Monte das Oliveiras - Lugar de Exaltação

Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA

monte das oliveiras

“E, saindo, foi, como de costume, para o monte das oliveiras; e os discípulos o acompanharam.” 
(Lucas 22.39).

Altitude: 826m*
O Monte das Oliveiras fica em Jerusalém, uma colina de frente para a cidade velha, de onde se tem uma das melhores visões da cidade santa. Foi o cenário de grandes acontecimentos, sendo citado muitas vezes na Palavra de Deus.1


O que podemos aprender sobre o Monte das Oliveiras?

Podemos refletir sobre três aspectos importantes do Monte das Oliveiras:

1) Significado Histórico do Monte das Oliveiras

O significado histórico do Monte das Oliveiras é porque foi um dos locais mais frequentados por Jesus. Era um lugar onde Jesus orava e ensinava seus discípulos (Lucas 21.37). Jesus chorou por Jerusalém olhando para a cidade do Monte das Oliveiras (Mateus 24.3) e orou no Jardim das Oliveiras ou Getsêmani que fica ao lado do monte na parte baixa (João 17.1-20).

2) Significado Profético do Monte das Oliveiras

O Monte das Oliveiras foi o último lugar que Jesus colocou os pés na terra, após ter ressuscitado e dali subiu aos céus (Atos 1.12). Existe uma profecia de que o Monte das Oliveiras se partirá em dois lados abrindo caminho para a chegada do Messias (Zacarias 14.4).2

3) Significado espiritual do Monte das Oliveiras

O Monte das Oliveiras é um lugar de exaltação porque ali Jesus se humilhou em oração por nossas vidas (Lucas 22.39-43) e onde foi traído e preso (Lucas 22.47,48), mostrando que “sem se humilha será exaltado” (Mateus 23.12). Neste mesmo lugar Jesus foi exaltado aos céus nas alturas de onde virá (Hebreus 1.3). Este monte é marcado pela subida de Jesus e por seu retorno.

O lugar de humilhação se tornou em lugar de exaltação!

______________________
1 DOWLEY, Tim. Pequeno Atlas Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Página 11.
2 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 1767.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



montes da Bíblia

E-book: Montes Sagrados: Montanhas da Bíblia 

Um estudo sobre os montes citados na Palavra de Deus, a partir de uma viagem à Terra Santa e pelo estudo a respeito destes lugares consagrados. As montanhas têm um sentido de grandeza e os homens de Deus sempre fizeram orações em montes. O próprio Senhor Jesus subia os montes para orar. Aprenda mais sobre estes lugares da Palavra de Deus através desta mensagem.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp