Ser PAI

Tema: FAMÍLIA    

pai protegendo um filho

Provérbios 23.24 “O pai de um justo fica muito feliz, e quem gerar um filho sábio terá nele a sua alegria.”
Introdução: O livro de Provérbios parece ser um texto de Pai para filho, com conselhos de sabedoria (Provérbios 1.1-8). A palavra Pai aparece 30 vezes e filho 53 vezes. O rei Salomão, filho de Davi escreveu ensinamentos para seus filhos e seguidores, que servem até os dias atuais.
A Paternidade é uma grande bênção de Deus. A figura paterna se torna o primeiro referencial que simboliza o próprio Deus com seu amor e cuidado por seus filhos.

O QUE É SER PAI?

Vamos refletir no texto de Provérbios sobre a paternidade através de um acróstico com a palavra PAI = Proteção + Amparo + Incentivo:

1- PROTEÇÃO

Provérbios 3.12 “Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como um pai repreende o filho a quem quer bem.”
A paternidade deve ser marcada pela proteção. O pai é provedor de seus filhos e o primeiro protetor. Até mesmo quando o pai repreende aos filhos, está fazendo para os proteger do mal.
Ser Pai é Proteção!

2- AMPARO

Provérbios 4.3,4 “Quando eu era menino em companhia de meu pai, uma criança inexperiente, mas única aos olhos de minha mãe, ele me ensinava e me dizia: “Que o seu coração retenha as minhas palavras; guarde os meus mandamentos e você viverá.”
O pai precisa amparar seus filhos em todos os momentos de sua vida. Este amparo vai desde uma palavra até uma ajuda em um momento que precisa de ajuda. Desde os primeiros passos de uma criança, os filhos esperam o amparo de seus pais.
Ser Pai é Amparo!

3- INCENTIVO

Provérbios 4.1 “Filhos, escutem a instrução do pai; estejam atentos para que obtenham o entendimento.”
O incentivo de um pai determina o futuro de seus filhos. Um simples olhar e um elogio pode levantar filhos como grandes pessoas por causa da ajuda de seu pai.
Ser Pai é Incentivo!

PAI = Proteção + Amparo + Incentivo!

CONCLUSÃO
Provérbios 17.6 “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais.”
A paternidade é marcada pela Proteção, o Amparo e Incentivo. Estas marcas são levadas pelos filhos para sempre sem nunca esquecer de seu pai. Os pais têm o privilégio de receber uma vida para cuidar como um presente de Deus para toda vida. Deus usa os pais para alcançar seus filhos com seu amor.
Deus é um bom Pai!

mensagem dia dos pais
______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp