Monte da Caveira – Gólgota - Lugar de Redenção

Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

monte gólgota caveira calvário

“Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, gólgota em hebraico” (João 19.17).

Altitude: 786m*
Fora dos portões da cidade Jerusalém1. Uma montanha onde as pedras formam a imagem de caveira, que originou o nome Gólgota em hebraico e Calvário em latim (Marcos 15.22). 2


O que o Calvário representa? 

Vamos refletir sobre o significado do monte da caveira onde Jesus foi morto e sepultado:

1) Significado Histórico do Calvário

No alto deste monte Jesus foi crucificado (Mateus 27.33) e logo ao lado, no jardim de José de Arimateia, foi sepultado em uma gruta preparada para ser um túmulo (Lucas 23.50-53). Os registros de que José pediu a Pilatos autorização para sepultar Jesus, mostram dados de comprovação histórica do fato (Marcos 15.43). 3

2) Significado Profético do Calvário

Aquele túmulo era novo, nunca tinha sido usado e foi cedido por José de Arimateia para o Senhor Jesus (Mateus 27.56-60). O fato de Jesus ser sepultado num lugar especial, terreno de uma família rica e ser preparado com especiarias finas (João 19.39), cumpre a profecia de que “com o rico esteve na sua morte” (Isaías 53.9).

3) Significado Espiritual do Gólgota

A morte de Jesus cumpriu o propósito da salvação da humanidade que o Senhor se propôs desde o cordeiro que o Senhor proveu para Abraão (Gênesis 22.13,14) até a páscoa onde o derramar do sangue trouxe a proteção sobre o povo (Êxodo 12.3-21). Jesus veio cumprir a profecia de ser “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29) e se entregou por amor para salvar os pecadores (Isaías 53.7).

Conclusão

O monte da caveira foi marcado por ser um lugar de morte, mas ali Jesus entregou sua vida pela humanidade e também neste lugar ressuscitou, mostrando que seu propósito foi cumprido em salvar os pecadores (Lucas 19.10).


O lugar de morte se tornou local de ressurreição!

_________________________
1 DOWLEY, Tim. Pequeno Atlas Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Página 11.
2 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 1615.
3 LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.


Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



montes da Bíblia

E-book: Montes Sagrados: Montanhas da Bíblia 

Um estudo sobre os montes citados na Palavra de Deus, a partir de uma viagem à Terra Santa e pelo estudo a respeito destes lugares consagrados. As montanhas têm um sentido de grandeza e os homens de Deus sempre fizeram orações em montes. O próprio Senhor Jesus subia os montes para orar. Aprenda mais sobre estes lugares da Palavra de Deus através desta mensagem.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp