Visão Espiritual

Tema: DISCERNIMENTO

olho aberto

João 9.1-12
Introdução: Como seria bom se pudéssemos ver coisas invisíveis. Desde um vírus ou bactéria seriam perceptíveis aos nossos olhos e estaríamos protegidos. Contudo, Deus nos criou com limitações para que tenhamos cuidado em tudo dependendo Dele.
Jesus tinha visão espiritual de tudo ao seu redor e percebia desde o menor gesto. Um cego foi curado por Jesus porque acreditou, mas os fariseus não conseguiram enxergar por causa de sua incredulidade (João 9.36-41).


Como ter visão espiritual?

Vamos aprender com o exemplo deste cego, como receber visão espiritual:

1- Não JULGAR: v.2

A primeira coisa que precisamos aprender para ter visão espiritual é nunca julgar o pecado de outras pessoas. A arrogância espiritual nos faz embaçar a visão espiritual.
Os fariseus estavam mais preocupados com a aparência religiosa do que com a cura do cego, por isso estavam mais cegos do ele. Até mesmo os discípulos estavam julgando aquele homem, mas enquanto isso Jesus mostrou que não estava ali para julgar e sim para curar.
Jesus nos ensinou a não julgar para não sermos julgados também para não cairmos em hipocrisia (Mateus 7.1), pois “como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão” (Lucas 6.42). Para ter visão espiritual é preciso olhar para dentro de si mesmo e reconhecer os próprios erros para não julgar aos outros.
Você tem reconhecido seus erros?
Não julgue os outros e deixe Deus abrir seus olhos!

2- Contemplar a Glória de Deus: v.3

Outra coisa importante para ter visão espiritual é nunca olhar somente para coisas ruins e sempre procurar ver coisas que mostram a glória de Deus, como a natureza por exemplo, pois “os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” (Salmos 19.1).
Saulo foi um exemplo de cegueira espiritual até se encontrar com Jesus, quando viu uma luz muito forte e então “lhe caíram dos olhos como que umas escamas e tornou a ver” (Atos 9.18).
Jesus ensinou aos seus discípulos que não adiantava ali ver o pecado daquele homem e muito menos de seus antepassados. O importante é manifestar a glória de Deus que restaura todas as coisas.
Quando ficamos olhando para dificuldades não conseguimos ver uma solução, mas quando contemplamos a glória de Deus, uma luz traz a saída de qualquer coisa por mais impossível.
Você tem olhado para as dificuldades?
Contemple a glória de Deus iluminando sua vida!

3- Trabalhar para Jesus: v.4

A terceira coisa importante para abrir os olhos é servir ao Senhor em sua Igreja. A ociosidade produz insatisfação, mas o serviço traz realização. Bem diziam os antigos que ‘mente vazia é oficina do diabo’. Jesus deixou bem claro para os seus discípulos que não era hora de jogar conversa fora e sim de trabalhar.
Muitos crentes que não têm visão espiritual ficam discutindo o que fazer e isso só resulta em confusão, mas quem tem discernimento sabe que é tempo de servir. Enquanto muitos reclamam, vidas estão se perdendo nas trevas, por isso é urgente trabalhar para o Senhor.
A pessoa que tem visão espiritual enxerga seu destino e tem um alvo para alcançar. Já quem não tem discernimento, não consegue ir adiante porque está confuso. Por isso é importante pedir a direção do Senhor antes de fazer qualquer coisa. Em tudo que fazemos devemos ver que existem vidas precisando de salvação.
Você está perguntando o que fazer?
Trabalhe para Jesus e Ele te mostrará!

4- Olhar somente para a luz de Jesus: v.5

Além de não julgar, contemplar a glória de Deus e trabalhar, também é preciso olhar somente para a luz de Jesus. Este mundo cheiro de trevas nos deixa confusos se não tivermos um foco.
Parece que Jesus estava chamando a atenção de seus discípulos para não desviarem sua visão. Como uma lanterna que deve sempre estar à nossa frente, precisavam estar sempre atentos sabendo que a luz é Jesus.
Muitas vezes o cristão se sente no meio de um labirinto sem saber para onde ir, mas se olhar para seu Mestre, tem a certeza de que chegará ao seu destino em paz. Como os discípulos não reconheceram quando Jesus apareceu andando sobre as águas, muitas vezes também ficamos confusos se não entendermos que Jesus está conosco.
Quem tem discernimento espiritual não perde tempo olhando para os lados para não se perder, mas permanece mirando a luz de Jesus e seu caminho todo vai sendo iluminado por Deus.
O que você tem olhado?
Fixe somente na luz de Jesus!

5- Deixar Jesus te tocar: v.6

A quinta atitude para ter visão espiritual é ser tocado por Jesus. Enquanto fariseus e discípulos discutiam, Jesus fez um gesto simples, mas significativo quando “cuspiu na terra e tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego” (João 9.6).
Cuspir na terra parece um gesto de nojo e talvez Jesus demonstrasse ali o nojo pelo pecado. Contudo Jesus estava dando um pouco de si para remodelar onde havia um defeito naquele vaso de barro.
Certamente se aquele homem visse o que estava sendo aplicado aos seus olhos, talvez hesitaria em aceitar, como muitos outros devem ter achado muito estrando. No momento que Jesus tocou os olhos do cego com o lodo feito por ele mesmo, aquela substância sem nenhuma propriedade medicinal, mas unida à fé do cego foi o suficiente para que se preparasse para o milagre de Deus em sua vida.
Quem tem visão espiritual aceita o toque de Jesus em sua vista. Por si só ninguém pode ver o invisível. Somente quando Jesus nos toca é que podemos abrir os olhos da fé.
Você já recebeu o toque de Jesus em sua vida?
Deixe Jesus te tocar e abrir seus olhos!

6- Obedecer ao Senhor Jesus: v.7

Não existe ‘obediência cega’ e sim uma visão obediente. Quem vê obedece e quem obedece vê a vontade de Deus em sua vida!
Muitas crianças desobedecem aos pais quando anunciam um perigo porque não viram o risco que correm. Precisam se queimar ou ferir para acreditar que o fogo queima ou que a faca corta. Se o filho acredita no Pai, logo lhe obedece, mas se não acredita, se machuca. Do mesmo modo é nossa vida espiritual, a obediência é resultado da fé.
Jesus mandou o cego ir com os olhos agora cheios de barro, procurar o lugar onde tinha um poço por nome de Siloé, que significa enviado. Enquanto o cego ia, talvez por rumo como de costume ou guiado por alguém, sua fé era fortalecida através da obediência.
Talvez você se pergunte por que Jesus fez isso tudo e ainda mandou o homem ir ao tanque de Siloé para somente então ser curado, sendo que nada disso seria necessário diante do poder do Senhor. Contudo, a imagem do homem com terra nos olhos deve ter sido gravada na mente das pessoas para perceberem que o que impede sua visão espiritual é a sua falta de obediência.
Você tem questionado a vontade de Deus?
Obedeça e você verá o milagre em sua vida!

7- Testemunhar o que Deus faz: v.10,11

A sétima característica da visão espiritual é o testemunho. Ser testemunha é presenciar algo, podendo declarar o que viu. Por outro lado nunca podemos falar de uma coisa que não vimos pessoalmente.
Imagino que durante muito tempo aquele ex-cego teve que repetir a mesma história diante da insistente pergunta de como foi curado.  Devia ter imenso prazer em lembrar e contar o que aconteceu.
Quem tem visão espiritual é testemunha de bênçãos que Deus opera em sua vida todo o tempo, mas quem não tem discernimento somente ouve falar destas maravilhas. O dever do cristão é testemunhar o que Jesus fez em seu viver, pois “não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (Atos 4.20).
Você tem testemunhado o que Deus faz em sua vida?
Conte seu testemunho para a glória de Deus!

Abra seus olhos espirituais!

CONCLUSÃO

“uma coisa sei: eu era cego e agora vejo” v.25
A pessoa que tem visão espiritual não fica olhando para os erros dos outros, contempla sempre a glória de Deus em tudo o que vê, está ocupada servindo ao Senhor, olha somente para Jesus, deixando-o lhe tocar como quiser, obedece a Deus o tempo todo e testemunha as maravilhas em sua vida.
A falta de fé e o orgulho tem cegado muitas pessoas até mesmo dentro de igrejas. Entretanto, quando um pecador, por mais terrível que seja, se aproxima do Senhor com coração aberto, até a mais terrível cegueira das trevas se transforma em luz.
Você quer enxergar espiritualmente?

Deixe Deus abrir os seus olhos!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp