A Verdadeira Paz

-Tema: MOTIVACIONAL
Filipenses 4.4-13
-Introdução: O século XX foi marcado por duas grandes guerras mundiais seguidas por décadas de ‘Guerra Fria’, quando o mundo permaneceu divido entre duas ideologias de potências mundiais. Era um tempo de aparente paz, mas sabia-se que estavam em conflito. Ainda se ouviam os rumores da guerra e as dores das feridas ainda não tinham sido saradas.
Muitas pessoas vivem uma aparente paz, mas dentro do coração há uma expectativa quanto a um mal iminente. Jesus nos prometeu “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27) para ensinar que a verdadeira paz vem de Deus e não do mundo.
Como é Paz verdadeira?
Vamos refletir em 7 aspectos da paz que vem de Deus:

1- Alegria: v.4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos
O primeiro sintoma da paz é a alegria. Já o contrário é uma pessoa tensa e triste que não está em paz. Estar em paz é estar alegre e descontraído. Mesmo nas situações difíceis uma pessoa que vive em paz consegue sorrir. O bom humor acompanha quem transmite a paz. Às vezes conseguimos até rir dos problemas.
A verdadeira paz é alegre!
                              
2- Equilíbrio: v.5 “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor
Outra característica da verdadeira paz é o equilíbrio. Uma pessoa inconstante não vive em paz. Existem pessoas que são bipolares e outras ainda que já digam ser multipolares. Ou seja, um dia está de uma maneira e depois nem sabe como estará. Já quem recebe a paz de Deus, consegue manter a constância em seu temperamento.
A verdadeira paz é equilibrada!

3- Tranquilidade: v.6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças
Quem procura a paz consegue ser tranquilo mesmo em meio ao tumulto e muito trabalho. Tranquilidade não é falta do que fazer e sim conseguir fazer tudo de maneira pacífica e calma. A fonte desta paciência toda é a vida de oração, pois sempre que estamos começando a perder a paz, apresentamos tudo diante de Deus e voltamos a ficar tranquilos sabendo que tudo está nas mãos do Senhor.
A verdadeira paz é tranquila!

4- Compreensão: v.7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus
A paz traz certeza e compreensão do que está vivendo e de todas as decisões que toma. Uma pessoa sem paz vive confusa entre o coração (sentimentos) e a mente (pensamentos).  Esta dúvida entre o que quer fazer e o que sabe ser correto tira a paz de muitas pessoas que acabam seguindo seus instintos e causando mais problemas.  Mas a verdadeira paz guarda nossos pensamentos e emoções além do nosso entendimento.
A verdadeira paz traz compreensão!

5- Bons Pensamentos: v.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento
Outra característica de quem vive em paz é conseguir fixar o pensamento em coisas proveitosas. Uma pessoa sem paz não consegue pensar nada de bom. A mente humana é cheia de surpresas e às vezes consegue enganar com pensamentos atordoadores. Nosso cérebro é como uma caixa que vamos enchendo e depois só conseguimos retirar o mesmo conteúdo que colocamos. Por isso precisamos nos alimentar de coisas boas o máximo possível.
A verdadeira paz traz bons pensamentos!

6- Prática da Palavra: v.9 “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco
Além de pensar coisas boas também somatizamos o que sentimos através de sintomas físicos. Da mesma forma nossos ideais se transformam em prática. Por isso uma pessoa que vive em paz também promove a mesma em suas ações. Quem não tem paz, vive arrumando problemas, mas “bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mateus 5.9). Então a paz não é somente uma ideologia ou sentimento e sim algo realizável.
A verdadeira paz pratica o que é bom!

7- Conformismo e Luta: v.11-12 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez”
A paz, embora se conforme com as dificuldades, nunca desiste ou deixa de lutar. Às vezes temos que aceitar a condição momentânea e nos adaptar diante das limitações, mas sabendo que assim que for possível o melhor será feito para mudar. Reclamar e brigar nunca ajuda. Por isso às vezes é bom esperar e se preparar para melhorar.
A verdadeira paz se conforma e luta!

Deus é a fonte da verdadeira Paz!
-CONCLUSÃO: v.13 “tudo posso naquele que me fortalece
Certamente você já ouviu alguém dizer o fim deste texto como um chavão “tudo posso naquele que me fortalece”. Mas qual seria o contexto destas palavras e qual o motivo conclusivo delas? Percebe-se que o autor, Paulo, descreve uma série de dificuldades enfrentadas e então termina dizendo que mesmo assim acredita que “tudo é possível ao que crê” (Marcos 9.23). Aquilo que não conseguimos naturalmente é possível pela fé. Assim a paz de Deus nos capacita para vencer.
Não adianta ter tudo na vida e não ter paz!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

6 comentários:

  1. Paz, que bom é ter entendimento da palavra de Deus. Tenho me fortalecido com suas mensagens.

    ResponderExcluir
  2. é verdade, ´´tudo posso naquele que me fortalece`` toda em qualquer situação em posso viver contente porque Deus o fortalece.

    ResponderExcluir
  3. Menssagens muito bonitas e que nos enssinam a seguir sempre jesus. Marcia somenzi.

    ResponderExcluir
  4. Deixo-vos a paz... Isso! Recebamos-a e pratiquemos-a para que venham mais bênçãos!
    André Cabral

    ResponderExcluir
  5. excelente interpretação,que o Senhor, o mentor dessa interpretação, use o irmão mais vezes para nos abençoar e nos alegrar Nele. Louvado seja o Senhor

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.