6-7 “Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?”.

Enquanto Jesus estava abençoando o paralítico, alguns escribas que ali estavam começaram a criticar. Mas na casa de Jesus pode haver crítica? Mesmo que alguém esteja com pensamentos e palavras discordando do que Jesus faz, o Mestre nos defende. Jesus é o único que sabe todas as coisas, até mesmo o que se passa na mente e coração das pessoas (Salmos 7.9), por isso repreendeu a incredulidade dos escribas. Quando a casa não tem Jesus, a religiosidade toma o lugar com moralismo e cobranças que não são fruto de fé, mas quando Jesus é o Dono da casa, Ele te defende de tudo que falarem contra você ou do propósito que o Senhor tem para sua vida.
Jesus nos defende, quando é o Dono da casa!

6- Não existe nada difícil para Jesus

v.9 “Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?”.

Jesus dá uma resposta aos religiosos que assistiam a cena em sua casa dizendo que não há nada difícil para Deus (Lucas 1.37). Se eles estavam acostumados apenas com discursos, agora veriam atitudes de poder em suas palavras (Mateus 7.29). Da mesma forma os amigos do paralítico não acharam difícil subir no telhado, abrir uma passagem e descer o homem, pois sabiam que o mais difícil seria feito por Jesus. Quando Jesus é apenas uma visita na casa, as coisas se complicam e tudo fica difícil, mas se Jesus é o Dono da casa, o Senhor realiza coisas impossíveis.
Jesus não vê dificuldades, quando é o Dono da casa!

7- Jesus ordena o milagre

v.10,11 “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa”.

A última atitude de Jesus foi declarar a cura do paralítico mandando que se levantasse, tomasse a sua cama e voltasse para sua casa. A partir da casa de Jesus aquele homem voltaria para seu lar curado, saudável e carregando o próprio leito. A casa de Jesus é um lugar de milagres! Quando a casa não tem Jesus, nada de bom acontece e desastres são contínuos, mas se Jesus é o Dono da casa, os milagres é que se tornam parte da rotina da família. Se você está paralisado como aquele homem, sem saber o que fazer por seu lar, ouça a ordem de Jesus e se levante, volte para sua casa abençoado por Deus.
Jesus opera milagres, quando é o Dono da casa!

Deixe Jesus ser o Dono de sua casa!

CONCLUSÃO

v.12 “Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!”.

A casa de Jesus é um lugar de alegria! O paralítico saiu andando feliz de volta par seu lar e todos na casa louvavam a Deus pela maravilha que presenciaram. Assim acontece quando entregamos nosso lar para Jesus ser o Dono e não apenas um visitante. Jesus não quer passear em seu lar, mas ser o proprietário de sua casa como Senhor de sua vida e de sua família (Josué 24.15). Jesus está batendo na porta de sua casa para entrar como Dono e ficar para sempre (Apocalipse 3.20).

Receba Jesus como Dono de sua Casa!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp