Conversão, Certeza e Santificação

Tema: VIDA CRISTà

conversão certeza e santificação

Filipenses 3.12-16

Introdução: Seria possível: Se Converter? Ter a Certeza? Santificar-se? Em busca da Salvação, a Conversão é o caminho, a Certeza é uma confiança e a Santificação é uma condição. Estas três palavras têm uma relação crescente na vida cristã, demonstrando o propósito de Deus para nossas vidas. Primeiramente a conversão, que é uma mudança de vida, depois a certeza, livrando-nos de toda culpa do pecado e então a busca constante por santificação, consagrando nossas vidas ao Senhor.



Você acredita nisso?

A respeito destas três palavras ‘Conversão, Certeza e Santificação’, vamos refletir: O que não é? O que é? Por quê? Como?


1- Conversão

Filipenses 3.12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.”


Primeiramente vamos entender um pouco sobre a conversão:


O que não é Conversão?

Não é uma emoção

Não é momentânea

Não é um ritual (batismo)

Não é adesão religiosa

Não é uma performance

A conversão não pode se limitar a um sentimento, um momento ou situação, uma cerimônia, a pertença a uma religião ou igreja, nem mesmo uma forma de se apresentar com trejeitos de crente. A conversão vai além disso.


O que é Conversão?

A experiência da conversão promove uma intensa mudança de vida, segundo a Palavra de Deus, transformando nossas vidas.

Transformação de:

Hábitos

Caráter

Comportamento

Temperamento

A pessoa convertida muda seus hábitos, seu caráter, seu comportamento e o temperamento. O Espírito Santo molda sua vida com seu amor, convencendo de todo pecado (João 16.8-11).


Por que Conversão?

Alguns motivos para crer, buscar e ensinar sobre a conversão:

A Bíblia ensina: Lucas 15.7 e 10

Jesus pregava: Mateus 4.17

A Igreja Primitiva anunciava: Atos 2.38

Grandes pregadores e avivalistas pregaram

O testemunho de vidas convertidas nos comprova

Todos precisam de mudança em sua vida

Precisamos buscar a conversão para nossas vidas e ensinar para as pessoas, que somente através do poder de Deus, nossas vidas podem ser transformadas.


Como é a Conversão?

Sobre a forma como acontece a Conversão podemos ver dois tipos:

  Conversão Gradual: Um processo de mudança. Exemplo: Simão (Pedro)

  Conversão Radical: Mudança imediata a partir da experiência do Novo Nascimento. Exemplo Saulo (Paulo)

A conversão sempre muda a vida da pessoa para melhor. Algumas pessoas conseguem mudar mais rápido, através de uma experiência impactante que transforma radicalmente sua vida. Mas muitas pessoas precisam passar por um processo de mudança aos poucos, sendo lapidados pelo poder de Deus. Em todos, a obra do Espírito Santo age conforme a graça Divina para sua vida.


II Coríntios 5.17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.


A conversão possibilita não somente a transformação, mas um renovar completo da pessoa, como uma nova vida. Isso é um milagre conhecido como Novo Nascimento (João 3.4 e 7), uma nova oportunidade de recomeçar vivendo na presença do Senhor.

O Arrependimento é a base para a busca da Conversão. A pessoa muda quando não quer mais continuar vivendo da mesma forma e aceita uma nova experiência de vida através de Jesus Cristo.

Busque a experiência da Conversão!


2- Certeza

Filipenses 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.


O Espírito Santo nos convence de todo pecado (João 16.8-11). O diabo é o acusador que tenta nos culpar (Apocalipse 12.10). Mas em Cristo somos libertos de toda condenação (Romanos 8.1).

A partir da Conversão podemos alcançar a Certeza:


O que não é Certeza?

Não é arrogância

Não é orgulho

Não é uma garantia

Não é convencimento

Não é exclusiva a alguns

Não é predestinação

Ter a certeza da salvação não pode ser motivo de arrogância, orgulho ou qualquer outro sentimento que não glorifique a Deus. Principalmente porque isso não é uma garantia, pois aqueles que não perseverarem não alcançam a Salvação (Apocalipse 2.10). Também não pode se convencer como se fosse uma pessoa superior aos outros, pois isso não é exclusivo apenas para alguns, mas para “todo aquele que nele crê” (João 3.16), pois não existem predestinados, a salvação é para todos segundo a vontade de Deus (Tito 2.11).


O que é Certeza?

A certeza é uma confiança pessoal de que fomos salvos pela graça de Deus, através da fé (Efésios 2.8,9). Quando cremos em Cristo para a salvação passamos a ter a confiança pessoal de que recebermos a vida eterna pela graça Divina.


Por que Certeza?

Porque Jesus prometeu: I João 2.25

Vivemos por meio da fé: II Coríntios 5.7

Os pecados são perdoados: I João 1.7-9

É uma esperança cristã: I Coríntios 15.19

Fomos salvos para vida eterna: João 6.47

Podemos tomar posse da promessa de salvação em Cristo, por meio da fé, quando nossos pecados são perdoados e podemos viver a esperança da vida eterna.


Como ter Certeza?

Somente através da FÉ podemos ter a certeza da salvação (Hebreus 11.1). Porque Deus prometeu que através de Jesus não vamos perecer, mas ter a vida eterna (João 3.16).

Romanos 8.16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito
que somos filhos de Deus.”

O Testemunho do Espírito Santo ministra em nosso coração esta convicção de que nossos pecados foram perdoados e recebemos a Salvação.

Busque a Certeza da Salvação!


3- Santificação

Filipenses 3.14-16 “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.”


Quando falamos de santidade, parece algo estranho pra muitos, visto que tantos acham tão difícil que desistem de tentar. Mas a santificação faz parte da salvação integral em Cristo, quando somos libertos do mal.

Continuamos no processo de Conversão em busca de Santificação:


O que não é Santificação?

Não é ausência de pecado

Não é perfeição completa

Não é um moralismo

Não é legalismo

Não é religiosidade

A santificação não é ausência de pecado, pois todos somos pecadores (Romanos 3.23), nem perfeição completa, nem moralismo, ou legalismo e religiosidade. A santificação vai muito além disso.


O que é Santificação?

Ser totalmente separado para Deus: II Pedro 2.9

Libertação do pecado e do mal: João 8.36

Perder o gosto pelo pecado: Romanos 12.9

Perdoar e pedir perdão: Mateus 6.14,15

Buscar a semelhança com Jesus: Filipenses 2.9-11

Vivenciar o amor ao próximo: Efésios 5.1,2

A santificação nos separa para viver exclusivamente para Deus, sendo libertos de todo mal e do pecado, passando a desejar a vontade de Deus, perdoando as pessoas e sendo humildes para pedir perdão, buscando ser semelhantes a Cristo, seguindo seu exemplo de amar as pessoas.


Por que a Santificação?

Deus é santo e nos ensina: I Pedro 1.16

É a vontade de Deus: I Tessalonicenses 4.3

Condição para vida eterna: Hebreus 12.14

Jesus nos santifica e perdoa: João 17.19

Os cristãos primitivos eram chamados de “santos” (Romanos 15.25,26)

A santidade é o projeto de Deus para a humanidade. Deus é santo e nos criou para viver em sua presença, mas o pecado trouxe todo tipo de mal para o mundo.


Como buscar Santificação?

Jesus intercedeu por nós em sua oração sacerdotal (João 17), apontando uma direção para a vida de santidade:

  Palavra de Deus: João 17.17 “santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade”.

  Exemplo de Jesus: João 17.18 “assim como Tu me enviaste ao mundo, eu também os envio ao mundo”.

  Vida de oração: João 17.19 “a favor deles me santifico, a fim de que também sejam santificados”

Jesus nos ensina que a santificação vem da Palavra de Deus que criou todas as coisas e pode transformar nosso viver, seguindo o exemplo de Cristo que viveu sem pecado e através da oração que nos capacita a vencer o mal.

I Pedro 3.15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.”


A ordem da santificação não é algo opcional para o cristão. Se não buscarmos a santidade, estamos nos conformando com o pecado. Seria como perder a guerra por desistir de lutar.


Busque a Conversão, a Certeza e a Santificação!

CONCLUSÃO

Onde você está? Na busca Conversão, na busca da Certeza ou buscando a Santificação?

Com certeza, todos nós estamos neste processo contínuo em nossa vida cristão.

PROCESSO: A conversão conduz à certeza da salvação e então à busca da santidade.

Se você ainda não teve uma experiência com Cristo, converta-se a Deus abandonando o mundo. Se você já nasceu de novo e está se convertendo a cada dia, busque a certeza como confiança da salvação em Jesus. A santidade deve ser o alvo de todo cristão, buscando seguir o exemplo de Cristo.

“A conversão tira o cristão do mundo. A santificação tira o mundo do cristão” John Wesley

______________________________

Citações Bíblicas: NAA – Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp