A voz de Deus

Tema: ORAÇÃO  

pregação sobre oração

I Reis 19.11,12 “Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.”

Introdução: O profeta Elias era um homem cheio da presença de Deus, que reconhecia a voz de Deus como poucos homens em toda história. Orou para que não chovesse e para que voltasse a chover e aconteceu (Tiago 5.17,18), clamou por fogo do céu e o fogo desceu queimando o holocausto (I Reis 18.36-38). Por fim, Elias foi arrebatado vivo aos céus (II Reis 2.9-14), tamanha era sua intimidade por Deus.
Hoje vivemos em um mundo agitado, em que vivemos ocupados demais e por isso nem sempre ouvimos a voz de Deus. Mas o propósito do Criador para o homem e a mulher era se relacionarem com o seu Senhor. Deus colocou no ser humano o espírito (I Tessalonicenses 5.23), para que seja um ser espiritual, com capacidade de se relacionar espiritualmente (I Pedro 2.2).

Como ouvir a voz de Deus?

Vamos refletir sobre ouvir a voz de Deus a partir da experiência do profeta Elias na caverna:

1- DISCERNIMENTO

A primeira coisa que precisamos para ouvir a voz de Deus é do discernimento espiritual para saber a diferença entre outras vozes e a voz do Senhor (I Coríntios 2.14). Elias ouviu muitos sons, mas soube discernir quando Deus estava falando (I Reis 19.12).
Em nosso íntimo, o Espírito Santo intercede sempre por nós e nos inspira a entender a voz do Senhor (Romanos 8.26-28). Em algumas situações, Deus usa um sonho, uma visão ou então fala diretamente conosco através do seu Espírito (Isaías 30.21).
Busque Discernimento para ouvir a voz de Deus!

2- SENSIBILIDADE

A segunda coisa necessária para ouvir a voz de Deus é ser sensível à sua presença gloriosa. A carnalidade e o mundanismo enchem o coração e mente humana, impedindo sentir a presença do Senhor (I Timóteo 4.2). Infelizmente muitas pessoas estão insensíveis espiritualmente porque estão vivendo apenas carnalmente (Efésios 4.19).
Deus pode usar um vento suave, como fez com Elias, ou qualquer coisa na natureza, que revela seu poder e grandeza (Salmos 19.1), e fala conosco através da criação (Salmos 29.3-9). Por isso, Jesus manou olhar para os pássaros, flores (Lucas 12.24 e 27) e também os campos (João 4.35).
Busque Sensibilidade para ouvir a voz de Deus!

3- REVELAÇÃO

A terceira coisa que precisamos para ouvir a voz de Deus é de sua revelação. Deus fala como quer, quando quer, com quem quiser. Mas Deus gosta de se revelar ao ser humano e por isso se encontrava com o homem e a mulher todos os dias no jardim, mas por causa do pecado a humanidade passou a fugir da voz de Deus (Gênesis 3.8-10).
As Escrituras foram reveladas por Deus para ser um canal de comunicação com seus filhos, mostrando-lhes toda sua verdade (II Timóteo 3.16). Jesus Cristo é a revelação suprema de Deus (Hebreus 1.1-3), que se fez carne manifestando a Palavra de Deus (João 1.1 e 14). Por isso, podemos entender a voz de Deus através de sua revelação nas Escrituras que nos apresentam Jesus Cristo (João 5.39).
Busque Revelação para ouvir a voz de Deus!

Ouça a voz de Deus!

CONCLUSÃO
Deus quer falar com você, mas para isso é preciso deixar tudo e passar um tempo de comunhão junto com o Senhor (Mateus 6.6). Não fique ouvindo tantas vozes ao seu redor apenas, mas procure Discernimento espiritual para entender quando Deus está falando, busque Sensibilidade para estar atento à voz do Senhor e se dedique ao estudo da Palavra, onde a Revelação de Jesus Cristo se manifesta à sua vida, através do Espírito Santo.
Fique atento à voz do Senhor!
______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp