Epidemias Apocalípticas

Tema: APOCALIPSE

epidemia apocalipse

“Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais vindos do céu. ” Lucas 21.11

Introdução: Jesus anunciou em seu Sermão Profético, que no Princípio das Dores aconteceriam epidemias durante o fim dos tempos. Esta palavra é um alerta para a compreensão de que tudo o que acontece tem um propósito para o cumprimento das profecias apocalípticas.
Em toda a Bíblia Sagrada existem exemplos de doenças que aconteceram em massa, mas a expressão epidemia aparece apenas uma vez (Lucas 21.11) e as palavras usadas são: praga, peste, ou mortandade. Durante a história da humanidade, o surgimento de doenças tem alarmado a medicina e as autoridades mundiais.


Por que acontecem epidemias?

Vamos refletir sobre as profecias a respeito das doenças, a sua causa e o que devemos fazer como Igreja:

1- A Profecia: o 4º selo e 4º cavalheiro do Apocalipse - EPIDEMIAS 

Apocalipse 6.7,8 “Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra”.

Os selos do Apocalipse são acontecimentos que veem para despertar a igreja e abrir o livro que estava selado, possibilitando o entendimento da revelação (Apocalipse 5.1-14). Os cavaleiros são uma representação da pressa com que a profecia se cumprirá através destes acontecimentos (Apocalipse 6.1-8).

Os 4 cavaleiros do apocalipse são:

Cavalo Branco: engano das nações (Apocalipse 6.1,2)
Cavalo Vermelho: Guerra (Apocalipse 6.3,4)
Cavalo Preto: Fome (Apocalipse 6.5,6)
Cavalo Amarelo: morte (Apocalipse 6.7,8)

O quarto selo do apocalipse revela o surgimento de um cavalo amarelo que significa a morte por doenças e epidemias. Isso tem acontecido nos últimos tempos devido ao surgimento de novas doenças, superbactérias e vírus resistentes aos medicamentos conhecidos que causam grandes danos à população mundial. Além disso, várias epidemias consideradas controladas estão voltando com força maior.
Quando o texto de apocalipse fala das ‘feras da terra’ podemos lembrar do minúsculo mosquito aedes egypt, que transmite várias doenças e tem matado muitas pessoas.
As profecias estão se cumprindo!

Veja também os estudos:

Os sete Selos do Apocalipse

Os quatro cavaleiros do Apocalipse


2- A causa – o pecado

Deuteronômio 28.58-61 “Se vocês não tiverem o cuidado de cumprir todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temerem este nome glorioso e terrível, a saber, o SENHOR, seu Deus, então o SENHOR fará com que sejam terríveis as pragas que virão sobre vocês e sobre a sua descendência, pragas grandes e duradouras, e enfermidades graves e duradouras. Ele fará voltar contra vocês todas as moléstias do Egito, que vocês temeram; e elas se apegarão a vocês. O SENHOR também fará vir sobre vocês enfermidades e pragas que não estão escritas no livro desta Lei, até que vocês sejam destruídos. ”

As doenças e dores existem por causa do pecado da humanidade (Gênesis 3.16-19). Deus alertou o seu povo de que se não obedecessem a Deus, aconteceriam desastres e doenças viriam sobre as pessoas “se andardes contrariamente para comigo e não me quiserdes ouvir, trarei sobre vós pragas sete vezes mais, segundo os vossos pecados” (Levítico 26.21).

Alguns exemplos bíblicos de epidemias devido ao pecado:

Sobre faraó quando desejou a mulher de Abrão (Gênesis 12.17)
Sobre o Egito antes do povo de Israel sair (Êxodo 9.14)
Sobre Israel quando Davi fez o recenseamento (II Samuel 24.13-15).

Todo o mal e as doenças que têm surgido na humanidade são por causa do pecado (Romanos 3.23). Por isso devemos nos arrepender e confessar ao Senhor para receber a bênção da vida eterna (Romanos 6.23).
O motivo das doenças é o pecado!

3- O que fazer? ORAÇÃO

II Crônicas 7.13,14 “Se eu fechar o céu de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. ”

Quando o templo foi inaugurado uma oração foi feita por Salomão pedindo a Deus que abençoasse o povo através daquele lugar Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás” (II Crônicas 20.9). Então Deus respondeu declarando que ouviria a oração que fizessem naquele local e se acontecesse alguma praga, doença ou epidemia poderia pedir ao Senhor que os curasse (II Crônicas 7.13).

O que fazer no caso de epidemias?

- Obedecer às autoridades (Romanos 13.1)
- Se prevenir (Mateus 4.7)
- Orar pela nação (Jeremias 29.7)

Além de orar devemos agir como “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.14). A oração está ligada à prática da Palavra de Deus. Podemos fazer um trocadilho com a palavra oração: ora + ação. Precisamos orar e agir. O povo de Deus deve agir socialmente instruindo as pessoas sobre os riscos das doenças e se prevenir. Como “Corpo de Cristo” (II Coríntios 12.27), devemos levar as ações de Jesus pelo mundo demonstrando seu amor às pessoas.
A Igreja precisa orar!

As epidemias são proféticas!

CONCLUSÃO

Salmos 91.5,6 “Você não terá medo do terror noturno, nem da flecha que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. ”
A Palavra de Deus traz promessas de livramentos para os servos de Deus (Lucas 21.18) e que “obras maiores farão” (João 14.12), pois “é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações (Marcos 13.10). Precisamos confiar no Senhor e pregar o evangelho para que vidas sejam salvas e estejamos preparados para a volta do Senhor Jesus (Marcos 13.26,27).
Se prepare para a volta de Jesus!
______________________________
ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp