Discernindo os Sonhos de Deus

Tema: SONHOS

pregação sobre sonhos
Mateus 1 e 2
Introdução: Sonhar é uma capacidade natural humana, que varia de acordo com cada pessoa. Nem todos conseguem entender o que estão sonhando, por isso precisam buscar direção em Deus e sabedoria para compreender o sonho.
José, pai adotivo de Jesus, teve sua vida e família orientada por sonhos, à semelhança do José do Egito, no Antigo Testamento (Gênesis 37.1-10).


Como são seus sonhos?

Vamos refletir sobre sonhos texto bíblico de Mateus 1.18-25; 2.13-15 e 19-23:

I- Tipos de Sonhos

Ao falar de sonhos, de forma abrangente, podemos pensar em todas as formas de sonhar, por isso precisamos diferenciar os tipos de sonhos.

1- Sonho Natural – IMAGINAÇÃO

A capacidade humana de criar imagens e fatos em sua mente enquanto está dormindo. Muitas vezes estes sonhos podem revelar temores ou desejos pessoais e podem ser esquecidos (Eclesiastes 5.3).

2- Sonho Acordado – VISÃO


Quando a pessoa está consciente e visualiza algo revelado por Deus de forma sobrenatural (Jó 33.14,15). Uma característica da visão é ser inesquecível e nítida com todos os detalhes.

3- Sonho Ideal – VONTADE


O que a pessoa almeja em seus projetos pessoais se torna um sonho (Eclesiastes 5.7).

4- Sonho Irreal – ILUSÃO


Muitas pessoas exageram em seus sonhos com coisas que não são reais ou impossíveis, fora da vontade de Deus (Jeremias 23.32).

5- Sonho Mau – PERTURBAÇÃO


Quando algo de ruim é visto ou imaginado e você sente que não é de Deus, pois o Senhor quando avisa é para dar livramento. A diferença é que o sonho maligno faz a pessoa sentir-se perturbada e temerosa, mas o sonho de Deus traz paz e confiança (Gênesis 40.1-15).

6- Sonho Espiritual – REVELAÇÃO


O sonho espiritual é revelado por Deus: se entre vocês há um profeta, eu, o SENHOR, em visão me faço conhecer a ele ou falo com ele em sonhos” (Números 12.6).

7- Sonho de Deus – PROPÓSITO


Deus revela seus propósitos aos seus servos através de sonhos (Jeremias 23.28). O sonho de Deus sempre é o melhor para nós.

Primeiramente é preciso diferenciar o tipo de sonho para então buscar sua interpretação.

II - Os sonhos de José


José teve três tipos de sonhos:   

-Ideal: o sonho de seu casamento, visto que estava noivo de Maria (Mateus 1.18). Este é um sonho normal de qualquer casal, constituir uma família, ter uma casa, etc. Mas por um momento, quando soube da gravidez de Maria, pensou que este sonho tinha acabado (Mateus 1.19).

-Espiritual: Um anjo de Deus apareceu em sonho a José lhe dizendo o que deveria fazer por três vezes (Mateus 1.20, 2.13 e 19).

-Propósito: Ser o pai adotivo de Jesus era o sonho de Deus para a vida de José, cumprindo as profecias da Palavra de Deus (Mateus 1.21-24), depois os sonhos pessoais de José se realizariam (Mateus 1.25).

Na vida de José, o seu sonho ideal estava de acordo com a vontade de Deus, mas o Senhor lhe revelou em sonho espiritual qual seria o Sonho de Deus, como propósito para sua vida em educar o Filho de Deus.
Quando nossos sonhos pessoais estão alinhados com o propósito de Deus, o Senhor nos revela qual é a sua vontade para nossas vidas. Muitas vezes Deus muda nosso sonho ideal para revelar um propósito maior e melhor.
Se você precisar abrir mão de um sonho pessoal em prol de um Sonho de Deus, creia e obedeça à vontade do Senhor para sua vida, que sempre será muito maior do que tudo o que puder imaginar (I Coríntios 2.9).

III- Os Sonhos de Deus

Para conhecermos os sonhos de Deus para nossas vidas, precisamos entender e aceitar o seu propósito, sabendo que é sempre o melhor para nós (Romanos 12.1,2).

Sonhos são AVISOS de Deus

Mateus 1.20 “Enquanto ele refletia sobre isso, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo: — José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.”
José foi avisado por Deus através de um sonho de que poderia aceitar Maria, mesmo grávida, pois se tratava de algo de Deus.
A primeira coisa que Deus faz é nos avisar tanto de um perigo como de algo que deseja realizar em nossa vida. Se estivermos atentos aos avisos de Deus, veremos que nossos sonhos não são comuns, mas revelados.

Sonhos são para nos PROTEGER

Mateus 2.13 “Depois que os magos foram embora, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: — Levante-se, tome o menino e a sua mãe e fuja para o Egito. Fique por lá até que eu avise você; porque Herodes há de procurar o menino para matá-lo.”
Os sonhos que José teve foram para proteger sua família dos perigos que viriam e ele obedeceu.
O propósito de Deus é nos proteger sempre, mesmo quando o sonho nos avisa de algo ruim, o Senhor está nos despertando para ficar vigilantes em oração e receber o livramento de Deus.

Sonhos nos DIRECIONAM

Mateus 2.19,20 “Depois da morte de Herodes, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: — Levante-se, tome o menino e a sua mãe e vá para a terra de Israel, porque os que queriam matar o menino já morreram.”
A vida de José com sua família foi direcionada por sonhos, inclusive os lugares que eles moraram foram revelados.
Quando seguimos a orientação de Deus para nossas vidas, tudo é conduzido pela bênção do Senhor.

O Sonho de José se cumpriu!


CONCLUSÃO

Quando aprendemos a seguir os sonhos de Deus, nossa vida é transformada pela vontade do Senhor revelada. Podemos pedir a Deus que nos conceda dons espirituais (I Coríntios 12.31), bem como sabedoria para interpretar.
Precisamos primeiramente buscar a compreensão do tipo de sonho que temos, para então perceber se é uma revelação de Deus para um propósito que nos mostra o sonho de Deus.

Busque o sonho de Deus!

Veja também os estudos sobre sonhos:

Interpretação de Sonhos

Os Sonhos na Bíblia

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Fonte da imagem: https://pixabay.com/photos/woman-bed-dream-sleep-fantasy-2714174/


e-book interpretação de sonhos

Interpretação de Sonhos

Aprenda a entender os significados dos sonhos de acordo com a Bíblia.
Os sonhos podem ser naturais ou sobrenaturais, mas para quem sonha sempre tem algum sentido importante. Ignorar os sonhos é como não prestar atenção a avisos de nossa mente ou do próprio Deus para nossas vidas.
Somos convidados a buscar o discernimento de uma forma madura, sem extremismos para entender o significado dos sonhos orientados pelo Espírito Santo. Vamos sonhar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp