O Temor do Senhor

Tema: VIDA CRISTà 

sombra homem levantando mãos céu raios

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência” Provérbios 9.10

Introdução: O livro de Provérbios ensina sobre sabedoria, mas a essência desta sabedoria é o Temor a Deus. Sem temer ao Senhor não é possível ser sábio. Uma pessoa pode fazer cursos, ter muito estudo, entender de tudo, mas seu conhecimento não é suficiente, mas “esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca” (Tiago 3.15).

Você teme a Deus?

Baseado no livro de Provérbios, vamos encontrar cinco respostas sobre o Temor do Senhor:

1- O que é temor?

Provérbios 8.13 “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.”

RESPEITO: esta palavra resume o que significa temer a Deus. Temor não é ter medo, no sentido ruim da palavra, embora o próprio medo pode ter um efeito positivo para a pessoa evitar o mal e isso é temor. Quando respeitamos as leis por exemplo temos um temor às autoridades.
O temor é o que nos faz deixar de fazer o que Deus não se agrada e procurar obedecer à vontade do Senhor
O temor de Deus nos ensina Respeitar!

2- A quem temer?

Provérbios 28.14 “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.”

DEUS: somente o Senhor deve ser temido, pois está acima de tudo e todos (Eclesiastes 5.1,2). Não precisamos temer o diabo porque ele sim deve fugir de nós (Tiago 4.7). Nem precisamos ter medo das coisas no mundo, os perigos, ou qualquer tipo de mal, se Deus está conosco (Romanos 8.31-37).
Nosso temor deve ser a Deus que tem todo poder, respeitando ao Senhor acima de tudo em nossas vidas, pois “Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias (Salmos 7.11).
O temor deve ser a Deus como Senhor!

3- O que temer?

Provérbios 23.17 “Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.”

PECADO: esse é o pior mal que existe na vida humana e precisa ser temido por todos, porque gera morte (Romanos 6.33). O pecado em pensamentos, palavras e ações de todo tipo deve ser o maior temor para quem deseja servir a Deus (Salmos 19.12-14).
John Wesley orou a Deus pedindo: ‘dai-me cem homens que nada queiram senão a Deus e nada temam senão o pecado e abalarei esta nação’. Como fruto de sua oração aconteceu um grande avivamento.
O nosso maior temor deve ser o Pecado!

4- Por que temer?

Provérbios 16.6 “Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal.”

OBEDIÊNCIA: quando tememos a Deus somos abençoados e nenhuma mal tem legalidade em nossas vidas. Muitos males que existem no mundo são fruto da falta de temor a Deus por parte das pessoas.
Quando tememos ao Senhor somos abençoados. E quando não tememos perdemos nossas bênçãos.
O temor do Senhor nos ensina obedecer!

5- Efeitos do temor

Tudo o que fazemos tem uma consequência. A falta de temor traz resultados terríveis para a vida, mas o temor a Deus nos abençoa.

Alguns efeitos do temor a Deus são:
- Sabedoria: Provérbios 1.7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” A sabedoria é fruto do temor do Senhor. Por isso antes de qualquer decisão ou resposta devemos temer a Deus e buscar sua vontade.
- Conhecer a Deus: Provérbios 2.5 “então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.” Quem não teme a Deus experimenta muitas coisas que não agradam ao Senhor, mas o mais importante é conhecer a Deus e não o mundo.
- Vida abundante: Provérbios 10.27 “O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados.” Jesus prometeu nos dar vida em abundância, que significa uma vida abençoada possível através do temor a Deus.
- Proteção: Provérbios 14.26,27 “No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte.” Somos pelos anjos quando tememos a Deus (Salmos 34.7). Deus ordena que sejamos protegidos quando obedecemos Sua vontade.
- Prosperidade: Provérbios 15.16 “Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação.” A pessoa temente a Deus prospera em tudo o que faz porque o Senhor está com ela sempre (Salmos 90.17).
- Honra: Provérbios 15.33 “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.” Somos honrados por Deus quando exercemos o temor, já quem não teme é envergonhado (Provérbios 22.4).
- Livramentos: Provérbios 19.23 “O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.” O Senhor nos livra do mal através de seu temor, que evita perigos que nos cercam o tempo todo (Salmos 91.1-12).

O temor do Senhor tem efeitos positivos em nossas vidas!

Seja temente a Deus!

CONCLUSÃO

Eclesiastes 12.13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”

Se fôssemos resumir todo ensinamento da Bíblia, poderia ser apenas ensinando a temer a Deus. Muitas pessoas sabem tudo da Palavra de Deus, mas não obedecem. Já outros não conhecem tanto, mas são tementes ao Senhor.
Deus merece o nosso temor!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp