No colo de Jesus

Tema: DISCIPULADO  

abraço de Jesus

João 13.21-26


Introdução: Na última noite de Jesus com seus discípulos, o Mestre avisou que seria traído. Neste momento os discípulos ficaram curiosos, acenando entre si e perguntando quem seria. O clima era tenso e triste naquele momento. Uma dúvida pairava no ar.
Ao escrever o livro, João usa uma forma literária comum no seu tempo, onde o autor não falava de si mesmo diretamente, 1  mas se colocava como um personagem na história (João 21.24). Por isso João se apresenta como “aquele a quem Jesus amava” (João 13.23) ou “aquele discípulo” (João 13.25). Com certeza João sabia que Jesus amava outros discípulos como Judas, a quem o Mestre deu o pedaço de pão molhado (v.26), que representava uma homenagem para alguém muito amado, como se faz hoje nos aniversários ao entregar o primeiro pedaço do bolo para alguém especial.


 Neste texto se destaca a intimidade de João ao se reclinar aconchegando no peito de Jesus (v.23 e 25). A palavra original no grego é anakeimai (ἀνάκειμαι) que significa “inclinar, reclinar” ou “se abaixar sobre”. 2 Como discípulo, ele tinha essa liberdade com seu Mestre. Segundo historiadores João era o mais jovem dos discípulos, com cerca de 14 a 16 anos. Talvez por isso fosse tão amável com Jesus, como um filho com o pai.

Você já se sentiu no colo de Jesus?

Vamos aprender com a experiência de João ao se reclinar no peito de Jesus:

1- CALOR do Coração de Jesus

Naquele momento havia um clima de dúvida no ar, uma frieza no olhar um para com o outro (v.22). Nesta ora Pedro acena para João pedindo que perguntasse o Mestre, sabendo de sua liberdade para isso (v.24). Mas no meio de tanta frigidez, João se reclina sobre o peito de Jesus para sentir o calor de seu coração.
Quando a situação é de frieza ao seu redor e os olhares são duvidosos, um discípulo amado se reclina no peito de Cristo para sentir o calor de seu amor. No colo de Jesus sentimos o calor do amor de Deus.
O Coração de Jesus nos aquece com seu amor!

2- RITMO do Coração de Jesus

Havia uma agitação lá fora na festa da páscoa e Jesus seria preso em seguida por um bando com cacetes e armas (João 18.1-8), mas João não sentia nada além das batidas no peito do seu Mestre. Os discípulos faziam gestos um para  o outro (v.24). A marcação do tempo no coração de Jesus determinou o ritmo de João, que se acalmou reclinado no colo de Jesus.
Neste mundo tão agitado os detalhas as vezes passam despercebidos. Quando notamos já estamos sendo arrastados pela correria ao nosso redor. Mas quando estamos no colo de Jesus seguimos o ritmo da batida de seu coração. Não importa o quanto as coisas se apertam lá fora, mas como discípulo você está aconchegado com seu Mestre e segue o ritmo do seu coração. No colo de Jesus não seguimos o ritmo do mundo, mas a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2). Você não tem que seguir o ritmo imposto pelo mundo, mas deve se acalmar sentindo o ritmo do coração de Jesus.
O ritmo Coração de Jesus nos acalma!

3- SOM do Coração de Jesus

Os discípulos cochichavam entre si e havia barulho de festa lá fora, mas ali dentro o medo começava a pairar ao saber o que aconteceria ao seu Mestre. Os discípulos perguntavam um para o outro sobre quem seria o traidor (Mateus 26.22). A pedido de Pedro, João fez a pergunta: “Senhor, quem é?” (João 13.25) e Jesus fez um gesto de amor por Judas lhe dando o pão encharcado. Mas João tinha a certeza de que Jesus o amava e por isso não ouvia mais nada além do som do coração de Jesus. Nada mais importava para ele porque o mais importante estava escutando ali. Como se João conseguisse discernir em palavras cada batida no peito de Cristo dizendo: eu te amo!
Diante das dificuldades de nossa vida escutamos tanta coisa, palavras que nos ferem e marcam de forma dolorosa, ficando difícil esquecer. Mas quando estamos no colo de Jesus ouvimos o som que vem do coração de Deus dizendo que nos ama. Então nada é mais importante, quando temos esta certeza do amor de Jesus por nós.
O som do Coração de Jesus é: eu te amo!

Se aconchegue no colo de Jesus!

CONCLUSÃO

O discípulo amado é aquele que tem intimidade com Jesus, que chega mais perto quando as coisas estão mais difíceis e sente o calor do amor de Deus que nos aquece, sendo guiado pelo ritmo das batidas do coração de seu Mestre, e ouve o som em seu peito declarando seu amor. No colo de Jesus sentimos que assim como Jesus está em nosso coração também sabemos que estamos no coração de Deus.
O lugar do discípulo é no peito do Mestre!

______________________________
1 CHAMPLIN, R. N. Ph. D. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2014. Volume 2, página 666.
2 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbetes 345 e 377, páginas 2062 e 2063.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp