Mensagem das Estrelas

Tema: ESTUDO BÍBLICO

pregação sobre estrelas

Gênesis 1.14 “Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.”

Introdução: Deus criou os astros especificamente para marcar o tempo. Deus é o Criador do universo e o dono do tempo. Através do sol, da lua e das estrelas podemos diferenciar, dias, semanas, meses, estações e anos.

Desde a antiguidade o ser humano observa as estrelas iluminando a escuridão da noite. Os navegadores se guiavam pelo céu olhando a direção das estrelas. Imaginavam as formas dos diversos grupos de estrelas e lhe davam nomes. Deus mandou Abrão contar as estrelas, como símbolos de sua promessa (Gênesis 15.5).



Qual o propósito de Deus através das estrelas?

Vamos aprender sobre as constelações na Bíblia:


1- Constelações citadas na Bíblia

Amós 5.8 “procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a sombra da noite em manhã, e escurece o dia como a noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome.”

Este texto nos diz pra buscar o Deus que criou as estrelas com suas mãos. O Sete-estrelo, conhecido como Plêiades é um grupo de estrelas que forma um ponto luminoso no céu. O Órion é conhecido como guerreiro ou caçador, pela forma como imaginavam o seu formato. Com o Sete-estrelo aprendemos que precisamos ser luz no meio da escuridão e com o Órion que devemos ser guerreiros de Deus, lutando a batalha espiritual neste mundo de trevas.

O livro de Jó cita várias constelações: Ursa maior e menor, Órion, Sete-estrelo, recâmaras do sul, serpente. (Jó 9.9; 26.13; 38.31,32). O Senhor também conhece cada uma das estrelas “todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome” (Isaías 40.26). No nascimento de Jesus Deus enviou uma estrela para marcar aquele tempo e iluminar o céu guiando os magos até o lugar onde estaria o Messias esperado.


2- Não existe adivinhação pelas estrelas

Deuteronômio 4.19 “Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”.

Deus reprova todo tipo de adivinhação pelas estrelas (Isaías 47.13), como astrologia e horóscopo (2Reis 23.5), porque este não é o propósito delas e também porque o futuro pertence somente ao Senhor.

O inimigo tenta distorcer as obras de Deus, não é à toa que em Apocalipse diz que satanás arrastou a terça parte das estrelas numa rebelião (Apocalipse 12.4), mas também diz que o vencedor receberá a “estrela da manhã”, que é o próprio Cristo (Apocalipse 2.28 e 22.16).

Não podemos esquecer, que é nas regiões celestiais que acontecem as batalhas espirituais (Efésios 6.12).


Deus está acima das estrelas!

CONCLUSÃO

Salmos 19.1 “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.”

Não acreditamos em misticismos e mitologias a respeito das estrelas, mas cremos no Deus que formou os céus e as constelações para revelar sua glória e majestade. Toda vez que você observar as estrelas reconheça a grandeza do seu Criador.

Reconheça a grandeza do Deus que fez as estrelas!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp