Vencendo o mal

Tema: ESTUDO BÍBLICO

lupa com emotions tristes e um feliz

Jó 1.1 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. ”
Introdução: O mal existe. Esta é uma constatação que tomamos quando amadurecemos diante das dificuldades da vida. O próprio Deus se alarmou ao notar tanta maldade no mundo (Gênesis 6.5-7).
Todas as pessoas, certamente já se perguntaram por que existe o mal e qual a sua origem. Para entender sobre o mal, vamos fazer duas Perguntas:

1- O que é o Mal?

2- Como vencer o Mal?

Jó foi um exemplo de vida de quem experimentou males e os venceu com ajuda de Deus. Diante de tantas dificuldades em sua história de vida, Jó perseverou no bem e recebeu a bênção de Deus.



É possível viver no mundo sem conhecer o mal?

Vamos aprender com a vida de Jó e seu exemplo:

1- O que é o mal?

O mal é a ausência de Deus no mundo em pecado, pois se Deus é amor (I João 4.8) e fonte de todo bem (Tiago 1.17), então podemos concluir que a maldade é a falta de Deus. Não que não haja Deus, mas que sua presença é ignorada pelo pecador. Quanto mais próximos de Deus, mais longe estamos do mal.
Podemos definir três tipos de mal: natural, humano e espiritual.

Vejamos estas três respostas no livro de Jó:

a) Mal Natural

Jó 2.9,10 “Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. ”
Jó entendeu, num primeiro momento, que tudo o que lhe aconteceu de mal era algo natural. Por isso repreendeu sua mulher. Além de tudo, confiava na soberania de Deus acima de todo mal, que poderia recompensá-lo.
O mal natural são coisas normais da vida que precisamos entender, se conformar e também podemos lutar para superar. Alguns tipos de mal natural enfrentados pelo ser humano são: a dor, as enfermidades e os problemas climáticos que variam em cada lugar.

b) Mal humano

Jó 4.8 “Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam. ”
A maldade do ser humano revela que além de estar sujeito a sofrer males, a humanidade também é ativa e responsável por coisas ruins que acontecem. O mal humano pode ser aprendido pela própria pessoa e ensinado pelas gerações.  Infelizmente muitos males que a humanidade sofre é consequência de suas próprias ações.
Jesus disse que “de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem(Marcos 7.21-23). Então tudo depende da pessoa escolher entre o bem e o mal. Se alguém olha algo com maus olhos, logo a malícia toma conta de seu coração, pois “são os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Mateus 6.22).
Jó reconheceu que estava cercado de maldade pelas pessoas ao seu redor (Jó 15.35). Alguns tipos de mal humano são: a violência, a malícia, os desejos malignos e toda forma de pecado.

c) Mal espiritual

Jó 1.6,7 “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. ”
O mal também tem sua origem espiritual. Mas uma estratégia maligna é nos fazer ignorar sua existência. Não ignore o mal. Para vencer o mal é preciso saber que ele existe. Sabemos que todo mal é personificado em satanás, que é nosso inimigo e opositor do próprio Deus, por isso odeia o bem e as pessoas amadas pelo Senhor.
O livro de Jó relata duas vezes que Deus reuniu seus anjos e o diabo apareceu para se intrometer (Jó 1.6 e 2.1,2). Isso revela como satanás é persistente afrontando o próprio Deus para perseguir seus servos. Mas neste texto percebemos que todo mal se rende diante do poder Divino.
Todo cristão deve saber que estamos em uma batalha espiritual, contra forças invisíveis (Efésios 6.12). O diabo é a personificação do mal e tenta nos enganar para pensar que ele não existe. Alguns tipos de mal espiritual são: o pecado, as perturbações espirituais, a possessão e influência maligna. Mas não precisamos temer o mal espiritual se “sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).

Então, o que é o Mal?
O mal é a ausência de Deus!

2- Como vencer o mal?

Somente Deus pode vencer o mal. O Senhor é maior do que tudo e seu amor é mais forte do que qualquer força no universo. Jó sabia disso, então superou todo mal que sofreu confiando na bondade Divina.
A exemplo de Jó devemos fazer três coisas: orar, desviar-se e buscar o bem.

Vejas as três respostas no livro de Jó:

a) Orar

Jó 30.18,19 “Pela grande violência do meu mal está desfigurada a minha veste, mal que me cinge como a gola da minha túnica. Deus, tu me lançaste na lama, e me tornei semelhante ao pó e à cinza. ”
A oração é a maior arma contra o mal. Por isso Jó orava sempre por sua família e por seus filhos (Jó 1.5). Foi em meio à maior dificuldade de sua vida que Jó exerceu o poder da oração, intercedendo também por seus amigos (Jó 42.10). Então através do poder da oração Jó teve sua história restaurada completamente (Jó 42.12-17).
Jesus nos ensinou a orar dizendo “livra-nos do mal” (Mateus 6.13), pois a oração é a maior arma que temos para vencer a maldade. Enquanto oramos somos revestidos de todo bem que vem de Deus e buscamos proteção contra o mal. Além disso, precisamos primeiramente vencer o mal que há dentro de cada um de nós, reconhecendo e confessando ao Senhor que nos liberta.

b) Desviar-se

Jó 28.28 “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. ”
A história de Jó se resume ao dizer que ele se desviava do mal (Jó 1.1), ao ponto de o próprio Deus reconhecer e dizer para Satanás duas vezes que Jó tinha a qualidade de se desviar do mal (Jó 1.8 e 2.3).
Neste mundo existem tantos males que não podemos evitar, mas devemos fugir do mal enquanto podemos. Por isso devemos fugir e “abstende-vos de toda forma de mal” (I Tessalonicenses 5.22). Infelizmente muitas pessoas se sentem atraídas por coisas que são enganosas e no fim terminam muito mal (Provérbios 16.25). A melhor forma de se desviar do mal é buscar a direção de Deus para nossas vidas que é a fonte de todo bem e amor.

c) Buscar o bem

Jó 34.4 “O que é direito escolhamos para nós; conheçamos entre nós o que é bom. ”
Jó tomou a decisão de buscar tudo que é bom para sua vida, pois lhe bastava tantos males que já tinha vivido, acreditava que viria o tempo bom de Deus e que todo mal cessaria.
O bem e o mal podem ser comparados com um depósito que temos em nossas vidas. Se juntamos coisas boas ou ruins, será isso que teremos. Por isso precisamos semear o bem e crer que no tempo certo colheremos bênçãos sobre nossas vidas. Mas não compete a nós jugar as pessoas e sim saber que somente Deus tem o poder de julgar o mal (Mateus 13.25-30). Nossa parte é sempre buscar o bem e deixar Deus vencer o mal.

Então, como vencer o Mal?
Somente Deus pode vencer o mal!

É possível vencer o mal!

Conclusão

Jó 5.17-19 “Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso. Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam. De seis angústias te livrará, e na sétima o mal te não tocará. ”
Jó reconheceu que todo mal que viveu tinha um propósito de preparar sua vida para algo maior de Deus, sabendo o próprio Senhor o restauraria completamente. Como disse o salmista “foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmos 119.71). Em tudo tiramos uma lição de vida e aprendemos coisas boas da parte do Senhor.
Saiba que o bom Deus quer nos restaurar de todo mal que enfrentamos neste mundo (Oseias 6.1-3), seja o mal natural, humano ou espiritual. Precisamos aprender a cada dia orar pedindo que o Senhor nos livre do mal, além de nos desviar sempre de tudo o que for ruim e buscar o bem a cada dia.

O mal é a ausência de Deus e somente Deus pode vencer o mal!

______________________________

ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp