Monte das Bem-aventuranças - Lugar de Aprendizado

Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

monte das bem aventuranças

“Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem- aventurados...”
(Mateus 5.1-3).

Altitude: 180m*
Lugar chamado de Hatim, porque tinha dois picos em formato de chifres. Fica às margens do Mar da Galileia, próximo a Cafarnaum1. Lugar onde Jesus pregou o Sermão do Monte, transmitindo seus ensinos para seus discípulos e para a multidão que o seguia (Mateus 5 a 7).


Qual o significado do Monte das Bem-aventuranças?

Vamos aprender lições sobre o que Jesus ensinou no Monte das Bem-aventuranças:

1) Significado Histórico do Monte das Bem-aventuranças

O sermão de Jesus marca o início de seu ministério definindo o perfil de trabalho que faria com seus seguidores, logo após chamar seus primeiros discípulos (Mateus 4.18-222. O monte seria usado como uma estratégia acústica, onde sua voz seria levada pelo vento para que as pessoas ouvissem. Os princípios centrais do evangelho estão presentes na pregação de Jesus em seu sermão do monte (Lucas 6.20-36).

2) Significado Profético do Monte das Bem-aventuranças

A postura de Jesus ao se assentar não é por acaso, todas as vezes que Jesus se assentava era para ensinar (Mateus 26.55; Lucas 5.3; João 8,2). Isso é porque os mestres do tempo de Jesus tinham o hábito de se assentar com os alunos ao redor enquanto ensinava (Mateus 23.2). Quando Jesus tinha doze anos de idade, seus pais o encontraram “no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os (Lucas 2.46). No sermão do Monte Jesus se revelou como o Mestre (João 13.13).

3) Significado Espiritual do Monte das Bem-aventuranças

O sermão do Monte traz os ensinos de Jesus para a vida cristã, ou seja, como Deus quer que vivamos em sua presença. Jesus inicia o sermão com as bem-aventuranças, declarando bênçãos sobre seus discípulos (Mateus 5.1-12) e ensinando como deveriam se portar (Mateus 5.13-16). Depois Jesus completa a lei dada por Moisés no Sinai e neste monte questiona a lei dizendo repetidas vezes “ouvistes o que foi dito...” e dando suas respostas ao declarar: “... eu porém vos digo” (Mateus 5.21-43). Deste modo, Jesus dá uma nova lei, revelada além do que foi dito no Sinai (João 13.34). Depois Jesus continua seus ensinos sobre a oração (Mateus 6.5-18), sobre a ansiedade (Mateus 6.25-34) e dá vários avisos para seus discípulos (Mateus 7).

Conclusão

O Monte das Bem-aventuranças revela o significado da vida cristã quando decidimos seguir a Jesus. Primeiramente somos bem-aventurados, depois precisamos dar continuidade servindo ao Senhor e obedecendo a sua Palavra. Nos mostra que como discípulos somos aprendizes do Mestre Jesus.
O lugar de um discípulo é aprender com seu Mestre!

________________________
1 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 1765.
2 FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da Vida de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2008.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.


Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



montes da Bíblia

E-book: Montes Sagrados: Montanhas da Bíblia 

Um estudo sobre os montes citados na Palavra de Deus, a partir de uma viagem à Terra Santa e pelo estudo a respeito destes lugares consagrados. As montanhas têm um sentido de grandeza e os homens de Deus sempre fizeram orações em montes. O próprio Senhor Jesus subia os montes para orar. Aprenda mais sobre estes lugares da Palavra de Deus através desta mensagem.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp