O Fruto do Espírito: FIDELIDADE

-Tema: FRUTO DO ESPÍRITO  

“Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” II Reis 20.3
-Introdução: A palavra original para fidelidade no grego bíblico é pistis (πίστις) 1, que pode ser traduzido por crer e tem o sentido de acreditar fielmente, ou seja, além de ter fé, também ser alguém confiável. A fidelidade é uma característica Divina (Deuteronômio 32.4), que só pode ser recebida como fruto do Espírito Santo na vida cristã (Gálatas 5.22).
O rei Ezequias passou por muitas lutas em seu reinado, mas foi fiel a Deus e a tudo o que devia fazer de forma correta. Por isso, quando adoeceu orou a Deus pedindo que se lembrasse de sua fidelidade em tudo por ter um coração íntegro, ou seja, inteiro (Isaías 38.1-8).

Como ser Fiel a Deus?

Vamos refletir sobre dois tipos de fidelidade e aprender com dois exemplos bíblicos:


1- Fidelidade CONDICIONADA: Atos 4.34-37 e 5.1-11

O que chamamos de ‘fidelidade condicionada’, na verdade não é a verdadeira fidelidade, embora procure parecer ser. Isso acontece quando a pessoa coloca uma condição para ser fiel, como foi o caso de Ananias e Safira.
Características da fidelidade condicionada:

a) Olhar o que os outros fazem:

Atos 4.36,37 “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos”.
Os bons exemplos das pessoas devem servir para nos ensinar a ser fiéis, mas a nossa motivação ao fazer algo deve ser diretamente para Deus e não para as pessoas. Ananias e Safira não eram obrigados a entregar o dinheiro inteiro do terreno, mas não podiam mentir contra Deus (Atos 5.4 e 7).

b) Motivação errada:

Atos 5.2 “mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos”.
A verdadeira fidelidade não está no que as pessoas dizem e sim no que a Palavra de Deus diz. Ananias e Safira queriam ser destacados entre as pessoas e não ajudar realmente quem precisava, por isto desagradaram a Deus.

c) Busca de reconhecimento:

Atos 5.8 “Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto’.
Quem é fiel não precisa se mostrar ou receber reconhecimento das pessoas. Este foi um erro de Ananias e Safira, condicionando sua fidelidade ao fato de receberem reconhecimento no meio da Igreja.

Tome cuidado com esta aparente fidelidade que é condicionada. Não olhe o que as pessoas fazem ou dizem, pense bem qual é a sua real motivação, se está certa e não espere reconhecimento, pois Deus sabe quem você é.
Não condicione sua fidelidade!

ASSISTA:

2- Fidelidade INCONDICIONAL: Ester 4.13-17

Ester foi um exemplo de fidelidade incondicional. Embora ela tenha hesitado por um tempo, talvez ainda não estivesse entendendo o propósito de Deus para sua vida. Mas assim que foi alertada, logo se posicionou sendo fiel incondicionalmente ao Senhor.
Características da fidelidade incondicional:

a) Saber que Deus está vendo tudo:

Ester 4.13 “...Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus”.
Ester foi avisada por seu primo Mordecai, de que Deus estava vendo tudo o que o povo passava na rua e o que ela vivia no palácio. Seja fiel não pelo que os outros estão vendo ou pelo que você mesmo vê, mas pela fé sabendo que Deus vê tudo (Provérbios 15.3).

b) Reconhecer o propósito de Deus:

Ester 4.14 “Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?”.
Ester escolheu ser fiel quando entendeu que Deus tinha um propósito para sua vida. Percebeu que se tornou rainha para ser usada por Deus para defender seu povo. Quando vivemos pela fé no propósito de Deus para nossas vidas, aprendemos a ser fiéis incondicionalmente. Não pense no que fizeram ou disseram de você, foque somente no propósito do Senhor para sua vida.

c) Depender tão somente de Deus:

Ester 4.17 “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci”.
No momento em que Ester viu sua impotência diante da situação, logo se colocou na dependência do Senhor, buscando um milagre. Por isso ela chamou o povo para orar e jejuar e aceitou plenamente a vontade do Senhor para sua vida, não importando se pereceria, pois confiava no poder de Deus.

A fidelidade de Deus é incondicional, pois se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo (I Timóteo 2.13). Não importa as circunstâncias nem o que as pessoas fazem ou dizem devemos ser fiéis ao Senhor. Quem é fiel incondicionalmente não se preocupa nem mesmo com o resultado do que faz para Deus. Apenas serve ao Senhor como um “servo fiel e prudente” (Mateus 24.45) sabendo que este é o seu dever (Lucas 17.10).
Seja fiel incondicionalmente!

Seja fiel em qualquer situação!

-CONCLUSÃO:
Salmos 119.30 “Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos”.
A fidelidade é algo muito pessoal. Uma decisão que precisamos tomar é a de sermos fiéis incondicionalmente. Só você sabe se realmente é fiel. Além disso, a fidelidade se mostra nas pequenas coisas, pois “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10). Por isso, a fidelidade envolve todas as áreas de nossas vidas, tanto no relacionamento com o próximo, com Deus e consigo mesmo.

Aprenda a ser fiel!

______________________________
1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 4102, páginas 2355 e 2356.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna. Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell. Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.