Monte Hermom - Lugar de Glorificação

-Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

“É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre” (Salmos 133.3).
Altitude: 2814m1
Hermom significa ‘montanha sagrada’. Fica na divisa de Israel com a Síria. Sempre coberta de neve, de onde escoa água para o rio Jordão, sendo a principal fonte de água potável de Israel. Desenha o contraste entre o deserto ao redor e uma bela montanha com picos gelados.

O que o Monte Hermom nos ensina?

Vamos refletir sobre a importância do Monte Hermom:


1) Significado Histórico do Monte Hermom

O Monte Hermom está no limite norte da Terra Prometida (Deuteronômio 3.8,9), parte dos últimos territórios conquistados pelo povo de Deus (Josué 12.1). A grande importância do Monte Hermom é devido à neve que cobre seus picos, que com degelo, sustenta o rio Jordão e o Mar da Galileia, como descreve o Salmo 133.3, que “o orvalho do Hermom... ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre”, como fonte de sustento da Terra Santa, um verdadeiro milagre no meio de uma região árida e deserta. 2

2) Significado Profético do Monte Hermom

No Monte Hermom Jesus foi transfigurado, mostrando sua glória aos seus discípulos (Marcos 9.1-10). O local é identificado pela proximidade com a Cesareia de Felipe que é onde Jesus estava com seus discípulos (Marcos 8.27). O Senhor Jesus revelou sua Divindade ao se transfigurar diante dos discípulos (João 1.14 e 17.5;24). Eles ficaram tão impressionados que não conseguiram falar com ninguém a respeito do assunto, obedecendo a recomendação de Jesus de não contar (Marcos 9.9). Foi neste lugar que conheceram Jesus verdadeiramente.

3) Significado Espiritual do Monte Hermom

O Monte Hermom é lugar de conquista, de subir às alturas, de sustento para o povo de Deus e de glorificação. Da mesma forma que o povo de Deus conquistou os limites do Monte Hermom, Jesus foi até lá com seus discípulos em particular para revelar algo grandioso, a sua pessoa Divina. Naquele lugar de glória porque sustenta o povo com água, Jesus mostrou a sua majestade. Isso nos ensina que devemos lutar para conquistar as promessas de Deus, confiar em seus sustento para nossas vidas e procurar conhecer a Jesus intimamente.

Conclusão:

O Monte Hermom nos ensina que precisamos lugar para conquistar a promessa de Deus para nossas vidas e também que Deus é quem nos sustenta com sua fonte a jorrar para nossas vidas. Além disso, o Monte Hermom nos ensina que precisamos conhecer mais a Jesus, do jeito que Ele quer se revelar a nós e não apenas de forma religiosa.

O monte que sustenta o povo é o lugar da glorificação de Jesus! 

1 LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013. Página 51.
2 FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da Vida de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2008. Páginas 8 a 13.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.