A doença da Liderança - Pregações e Estudos Bíblicos

A doença da Liderança

Tema: DISCIPULADO

pregação profeta Jonas

Jonas 1.1-3

Introdução: Alguns líderes começam bem, mas depois se contaminam com coisas negativas que adoecem o seu ministério impedindo de exercer o propósito do Senhor através de sua vida. Toda doença só pode ser curada quando o doente reconhece e aceita o tratamento, mas enquanto nega isso não recebe a cura.

Jonas era chamado por Deus, mas se afastou, sendo contagiado pela sua própria vontade, desobedecendo a palavra que recebeu para entregar ao povo. Com o mau exemplo de Jonas podemos tirar lições importantes para cuidar bem de nosso ministério.



Como ser um líder saudável?

Alguns sintomas de adoecimento da liderança:


1- Excesso de autoconfiança

Jonas 1.6 “Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.”

Enquanto todos estavam desesperados no meio da tempestade, Jonas não se importava e foi dormir. O comandante do navio despertou ele e mandou orar.

Muitos líderes adoecem por não levar a sério as dificuldades, confiando que conseguirão resolver e não aceitam ajuda. Estes líderes precisam ser despertados para a oração e para a seriedade do momento que vivem.


2- Relacionamentos ruins

Jonas 1.15 “E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.”

Jonas seguiu seus amigos no barco em direção contrária a que o Senhor lhe chamou, e seus amigos o jogaram no mar quando veio a tempestade. O problema ali era o Jonas e por isso o mar se acalmou.

Existem líderes que causam tempestades por onde passam e seguem pessoas erradas que o abandonam na hora que mais precisa. Por isso precisamos cuidar dos relacionamentos, buscando pessoas que nos edificam e vice-versa.


3- Motivações erradas

Jonas 4.1 “Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.”

Após sua pregação em Nínive, Jonas subiu a montanha e esperou que o Senhor destruísse a cidade, mas o povo se converteu e Deus teve misericórdia deles. Jonas ficou irado, porque queria que cidade perecesse, não se importava com o bem do povo.

Infelizmente alguns líderes ficam perdidos, pensando que a sua vontade deve ser feita e por isso sua motivação está equivocada e não de acordo com a vontade do Senhor (Romanos 12.1,2). Por isso é importante questionar os próprios sentimentos e recusar todo pensamento maligno.


4- Rebeldia

Jonas 4.9 “Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte.”

A situação de Jonas chegou ao ponto de se rebelar contra Deus, revoltado porque não aconteceu como queria. O Senhor preparou uma sombra pra ele, mas não se compadeceu do povo então a planta morreu e mesmo assim não se quebrantou (Jonas 4.1-8).

Quando o líder não está em conformidade com a vontade de Deus corre o risco de se rebelar e caminhar na direção oposta do Senhor, então tudo será difícil e com sofrimento.


Seja um líder saudável!

Conclusão

O excesso de autoconfiança, os relacionamentos ruins, as motivações erradas e a rebeldia de Jonas o fizeram adoecer ao ponto de aborrecer a Deus grandemente. Jonas não queria ser profeta, não queria pregar, nem que o povo se convertesse.

Cuide de sua mente e coração, fortaleça sua vida para exercer a liderança de suas próprias emoções e atitudes, então o Senhor te usará para alcançar outras vidas com o poder da Palavra de Deus.

Deus quer curar o seu ministério!

______________________  

Citações BíblicasBíblia NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


#pregacao #EstudoBiblico

Siga-nos nas redes sociais:





Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8

PIX CNPJ: 39291393000175

Tecnologia do Blogger.