A Vitória pela Vida Disciplinada

Tema: VIDA CRISTà 

estudo bíblico
Romanos 8.37 e Mateus 11.12

-Introdução: Muitas pessoas não conseguem vencer na vida porque falta a disciplina. O mau hábito de começar e não continuar é algo que precisa ser tratado em nosso caráter através da disciplina.

  A Promessa Bíblica

Romanos 8.37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

  O Valor da Disciplina

Mateus 11.12 “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”
Como alcançar a Vitória? Através da Vida Disciplinada. Existe uma promessa bíblica de vitória para nossas vidas, mas para isso precisamos ser disciplinados. Em Cristo somos mais que vencedores, mas Jesus disse que para isso precisamos nos esforçar, ou seja, fazer a nossa parte.


Como ser disciplinado para uma vida vitoriosa?

Vamos refletir sobre a importância da disciplina para alcançar vitórias:

1- Obstáculos à Vida Disciplinada: Distrações e Egoísmo

Os principais obstáculos à vida disciplinada são as distrações e o egoísmo, por isso precisamos vencer estas duas dificuldades.

Vencendo as Distrações: Exercício da Vigilância

Marcos 14.38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”
As distrações nos impedem de ser disciplinados porque ficamos desatentos. Por isso precisamos exercitar a vigilância. Muitas vezes as lutas vêm para nos fazer ficar mais atentos. Quando vigiamos e oramos, aprendemos a manter a disciplina.

Vencendo o Egoísmo: Exercício da Gratidão

I Tessalonicenses 5.18 “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
O egoísmo nos impede de ser disciplinados porque nos faz olhar somente para nós mesmos e para o momento, segundo a vontade ou necessidade do momento. Mas por outro lado, a gratidão nos fazer contemplar o nosso próximo e agradecer sempre, reconhecendo que tudo o que recebemos também pode abençoar outras pessoas.
Vença as distrações e o egoísmo!

2- Disciplinas Espirituais para uma Vida Vitoriosa

I Timóteo 4.7 “... exercita-te, pessoalmente, na piedade.
As disciplinas espirituais são práticas que auxiliam a vida devocional, fortalecendo a espiritualidade pessoal de forma constante e crescente. Estes exercícios ajudam a acostumar com estas práticas, tornando-as hábitos comuns da vida pessoal.
7 Disciplinas Espirituais:

  1. ORAÇÃO: “entra no teu quarto e fecha a porta” (Mateus 6.6).

A vida de oração precisa ser exercitada, tirando um tempo para estar a sós com Deus e conversar como um filho com o Pai.

  1. BÍBLIA: “examinai as Escrituras” (João 5.39).

A leitura constante da Bíblia, através do estudo dedicado é um exercício que deve ser aprendido dedicando tempo para isso.

  1. JEJUM: “esta casta não sai senão por jejum e oração” (Mateus 17.21).

O jejum tem o poder de mover coisas espirituais, quando negamos a carne para fortalecer o espírito.

  1. CELEBRAÇÃO: “não deixe de congregar” (Hebreus 10.25).

Cultuar a Deus é indispensável para o crescimento espiritual, tanto de forma coletiva como individualmente.

  1. CONTRIBUIÇÃO: “contribua segundo tiver proposto no coração” (II Coríntios 9.7).

A contribuição é muito importante, como forma de disciplina pessoal para a participação através de doações, ofertas e dízimos.

  1. COMUNHÃO: “como é bom e agradável viver em união” (Salmos 133.1).

A comunhão também é um exercício porque muitas coisas acontecem para atrapalhar os relacionamentos. A Santa Ceia é um regulador desta comunhão que não pode ser desprezado.

  1. ADORAÇÃO: “importa que seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade” (João 4.24).

A adoração é uma disciplina que fortalece a vida espiritual pela busca da presença de Deus.
Cada uma destas disciplinas precisa ser exercitada constantemente para que se tornem um hábito disciplinado que certamente conduzirá a uma vida vitoriosa.
Exercite as disciplinas espirituais!

3- Resultado da Disciplina

I Coríntios 9.25 “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”
Assim como a pessoa precisa se exercitar em algo que gosta de fazer, em outras áreas da vida, da mesma forma é preciso fazer o exercício espiritual constantemente. Para quase tudo na vida é preciso ter disciplina, desde um esporte, um livro para ler, um tratamento de saúde, um curso, para continuar é necessário criar uma disciplina.
Quando somos disciplinados conseguimos terminar as coisas e alcançar seus resultados, por isso pode-se dizer que a disciplina conduz a uma vida vitoriosa. Por outro lado, o descuido leva ao acúmulo de coisas iniciadas e não concluídas. Tudo que é valioso é difícil e nada nesta vida se consegue com facilidade, por isso é importante aprender a ser disciplinado.
O resultado da disciplina é a vitória!

4- Como ser disciplinado?

Para aprender a ser disciplinado é preciso deixar a inconstância e ter firmeza de propósito.

Deixando a Inconstância

Tiago 1.7,8 “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”
O problema da inconstância muitas vezes se torna algo cultural de muitas pessoas e por isso é preciso reaprender a ser constante. O apóstolo Tiago fala do “homem de animo dobre” como uma pessoa que não tem constância e por isso não consegue vencer.

Firmeza de Propósito

Isaías 26.3 “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.”
A pessoa que tem firmeza de propósito alcança a paz pela confiança em Deus. Esta é uma característica que precisamos absorver a cada dia, sem esquecer em momento algum o que almejamos, como Deus disse a Habacuque: “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo” (Habacuque 2.2). A falta de um propósito faz a pessoa ficar perdida sem chegar a lugar algum.
Deixe a inconstância e seja firme de propósito!

5- Dicas para ser disciplinado

Provérbios 16.3 “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.”
Algumas dicas para ser disciplinado são:

Estabelecer METAS: “aproveitai as oportunidades” (Colossenses 4.5). 

Qual é o seu sonho ou objetivo? Deixe claro o seu propósito para si mesmo e todos os envolvidos. Estabeleça uma meta por vez para não ficar confuso e depois continue para outro objetivo.

Organizar o TEMPO: “remindo o tempo” (Efésios 5.16). 

Aproveite seu tempo de forma organizada, separando um momento para se dedicar à cada coisa. Existem oportunidades que passam e não voltam mais, por isso é necessário se organizar para estar pronto para o momento em que a oportunidade surgir.

Fazer Lista de TAREFAS: “há tempo para tudo” (Eclesiastes 3.1). 

Crie uma lista de coisas que precisa fazer em ordem de prioridade e à medida que a mesma se cumpre você verá o quanto consegue alcançar.
Experimente uma nova forma de vida disciplinada através destas dicas de estabelecer metas que deseja alcançar, organizando o seu tempo e fazendo uma lista de tarefas que precisa realizar. Certamente você perceberá mudanças que conduzirão a uma vida vitoriosa.
Aprenda a ser disciplinado!

Discipline-se!

CONCLUSÃO

Isaías 30.15 “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes,
está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.”
E agora, o que fazer? MUDANÇA! Torna-se necessário se converter a cada dia para uma vida diferente no caminho da disciplina que conduz a uma vida vitoriosa. Infelizmente muitas pessoas não conseguem mudar e por isso não vencem. É preciso se esforçar ao máximo e buscar a Deus sinceramente através das disciplinas espirituais para alcançar a vitória.

A disciplina conduz a uma vida vitoriosa!

______________________________
Fonte de inspiração: Cremos na vitória pela vida disciplinada. In: STOKES, Mack B. As Crenças Fundamentais dos Metodistas. São Paulo: Imprensa Metodista, 1992. Páginas 83 a 89.
Observação: O título e a mensagem deste estudo foram inspirados no livro citado de Mack B. Stokes, mas o texto escrito aqui é original e sem cópias. 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp