O Fruto do Espírito: PACIÊNCIA

Tema: FRUTO DO ESPÍRITO  

pregação longanimidade paciência

“Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal” Salmos 37.8

Introdução: A longanimidade significa paciência. Uma pessoa longânime tem um ‘ânimo longo’, ou seja, não se desanima, nem desespera facilmente. O mundo moderno tem pressionado a pessoas contra o tempo e por isso ficamos ansiosos e preocupados (Mateus 6.25-28).
A longanimidade é uma característica Divina (Salmos 103.8). Como filhos de Deus, precisamos buscar este fruto da paciência em nossas vidas. Somente através do Espírito Santo conseguimos desfrutar de paciência diante das lutas do dia a dia (Romanos 8.25 e 12.12).


Como ser paciente?

Vamos aprender o que a Bíblia nos ensina para aprender a ser paciente:

1- Controlando a Impaciência

A primeira coisa que precisamos é controlar a nossa impaciência. Para isso é necessário reconhecer o problema da ansiedade e tratar este sentimento de forma madura e consciente.

Como controlar a impaciência?

a) Evitando Confusão

II Timóteo 2.24 “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente”.
Devemos evitar ambientes tensos, que geram confusão e nos causam mal (Salmos 1.2), pois “o homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta” (Provérbios 15.18).

b) Buscando Sabedoria

Provérbios 14.29 “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura”.
Através da sabedoria vinda de Deus aprendemos a ser pacientes com as pessoas (Provérbios 25.15). Meditando sobre a vida e o fim das coisas (Eclesiastes 7.8). Como o lavrador que sabe que deve esperar a hora certa de colher e por isso espera pacientemente (Tiago 5.7).

c) Suportando as Diferenças

Efésios 4.2 “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”.
Na hora das provações é que descobrimos quem realmente somos e por isso precisamos aprender a suportar as diferenças entre as pessoas (Colossenses 1.11). Quando falarmos a nossa opinião, precisamos aprender a falar “a verdade em amor” (Efésios 4.15).

d) Com muita oração

Filipenses 4.6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.
A oração é um remédio para a paciência, pois aprendemos a esperar no Senhor e não viver no desespero (Salmos 40.1). Quando oramos entregamos nossa preocupação nas mãos de Deus e ficamos tranquilos. Se não podemos resolver um problema então devemos orar e pedir ao Senhor que é o único que pode todas as coisas.

Para controlar sua impaciência você pode primeiramente evitar confusões que te deixam tenso, buscar sabedoria na Palavra de Deus e com pessoas mansas, aprender a suportar as diferenças entre as pessoas e principalmente viver em oração, que acalma nossa alma diante do Senhor.
Controle sua impaciência!

2- Aprendendo a ser paciente

Depois que conseguimos nos controlar, agora podemos reaprender a ser pacientes. Da mesma forma que aprendemos a fazer errado, também podemos aprender o que é certo.

Como aprender a ser paciente?

a) Através do Amor

I Coríntios 13.4 “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece”.
Dalila não soube esperar ou confiar em Sansão e por isso o enganou “Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar” (Juízes 16.16). Mas quem ama de verdade sabe esperar.

b) Aceitando a correção

I Tessalonicenses 5.14 “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos”.
Ninguém gosta de ser corrigido, mas precisamos aprender a aceitar ajuda das pessoas. Existem erros que não conseguimos perceber, mas as outras pessoas notam, então precisamos de ajuda para mudar.

c) Seguindo bons exemplos

Hebreus 6.12 “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas”.
Devemos nos espelhar em pessoas boas que sabem se controlar, como Abraão que “depois de esperar com paciência, obteve a promessa” (Hebreus 6.15), os profetas de Deus, que foram pacientes (Tiago 5.10) e Jó que sofreu, mas teve paciência e venceu (Tiago 5.11). Nosso temperamento precisa ser moldado por Deus (Colossenses 3.12).

d) Com a palavra de Deus

Romanos 15.4,5 “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”.
A Palavra de Deus nos traz alimento, esperança e forças para esperar em Deus sem ter medo. Tudo o que acontece em nossa vida é para nos ensinar e nos moldar (Jeremias 18.1-8), segundo a vontade de Deus (II Coríntios 1.6). Reflita na Palavra de Deus, pois pela palavra tudo foi criado e com sua voz Deus pode nos renovar (Hebreus 11.3). Somente a Palavra de Deus pode penetrar em nosso ser e nos transformar (Hebreus 4.12).

Para aprender a ser pacientes, começamos com a lição do amor que pode suportar todas as coisas, aprendemos a aceitar a correção porque realmente queremos aprender, seguimos bons exemplos de pessoas que fazer o que é certo e meditamos na Palavra de Deus que pode mudar tudo em nosso ser.
Aprenda a ser paciente!

Você pode ser paciente!

CONCLUSÃO

Provérbios 16.32 “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade”.

Como diz o ditado popular, não adianta nadar muito e morrer na praia. Por isso precisamos aprender a esperar e ser pacientes para vencer cada batalha em nossas vidas. Grandes líderes se perderam por causa de um momento de impaciência.
Quando controlamos nossa impaciência e reconhecemos este sentimento, buscando aprender a ser pacientes, conseguimos mudar nossos hábitos e conquistar grandes vitórias, um passo de cada vez, mas chegamos longe.

Seja paciente!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



obras da carne e fruto do espírito

E-book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Veja mais estudos 

O Fruto do Espírito 

Fruto do Espírito: AMOR 

Fruto do Espírito: ALEGRIA

Fruto do Espírito: PAZ 

Fruto do Espírito: LONGANIMIDADE 

Fruto do Espírito: BENIGNIDADE 

Fruto do Espírito: BONDADE 

Fruto do Espírito: FIDELIDADE 

Fruto do Espírito: MANSIDÃO

Fruto do Espírito: DOMÍNIO PRÓPRIO

 Leia também: As obras da carne

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp