As armadilhas de Satanás

Tema: VIDA CRISTÃ

armadilha do inimigo

2 Coríntios 2.11 “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não ignoramos quais são as intenções dele.”

Introdução: A arte do inimigo é se disfarçar “porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Coríntios 11.14). Então precisamos alertar ao povo cristão, que existem armadilhas malignas que atrasam o desenvolvimento na fé, tornando indispensável o constante cuidado para manter acesa a chama da fé e do amor. Também sobre as divisões que enfraquecem a Igreja, percebendo a necessidade de crescimento espiritual e emocional.

O cenário da cultura moderna perturba os cristãos com tanta violência, vícios e maldade de todo tipo. Estes males são ciladas que devem ser evitados e não se conformar com este mundo (Romanos 12.1,2). Por isso, muitos pregadores usam uma linguagem recheada de termos fortes para se referir ao mal e chamando a atenção de todos para buscar a Deus. Assim como os reformadores não temeram falar sobre os males que assolavam a sociedade, tanto no sentido social como espiritual.



Quais são as armadilhas de Satanás?

Vamos refletir sobre algumas armadilhas que o inimigo arma contra os cristãos para surpreender e derrubar:


1ª armadilha: Tirar a Alegria

O inimigo sabe que “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10) e que quando estamos tristes enfraquecemos, então tenta roubar a alegria para que a fraqueza nos impeça de “servi ao Senhor com alegria” (Salmos 100.1). A esperança é a força motivadora de uma vivência espiritual saudável e crescente rumo à sabedoria que reconhece o mal, mas sabe optar pelo bem, não como simples escolha racional, mas por amor a Deus.

Uma série de fatores que afligem o cristão pode ser listada como orientação a respeito dos riscos ao seu redor, como perder a alegria espiritual do novo nascimento gerada no novo convertido, a necessidade de perseverança diante das tribulações. A maturidade cristã capacita o cristão para enfrentar os sofrimentos que vivencia em sua vida diária sem se render diante da maldade.


2ª armadilha: Tirar a Paz

A paz de Deus é o que protege nossa mente e coração (Filipenses 4.6), por isso inimigo quer tentar achar uma brecha colocando intriga e roubando a paz. Cada pessoa tem seus pontos de fragilidade e por isso precisa reconhecer estes para ser tratado e se fortalecer para vencer e não se prostrar ou parar sua caminhada de fé. Um dos principais alvos do inimigo é derrubar a santidade alcançada na vida cristã, fazendo a pessoa retroceder, tendo já alcançado o perdão de seus pecados.

Por isso é tão importante se preparar e buscar forças a cada instante visando a perseverança que conduzirá à vitória por meio da fé. A percepção do tempo, discernindo as oportunidades da vida, bem como as impressões diante das pressões do dia a dia, ajudam a se concentrar para não ficar à mercê das próprias fraquezas.


3ª armadilha: Abalar a Fé

A fé é um escudo que nos protege completamente (Efésios 6.17) .A batalha interior na vida do cristão acontece em sua mente e coração. A fé se torna a proteção principal para as emoções e pensamentos, por isso, a dúvida é uma das principais armas para abalar toda a estrutura da vida cristã construída com o tempo, mas que pode desmoronar iminentemente diante do perigo da incredulidade que ronda a pessoa disfarçada de ideologias que conduzem apenas ao racionalismo, sufocando a fé gerada pelo novo nascimento.

A perseverança é essencial, retomando a caminhada de fé em busca da santidade sem a vã presunção de estar imune ao mal ou ao pecado, mas ficando sempre atento e buscando a solução através de uma vida de piedade e dedicação ao serviço cristão. Mesmo que tudo se abale, precisamos guardar firme o nosso coração na presença de Deus através da fé (Salmos 108.1).


4ª armadilha: Esfriar o Amor

Jesus disse que “por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12). Por isso, a pior de todas armadilhas é fazer com que se enfraqueça o amor a Deus na vida do cristão, suprimindo por outros sentimentos e desejos que não condizem com a Graça Divina recebida através do perdão dos pecados.

A pessoa que já perdeu sua alegria, sua paz, deixando de cultivar a santidade, tendo abalada sua fé, então começa a recusar o amor de Deus por sua vida não correspondendo ao Senhor através de sua devoção amorosa através da busca de sua presença.


Cuidado com as armadilhas do inimigo!

 
CONCLUSÃO

A estratégia do inimigo parece uma escala decrescente da caminhada cristã, apontando os erros que precisam ser evitados para não paralisar nem retroceder na fé, mas prosseguir constantemente rumo ao propósito da salvação.

O maior desafio é identificar estes riscos que afligem o cristão colocando-o em perigo, encontrando o caminho de volta apontando a solução para retomar o crescimento na vida cristã: retomar a alegria espiritual do novo nascimento, buscar a paz que vem de Deus para o coração e a mente, se fortalecendo na fé para vencer todo o mal, buscando santificar a vida fugindo do pecado e de todo mal, como forma de amor e gratidão a Deus por sua graça redentora.

Existe uma grande dificuldade das pessoas em fazer o diagnóstico de si mesmas, sendo dispersas por ansiedades e preocupações que muitas vezes a fazem olhar apenas para o passado, ficando presas em seus pecados ou para o futuro, como alvo da santidade, sem perceber que o tempo presente é a oportunidade de Deus para vencer o mal.

Não caia nas armadilhas do mal!


OBSERVAÇÃO: Pregação inspirada no sermão de John Wesley nº 42 “As maquinações de Satanás”.

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp