Maria Madalena, mulher de Deus

Tema: MULHER

Maria Madalena e Jesus

Marcos 15.40,47 e 16.1-9

Introdução: Maria conhecida como Madalena por ser da cidade de Migdal ou Magdala, que significa Torre, uma grande cidade portuária às margens do Mar da Galileia (Mateus 15.39). A cidade foi destruída e esquecida até suas ruínas serem descobertas em 2006, mas a história de Madalena foi preservada.

Infelizmente existe um boato de que ela seria prostituta, mas não existe nenhum relato disso na Bíblia, mas sim uma confusão de que seria a mesma mulher prostituta de João 8.1-11. Contudo, o que a história do Novo Testamento revela é que Maria Madalena foi uma grande mulher de Deus.



Como é uma mulher de Deus?

Vamos aprender com o exemplo de vida de Maria Madalena:


1- SEGUIDORA de Jesus

Marcos 15.40 “Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e ainda Salomé.”

A primeira característica de Maria Madalena era ser seguidora de Jesus. Num mundo preconceituoso e machista, ela se torna uma pioneira, à frente de muitas outras mulheres como discípula de Cristo. Sua personagem sempre é destacada ao lado de Jesus, podendo ser chamada de discípula do Mestre.

Muitas mulheres seguem a moda e tantos maus exemplos do mundo, mas a mulher de Deus segue a Jesus. Infelizmente a doçura da feminilidade, da maternidade e tantas outras características únicas das mulheres têm sido desfiguradas pelo mundo, mas Deus pode restaurar completamente.

Para ser mulher de Deus é necessário seguir os passos de Cristo!


2- Mulher PERSEVERANTE

Marcos 15.47 “Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.”

Maria Madalena ficou assentada em frente ao túmulo de Jesus (Mateus 27.1). Provavelmente tenha seguido seu Mestre durante todo o tempo da crucificação e sua dolorosa caminhada. Ela viu onde Jesus havia sido sepultado e por isso voltou para ungir seu corpo, quando foi surpreendida pela ressurreição de Cristo (Mateus 27.1).

Quando uma mulher quer uma coisa ela não desiste facilmente, mas por outro lado existem muitas mulheres desmotivadas e sofrendo com as dificuldades da vida, e por isso desistem de tudo. Mas quando a mulher persevera diante do Senhor, então é honrada e se torna vitoriosa.

Para ser mulher de Deus é preciso ser perseverante e nunca desistir nem olhar atrás!


3- Mulher UNGIDA

Marcos 16.1 “Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram óleos aromáticos para ungir o corpo de Jesus.”

Madalena não era a mesma Maria que ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.36-50), que era a outra Maria irmã de Lázaro (João 11.2), mas quando Jesus morreu ela e suas amigas compraram óleos para embalsamar o corpo de Cristo. Esse desejo de ungir o seu Mestre nos ensina que era uma mulher ungida por Deus para sua obra.

A obra de Deus através da Igreja tem sido abençoada pelas mulheres em todos os tempos, mesmo sem se preocupar com títulos, na verdade são as mulheres de oração que sustentam as igrejas. Uma mulher ungida é a força que toda família precisa, como profetizas do Senhor anunciando a sua Palavra. O poder da oração de uma mãe, de uma esposa e de toda mulher move o coração de Deus.

Para ser mulher de Deus é preciso buscar a unção do Espírito Santo!


4- Mulher CURADA

Marcos 16.9 “Havendo Jesus ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.”

Madalena foi uma mulher foi privilegia de testemunhar a ressurreição de Jesus (Mateus 28.1). Muitos destacam que tinha sido oprimida por demônios, mas na verdade foi completamente curada por Jesus e liberta de todo mal (Lucas 8.2). O número sete tem o sentido de completo ou perfeito na Bíblia.

Existem muitas enfermidades e opressões contra as mulheres nos tempos atuais, mas quando a mulher se coloca aos pés de Cristo, então é completamente restaurada pelo poder de Deus. Os traumas e complexos de fatos como decepções e tantas tribulações não podem atingir a mulher que serve ao Senhor.

Para ser mulher de Deus é preciso ser curada e liberta!


5- Mulher INFLUENTE 

Lucas 8.2,3 “e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, as quais, com os seus bens, ajudavam Jesus e os seus discípulos.”

Entre os discípulos de Jesus, Madalena estava com outras mulheres sempre disposta a servir, junto com suas amigas patrocinaram o ministério de Cristo. Isso mostra que tudo o que tinha, o fruto de suas mãos e seus bens estavam a serviço do Reino de Deus.

A cada dia as mulheres conquistam mais espaço na sociedade e têm prosperado, pois Deus deu o dom à mulher de ser auxiliadora, colocando em suas mãos o dom de cuidar com amor. Isso porque a mulher de Deus sempre depende do Senhor para tudo e onde colocar as mãos será abençoado.

Para ser mulher de Deus é preciso entregar tudo nas mãos do Senhor!


6- Mulher aos PÉS DA CRUZ

João 19.25 “E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.”

O tempo todo da crucificação Madalena ficou diante da cruz (Mateus 27.56). Ela presenciou toda a dor de seu Mestre e sentiu o seu amor, compartilhando cada lágrima. Maria Madalena não abandonou Jesus nem um momento.

Quando a mulher se coloca aos pés da cruz, toda sua vida e os desejos da carne são crucificados com Cristo. Todos os nossos problemas e tribulações podem ser deixados na cruz, então não faremos mais nada por nós mesmos e sim pelo poder de Cristo.

Para ser mulher de Deus é preciso estar aos pés da cruz!

 

7- Mulher TESTEMUNHA

João 20.18 “Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: — Eu vi o Senhor! E contava que Jesus lhe tinha dito essas coisas.”

Maria Madalena foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus (João 20.1) e também a primeira pessoa a anunciar que Jesus estava vivo (Lucas 24.10). Seu testemunho motivou os discípulos para ir ao túmulo e confirmar a ressurreição de Cristo.

O testemunho de vida é mais forte do que quaisquer palavras. Quando uma mulher sabe que está fazendo a vontade do Senhor e se torna testemunha do Evangelho, nada pode impedir sua determinação de seguir na presença de Deus e todos sabem quem ela é, filha de Deus.

Para ser mulher de Deus é preciso ter testemunho de vida!


Você pode ser mulher de Deus!

CONCLUSÃO

Maria Madalena sem dúvida é uma das mulheres de destaque no ministério de Jesus e em todo o Novo Testamento. Seu exemplo de vida nos ensina como ser uma mulher de Deus que seguia Jesus, era perseverante, ungida, próspera, estava aos pés da cruz e testemunhava a Palavra de Deus.

Seja uma verdadeira mulher de Deus!

________________________ 

Citações BíblicasBíblia NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp