BRASIL: Dependência e Vida ou independência e morte

Tema: ORAÇÃO pela nação

bandeira do brasil
Daniel 9.4-10
Introdução: O grito do Ipiranga declarou “independência ou morte” para o Brasil, mas infelizmente neste clamor da nação em seu nascimento, o eco da última palavra “morte” tem prevalecido. Quando o homem e a mulher tentaram andar sozinhos no jardim, sendo independentes de Deus, então caíram e a morte veio sobre a humanidade (Gênesis 3.1-8).
O profeta Daniel viveu no cativeiro babilônico com o povo de Deus e intercedeu por sua nação para que voltassem a ser dependentes de Deus e ter vida. Quando aprendemos a ser dependentes do Senhor, recebemos a vida abundante que Cristo nos oferece, mas quando afastamos do Senhor, nos aproximamos do mal (João 10.10).

Como orar pela pátria?

A oração pela nação deve ser:

1- Confissão de Pecados

Daniel 9.4,5 “Orei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; temos pecado e cometido iniquidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos”
O profeta Daniel começa orando em confissão pelos erros do povo, que havia abandonado ao Senhor por gerações, então por isso aconteceram tantas coisas ruins. Mas Daniel era um homem consagrado e poderia pensar que não tinha responsabilidade alguma sobre o que seus antepassados fizeram. Mesmo assim se colocou em posição de pecador diante do Senhor e confessou os pecados de sua nação.
A primeira coisa que precisamos fazer em nossa oração é confessar os pecados, tanto pessoalmente como também coletivos. Existem pecados culturais, que estão enraizados em nossos costumes e nossa história. Nossa posição diante de Deus deve ser de pecadores, confessando ao Senhor (Romanos 3.23). Jamais podemos pensar que não temos pecado e sim precisamos reconhecer e arrepender sinceramente (I João 1.7-9).
A história de nossa nação brasileira é marcada por injustiças e pecado. Começando por uma colonização de exploração, principalmente devido à escravidão e massacres dos povos indígenas. A idolatria e a sensualidade, bem como os vícios, marcaram o nascedouro de nossa pátria. Esses pecados devem ser confessados pelo povo de Deus, como sacerdotes intercedendo pela nação.
Confesse os pecados da nação!

2- Ouvir a voz de Deus

Daniel 9.6 “e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes e nossos pais, como também a todo o povo da terra.”
Daniel era um profeta, alguém que ouvia a voz do Senhor e reconheceu que o pecado de seu povo foi não dar ouvidos aos profetas de Deus, que anunciavam a mensagem Divina. Mas Daniel se manteve fiel e sempre buscava o discernimento espiritual (Daniel 2.27-29; 4.19 e 5.24).
O principal motivo que Daniel foi lançado na cova com leões, foi porque orava em sua janela voltado para Jerusalém, intercedendo pela restauração de sua nação (II Crônicas 7.10-16). Os inimigos do povo de Deus não queriam a restauração de Israel, então tramaram para que Daniel fosse condenado. Mas Daniel continuou orando, dentro da cova com os leões e a presença do Senhor o protegeu (Daniel 6.21).
Os pecados do povo de Deus impedem que as pessoas do mundo ouçam a voz do Senhor, devido aos escândalos e mau testemunho dos cristãos. Precisamos ouvir a voz do Senhor antes, para então falar às pessoas sobre o evangelho. Deus fala conosco em sua Palavra através do Espírito Santo, desde que estejamos sensíveis à sua voz. A restauração da nação começa quando homens e mulheres de Deus ouvem ao Senhor e proclamam sua Palavra (Amós 3.7).
Busque ouvir a voz de Deus!

3- Vergonha e arrependimento

Daniel 9.7,8 “A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha, como hoje se vê; aos homens de Judá, os moradores de Jerusalém, todo o Israel, quer os de perto, quer os de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. Ó Senhor, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti.”
A oração de Daniel foi uma confissão em arrependimento pelos pecados de seu povo. Duas vezes Daniel declara que está ‘corado de vergonha’ pela história de sua nação, desde as autoridades até cada descendente de sua terra.
O Espírito Santo produz o arrependimento para a conversão, convencendo-nos do pecado (João 16.8-11). Um verdadeiro avivamento é marcado pela transformação de vidas, que antes estavam mortas no pecado e agora vivem para Deus.
Precisamos nos envergonhar das estatísticas e tantas notícias tristes que destacam o Brasil no cenário mundial, como consequência do pecado. Nossa terra está marcada pela violência e corrupção, dentre tantos outros males que devemos nos envergonhar. Deus está esperando o seu povo fazer isso e não espera de um governante ou partido político, mas que a Igreja se humilhe e ore, então a terra será sarada (II Crônicas 7.14).
Devemos nos arrepender e envergonhar pelo pecado!

4- Obediência à Palavra

Daniel 9.9,10 “Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele e não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas.”
A vida de Daniel foi um exemplo de obediência irrestrita à vontade de Deus. Foi levado escravo para o cativeiro, mas decidiu ser um jovem consagrado ao Senhor e por isso foi honrado por Deus para chegar a ser o governador da Babilônia, o maior império do mundo na época.
A desobediência é o motivo de tantas desgraças que acontecem no Brasil. Nosso povo aprendeu a ser rebelde e desobedecer às autoridades, bem como ao Senhor nosso Deus. Temos uma cultura muito rica, mas com grande dificuldade de cumprir as leis, pensando depois ‘dar um jeitinho’.
Como servos do Senhor, devemos ser os primeiros a dar exemplo e obedecer às autoridades e à legislação. Não adianta falar dos corruptos e depois agir com esperteza. Desde um ato pequeno como furar uma fila ou falar mentira, pode ser uma forma de corrupção. Nossa cultura deve ser redimida por Deus através de uma mudança de vida a partir do povo cristão. A Palavra de Deus é o remédio para sarar a nossa nação.
Precisamos obedecer à Palavra de Deus!

Interceda pelo Brasil!

Conclusão

O Brasil está tentando ser independente, mas o que percebemos em sua história é uma dependência negativa de muitas coisas que tem feito o povo brasileiro sofrer, gerando morte. Mas se buscarmos a Deus, sendo dependentes do Senhor, Deus nos concede vida abundante em Cristo.
Toda a riqueza do Brasil, que tem sido saqueada desde o seu descobrimento, foi um privilégio de Deus para nossa terra, mas não conseguimos ainda desfrutar disso. Somente quando os brasileiros se entregarem ao Senhor Jesus, em dependência de sua vida é que a morte deixará de assolar a nossa terra.

O Brasil precisa ser dependente de Deus!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp