O que uma mãe é capaz de fazer?

Tema: Dia das Mães 

mãe levantando o filho nos braços na praia crepúsculo

Isaías 49.14 “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti
Introdução: Dizem que quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. Ao gerar uma criança, a mulher é capaz de praticamente tudo em prol de seu filho. O dom Divino do amor se torna a força que move a mãe para cuidar de forma sobrenatural, superando grandes dificuldades e surpreendendo enormes desafios.
As mães que a Bíblia relata são exemplos para nós porque viveram pela fé em um tempo em que a mulher era descriminada, mas não se contiveram em suas dificuldades, rompendo as barreiras com o poder de Deus.

O que uma mãe é capaz de fazer?


Vamos aprender com algumas mães da Bíblia:

1- Agar, uma mãe capaz de CHORAR

Gênesis 21.16 “e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou”.
O choro de Agar foi por amor a seu filho Ismael, temendo pelo seu futuro, diante das dificuldades que enfrentavam. Estavam no meio de um deserto e os perigos eram reais, por isso Agar estava apavorada, mas Deus ouviu o seu choro e lhe atendeu enviando um anjo (Gênesis 21.8-19).
Qual mãe nunca chorou por seus filhos? Até a mais valente das mulheres chora quando algo atinge seus filhos. Seja por causa de um problema de saúde, a dificuldade financeira ou outros problemas que afetam seus filhos, a mãe é capaz de chorar. Cada lágrima de uma mãe é uma gota de amor.
Uma mãe chora por amor!

2- Joquebede, uma mãe capaz de se ARRISCAR

Êxodo 2.1 “E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses”.
O faraó mandou matar covardemente todos os recém nascidos escravos judeus, mas Joquebede (Êxodo 6.20), mesmo sabendo do perigo iminente de ser pega pelos soldados egípcios, buscou uma alternativa corajosa para defender seu filho Moisés e Deus providenciou o livramento (Êxodo 2.1-9).
Para uma mãe não há perigo maior do que o seu amor, sendo capaz de enfrentar tudo para defender seus filhos. Não há riscos que possam conter uma mãe capaz de lutar valentemente contra qualquer coisa que prejudicar seus filhos. A força do amor se transforma em coragem no coração de uma mãe.
Uma mãe se arrisca por amor!

3- Ana, uma mãe capaz de ORAR

I Samuel 1.10 “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente”.
A oração de Ana é um grande exemplo a ser seguido, ministrado constantemente quando se fala do tema. O motivo de sua oração era o desejo de ser mãe, que a levou a orar profundamente clamando ao Senhor que lhe concedesse o dom de gerar a vida. Ana teve seu filho Samuel, como fruto de oração (I Samuel 1.10-18).
A oração é a maior arma que uma mãe tem para lutar por seus filhos, que a torna poderosa contra qualquer dificuldade que possam enfrentar. Quando uma mãe ora, os céus se movem a favor de seus filhos e milagres acontecem. Se os filhos souberem o poder da oração de uma mãe, verão que todo sucesso que alcançam provém da intercessão materna. A fonte de poder na oração de uma mãe vem de seu amor incondicional, que se compara ao amor Divino.
Uma mãe ora com amor!

4- Sunamita, uma mãe capaz de SONHAR

II Reis 4.30 “Porém disse a mãe do menino: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. Então, ele se levantou e a seguiu”.
Uma mulher que não sabemos o nome, mas é conhecida pelo nome do lugar em que vivia: Sunan. Mas acima de tudo, esta mulher é conhecida por seu proceder e fé no poder de Deus. Ela não tinha filhos e o Senhor usou o profeta Eliseu para anunciar quer seria mãe. Anos após o seu filho adoeceu e morreu, mas ela não desistiu e foi em busca do mesmo profeta Eliseu, pedindo pela ressurreição de seu filho (II reis 4.8-37). A mulher sunamita não desistiu de seu sonho de ser mãe e não se entregou diante da pior dor que uma mãe pode sentir.
Toda mãe tem sonhos para seus filhos e nunca desiste deles, sendo capaz de tudo para ajudar a realização, ao ponto de sacrificar muitas coisas em prol de sua conquista. A alegria de um filho é a alegria de uma mãe. O sonho de toda mãe é ver a felicidade de seus filhos.
Uma mãe sonha com amor!

O amor materno é uma capacidade Divina!


CONCLUSÃO

Uma mãe é capaz de chorar, de se arriscar, de orar incessantemente e de sonhar continuamente por seus filhos. A capacidade materna vem diretamente de Deus que é infinito e Todo Poderoso, por isso a força de uma mãe é quase inesgotável.
Por amor uma mãe é capaz de tudo!
______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp