Pecado Institucional

Tema: INJUSTIÇA 

pessoas olhos vendados cegueira

“E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro.” I João 2.2

Introdução: O pecado institucional é uma injustiça praticada por uma instituição, prejudicando pessoas e privando de seus direitos. O pecado tem a dimensão pessoal em que cada pessoa é pecadora por natureza (I João 1.7-9) e também de forma social, quando o mundo pecador influencia a cultura com princípios contrários à Palavra de Deus (I João 5.19).

Quando o pecado é cometido de forma oficial, através de uma regra errada ou decisão de algum líder no exercício de sua função, então é institucionalizado, passando a prejudicar muitas vidas. Mas Jesus quer salvar vidas, famílias, toda a sociedade e suas instituições como escolas, hospitais, etc... trazendo os princípios da Palavra de Deus para todos.


Como é o pecado institucional?

Vamos refletir sobre alguns tipos de pecado institucional:

 

1- INJUSTIÇA

Deuteronômio 16.19 “Vocês não devem torcer a justiça, não devem tratar as pessoas com parcialidade, nem aceitar suborno, porque o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos.”

Quando os direitos das pessoas são negados a injustiça se torna oficializada por uma instituição ou autoridade competente e por isso é um pecado institucional. Todo tipo de injustiça é pecado, porque Deus é justo e quer que o bem alcance a todas as pessoas.

O mundo é cheio de injustiças “como está escrito: Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3.10) e somente quando buscamos o único homem justo que já viveu nesta terra: Jesus Cristo, podemos ser justificados por Ele pelo perdão de nossos pecados (Romanos 3.26).

Toda vez que cometemos uma injustiça estamos aborrecendo diretamente a Deus, em primeiro lugar. Quando uma instituição ou autoridade deixa de cumprir os direitos das pessoas, logo terá o seu tempo contado por Deus até cumprir sua justiça eterna. O povo de Deus sofreu a injustiça da escravidão no Egito e Deus ouviu o seu clamor enviando a libertação (Êxodo 3.7). Toda vez que o povo do Senhor clamava o Senhor enviava o seu socorro (Juízes 3.9,15).

A injustiça é um pecado institucional!

 

2- CORRUPÇÃO

Provérbios 20.10 “O Senhor detesta o uso de dois pesos e duas medidas; ele detesta tanto uma coisa quanto a outra.”

A corrupção é uma das maiores formas de pecado institucional, porque todo corrupto precisa de uma instituição para agir, então procura se promover para alcançar uma função em que tenha oportunidade de alcançar seus objetivos.

A corrupção é um roubo, que toma os bens públicos e até mesmo de igrejas ou outras instituições. Por causa da corrupção, pessoas são privadas de seus direitos e vidas são prejudicadas. Por isso precisamos orar por nossas autoridades em todas as instâncias, desde a menor função até o maior pode da nação, clamando ao Senhor que estabeleça o trono de justiça (Salmos 122.5).

O diabo é corrupto e sua missão é “roubar, matar e destruir” (João 10.10) e através da corrupção realiza sua vontade roubando ao mesmo tempo milhares de vidas, matando sonhos ou literalmente levando vidas à morte e destruindo famílias que precisam dos recursos, mas não conseguem por causa do sistema corrupto do mundo.

A corrupção é um pecado institucional!

 

3- MENTIRA

Mateus 24.24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.”

A mentira é a mãe de todas as injustiças e da corrupção. Através da mentira o pecado se institucionaliza e prejudica muitas vidas. Quem mente está seguindo as obras do mal e Jesus disse que por isso é “filho do diabo” (João 8.44). O disfarce é a principal ferramenta e arte do diabo para enganar as pessoas ao ponto de “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11.14).

Infelizmente o povo parece gostar de mentiras, não é à toa que os filmes de ficção são tão procurados e as novelas com tanta audiência. Na política principalmente, mentiras são construídas para mascarar a verdade e enganar o povo. Existem setores públicos e funções políticas em que se torna quase impossível participar sem conivência com algum tipo de mentira.

No tempo atual, a mentira se institucionalizou através da internet, onde as Fake News se espalham pelas redes sociais e enganam o povo para acreditar tanto em coisas ruins disfarçadas de boas, como também para sujar a imagem de pessoas inocentes com intenções maliciosas.

A única solução para romper a mentira é com a verdade, mas a verdade não é uma ideologia e sim uma pessoa: Jesus disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6) e através da Palavra de Deus conhecemos a verdade que nos ilumina (Salmos 119.105) e nos liberta de toda mentira (João 8.32).

O pecado institucional se baseia na mentira!

 

Vença o pecado institucional!

CONCLUSÃO

Provérbios 17.5 “Quem zomba do pobre insulta aquele que o criou; o que se alegra com a calamidade não ficará impune.”

O pecado institucional deve ser denunciado e condenado pelas autoridades competentes, mas primeiramente precisa sair de dentro de cada um de nós, não aceitando o erro em nossas vidas e com isso as instituições em que estamos representados ou as funções que exercemos serão alcançadas pela justiça e pela verdade.

Quando Jesus morreu na cruz, conquistou o perdão e libertação de todo tipo de pecado, tanto pessoal como do mundo inteiro, inclusive das instituições, que representadas por pessoas também têm pecado.

Jesus venceu o pecado institucional!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


livro pecado institucional

E-book: PECADO INSTITUCIONAL: as faces da injustiça religiosa

Pecado institucional é o erro cometido por uma instituição ou liderança que se torna de forma intencional um hábito, prejudicando pessoa inocentes. Infelizmente a injustiça faz parte da cultura da sociedade por séculos ao ponto de levar o povo ao comodismo e as instituições, bem como aqueles que têm o dever de cumprir a justiça, ignorarem o sofrimento de tantas vidas privadas de seus direitos. A igreja também é alvo e agente deste sistema injusto e muitas vezes comete erros que atingem pessoas ingênuas seguidoras de seus ensinamentos. O objetivo deste livro é despertar para as formas de injutiça em todos os níveis, principalmente no meio religioso.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp