Monte Hermom - Lugar de Glorificação

Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

monte hermon

“É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre” (Salmos 133.3).

Altitude: 2814m1
Hermom significa ‘montanha sagrada’. Fica na divisa de Israel com a Síria. Sempre coberta de neve, de onde escoa água para o rio Jordão, sendo a principal fonte de água potável de Israel. Desenha o contraste entre o deserto ao redor e uma bela montanha com picos gelados.


O que o Monte Hermom nos ensina?

Vamos refletir sobre a importância do Monte Hermom:

1) Significado Histórico do Monte Hermom

O Monte Hermom está no limite norte da Terra Prometida (Deuteronômio 3.8,9), parte dos últimos territórios conquistados pelo povo de Deus (Josué 12.1). A grande importância do Monte Hermom é devido à neve que cobre seus picos, que com degelo, sustenta o rio Jordão e o Mar da Galileia, como descreve o Salmo 133.3, que “o orvalho do Hermom... ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre”, como fonte de sustento da Terra Santa, um verdadeiro milagre no meio de uma região árida e deserta. 2

2) Significado Profético do Monte Hermom

No Monte Hermom Jesus foi transfigurado, mostrando sua glória aos seus discípulos (Marcos 9.1-10). O local é identificado pela proximidade com a Cesareia de Felipe que é onde Jesus estava com seus discípulos (Marcos 8.27). O Senhor Jesus revelou sua Divindade ao se transfigurar diante dos discípulos (João 1.14 e 17.5;24). Eles ficaram tão impressionados que não conseguiram falar com ninguém a respeito do assunto, obedecendo a recomendação de Jesus de não contar (Marcos 9.9). Foi neste lugar que conheceram Jesus verdadeiramente.

3) Significado Espiritual do Monte Hermom

O Monte Hermom é lugar de conquista, de subir às alturas, de sustento para o povo de Deus e de glorificação. Da mesma forma que o povo de Deus conquistou os limites do Monte Hermom, Jesus foi até lá com seus discípulos em particular para revelar algo grandioso, a sua pessoa Divina. Naquele lugar de glória porque sustenta o povo com água, Jesus mostrou a sua majestade. Isso nos ensina que devemos lutar para conquistar as promessas de Deus, confiar em seus sustento para nossas vidas e procurar conhecer a Jesus intimamente.

Conclusão

O Monte Hermom nos ensina que precisamos lugar para conquistar a promessa de Deus para nossas vidas e também que Deus é quem nos sustenta com sua fonte a jorrar para nossas vidas. Além disso, o Monte Hermom nos ensina que precisamos conhecer mais a Jesus, do jeito que Ele quer se revelar a nós e não apenas de forma religiosa.

O monte que sustenta o povo é o lugar da glorificação de Jesus! 

________________________
1 LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013. Página 51.
2 FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da Vida de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2008. Páginas 8 a 13.

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


montes da Bíblia

E-book: Montes Sagrados: Montanhas da Bíblia 

Um estudo sobre os montes citados na Palavra de Deus, a partir de uma viagem à Terra Santa e pelo estudo a respeito destes lugares consagrados. As montanhas têm um sentido de grandeza e os homens de Deus sempre fizeram orações em montes. O próprio Senhor Jesus subia os montes para orar. Aprenda mais sobre estes lugares da Palavra de Deus através desta mensagem.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp