Mulheres Cheias de Graça

Tema: MULHER

mulher orando

Lucas 8.1-3
Introdução: As mulheres exerceram um importante papel no ministério de Jesus. Num tempo em que o machismo era predominante, um homem que conversava publicamente com mulheres era algo quase inaceitável. A própria religião recusava como imunda (Levítico 15.25 e 33) e a separava na hora do culto. Mas Jesus rompeu estas barreiras do preconceito e cuidou também de mulheres que o procuravam para buscar a Deus.
O evangelista Lucas contribui para esta mudança de paradigma ao nominar mulheres que publicamente assumiram seu compromisso de seguir ao Mestre Jesus. Estas mulheres ajudavam ao Senhor com seus bens oferecendo seus favores como discípulas de Cristo (Lucas 8.3).
Estas mulheres que seguiram a Cristo com tantas dificuldades nos ensinam sobre ser mulher debaixo da Graça de Deus, mesmo que tenham vivido no tempo da lei elas preferiram seguir o amor de Jesus por suas vidas.

Como é ser uma mulher cheia de Graça?

Vamos aprender quem foram estas mulheres que seguiram a Cristo publicamente:

1- Maria Madalena: Marcos 16.9

Maria Madalena foi liberta por Jesus de sete espíritos malignos (Lucas 8.3) e se tornou uma seguidora de Cristo fiel que ficou aos pés de Jesus na cruz até o fim (Marcos 15.40) e foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus ressuscitado (João 20.1 e 16-18).
Uma mulher cheia de Graça é liberta por Jesus!

2- Joana: Lucas 24.10

Joana era casada com um procurador romano chamado Cuza, o que revela seu status social. Provavelmente Joana era desprezada pela sociedade judaica porque seu esposo servia ao império, mas ela conheceu Jesus e foi uma das testemunhas da ressurreição (Lucas 24.10). Por ser uma mulher rica, também ajudou no sustento do Ministério de Jesus (Lucas 8.3). Joana não teve medo de expor sua fé diante da sociedade nem da família sem se envergonhar do evangelho (Romanos 1.16,17).
Para saber mais sobre Joana, veja também o sermão: Joana, mulher de Deus.
Uma mulher cheia de Graça não se envergonha de sua fé!

3- Suzana: Lucas 8.3

Suzana é outra mulher citada somente neste texto, que possivelmente seria do mesmo grupo social de Joana, visto que dedicou seus pertences para colaborar com o ministério de Cristo. Talvez estas mulheres faziam alimentos para servir ao Mestre e seus discípulos, ou também lhes hospedavam em suas casas nos intervalos de suas viagens.
Uma mulher cheia de Graça dedica tudo o que tem para Deus!

4- Maria, irmã de Lázaro: Lucas 10.39-42

A amizade de Jesus com a família de Lázaro, Marta e Maria era diferenciada, demonstrando que Jesus costumava estar sempre com eles em sua casa. Maria se destaca por seu amor ao Mestre, se derramando aos seus pés com suas lágrimas e ungindo o Cristo (João 11.2 e 12.3).
Uma mulher cheia de graça está aos pés do Senhor!

5- Marta: Lucas 10.39-42

O exemplo de Marta tem sido tratado de forma negativa, mas na verdade ela estava bem intencionada, tentando servir ao Mestre Jesus como podia, preparando uma ceia para agradar ao Senhor. Marta é um exemplo de mulher lutadora e dedicada.
Uma mulher cheia de graça serve a Deus de coração!

6- Maria, mulher de Clopas: João 19.25

Esta outra Maria identificada como esposa de Clopas pode ser a mesma personagem que estava caminhando para Emaús junto com um discípulo chamado Cleopas (Lucas 24.17). A diferença no nome Clopas ou Cleopas era apenas uma forma de pronunciar. Esta foi uma discípula que ficou com Cristo aos pés da cruz e o Senhor foi ao seu encontro com seu esposo para buscá-los no caminho de Emaús.
Uma mulher cheia de Graça caminha com Cristo sempre!

7- Maria, mãe de Tiago: Marcos 16.1

A outra Maria, diferenciada por ser mãe de Tiago, foi uma das mulheres que ajudaram no sepultamento de Jesus (Marcos 16.1). Ela também ficou aos pés da cruz até o fim (Marcos 15.40) e foi uma das testemunhas que anunciaram a ressurreição de Jesus (Lucas 24.10). Esta Maria pode ser também a mãe de Jesus que tinha outros filhos com nome de Tiago e José, sendo assim chamada de “mãe de Tiago e José” (Marcos 15.40 e 16.1) depois da morte de Jesus, sendo diferenciada da mãe de Tiago filho de Zebedeu (Mateus 27.56).
Uma mulher cheia de graça segue com Cristo até o fim!

8- Salomé: Marcos 15.40

Salomé é outra mulher que provavelmente seria do mesmo grupo social de Maria Madalena, Suzana e Joana. Ela foi uma das que fizeram a preparação para o sepultamento de Jesus (Marcos 16.1). Enfrentou as dificuldades diante dos soldados romanos e cumpriu o serviço a Cristo até depois de sua morte.
Uma mulher cheia de graça não teme nada porque confia em Deus!

Seja uma mulher cheia de Graça!

CONCLUSÃO

Muitas outras mulheres anônimas: sogra de Pedro (Lucas 4.38,39), a mulher do fluxo de sangue (Mateus 9.20-22), a mulher samaritana (João 4.7-18), a viúva de Naim, a viúva pobre (Marcos 12.42,43), a mulher encurvada (Lucas 13.11-13), a mulher que ia ser apedrejada (João 8.3-11), a mulher Cananeia (Mateus 15.21-28) e tantas outras podem ser encontradas no Novo Testamento.
Todas estas mulheres são exemplos de mulheres cheias de Graça, pois conheceram o amor de Jesus por suas vidas e o seguiram tendo suas vidas transformadas pelo poder do evangelho.

Busque ser esta mulher agraciada por Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp