Monte da Caveira – Gólgota - Lugar de Redenção

Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

monte gólgota caveira calvário

“Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, gólgota em hebraico” (João 19.17).

Altitude: 786m*
Fora dos portões da cidade Jerusalém1. Uma montanha onde as pedras formam a imagem de caveira, que originou o nome Gólgota em hebraico e Calvário em latim (Marcos 15.22). 2


O que o Calvário representa? 

Vamos refletir sobre o significado do monte da caveira onde Jesus foi morto e sepultado:

1) Significado Histórico do Calvário

No alto deste monte Jesus foi crucificado (Mateus 27.33) e logo ao lado, no jardim de José de Arimateia, foi sepultado em uma gruta preparada para ser um túmulo (Lucas 23.50-53). Os registros de que José pediu a Pilatos autorização para sepultar Jesus, mostram dados de comprovação histórica do fato (Marcos 15.43). 3

2) Significado Profético do Calvário

Aquele túmulo era novo, nunca tinha sido usado e foi cedido por José de Arimateia para o Senhor Jesus (Mateus 27.56-60). O fato de Jesus ser sepultado num lugar especial, terreno de uma família rica e ser preparado com especiarias finas (João 19.39), cumpre a profecia de que “com o rico esteve na sua morte” (Isaías 53.9).

3) Significado Espiritual do Gólgota

A morte de Jesus cumpriu o propósito da salvação da humanidade que o Senhor se propôs desde o cordeiro que o Senhor proveu para Abraão (Gênesis 22.13,14) até a páscoa onde o derramar do sangue trouxe a proteção sobre o povo (Êxodo 12.3-21). Jesus veio cumprir a profecia de ser “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29) e se entregou por amor para salvar os pecadores (Isaías 53.7).

Conclusão

O monte da caveira foi marcado por ser um lugar de morte, mas ali Jesus entregou sua vida pela humanidade e também neste lugar ressuscitou, mostrando que seu propósito foi cumprido em salvar os pecadores (Lucas 19.10).


O lugar de morte se tornou local de ressurreição!

_________________________
1 DOWLEY, Tim. Pequeno Atlas Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Página 11.
2 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 1615.
3 LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.


Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



montes da Bíblia

E-book: Montes Sagrados: Montanhas da Bíblia 

Um estudo sobre os montes citados na Palavra de Deus, a partir de uma viagem à Terra Santa e pelo estudo a respeito destes lugares consagrados. As montanhas têm um sentido de grandeza e os homens de Deus sempre fizeram orações em montes. O próprio Senhor Jesus subia os montes para orar. Aprenda mais sobre estes lugares da Palavra de Deus através desta mensagem.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp