A Harpa de Davi

Tema: LOUVOR

Davi tocando harpa

1Samuel 16.23 “E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.”

Introdução: Sempre que lembramos de Davi podemos associar uma harpa à sua imagem, mas o jovem instrumentista se tornou um homem guerreiro e depois um grande rei, contudo sem jamais deixar sua essência de adorador. Os Salmos retratam a vida de louvor que Davi dedicava tanto nos momentos mais difíceis como em cada vitória, celebrando ao Senhor. Flávio Josefo testemunha que no tempo de Davi havia uma preocupação muito grande com o conhecimento musical para adoração.1


harpa antiga do tempo bíblico

A harpa no tempo de Davi era um instrumento rústico, inspirado no formato triangular dos arcos de flechas que faziam sua corda ressoar, então com acréscimo de mais cordas surgiu a harpa. Provavelmente teria dez ou doze cordas (Salmos 92.3, 144.9 e 150.4). A lira, a cítara e o saltério são variações de formatos da harpa. Segundo a Bíblia, um homem chamado Jubal foi um dos primeiros homens a tocar harpa (Gênesis 4.21).


Como era a Harpa de Davi?

Vamos aprender sobre o louvor através do exemplo de Davi com sua harpa:


1- O louvor LIBERTA

1Samuel 18.10 “No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança”

Uma das primeiras citações da harpa relacionadas a Davi retrata quando o rei Saul estava perturbado por espíritos malignos e lhe disseram que se chamasse alguém para tocar um louvor com harpa ele seria liberto (1Samuel 16.16-23). Davi sabia que sua harpa era mais que um instrumento musical e sim para adoração e proteção diante das perseguições (1Samuel 19.9).

A Palavra do Senhor ensina que “Deus procura adoradores que o adorem em Espírito e em verdade” (João 4.24) e quando estamos na presença do “o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2Coríntios 3.17). Através da adoração alcançamos intimidade com Deus e conhecemos a verdade que liberta (João 8.32).

Se houver algo em sua vida que impede de prosseguir pare tudo e tão somente adore a Deus, invocando sua presença que pode transformar todas as coisas e te dar vitória (2Crônicas 20.20).

 

2- O louvor ALEGRA

1Crônicas 13.8 “Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas.”

As vitórias de Davi e do povo de Deus eram celebradas com música e a harpa sempre estava presente além de outros instrumentos (2Samuel 6.5). A alegria é um dos resultados do louvor, com diz o ditado popular “quem canta os males espanta”, mas quem adora alcança a presença do Senhor.

Desde a primeira vitória de Davi contra o gigante Golias, quando as mulheres cantavam (1Samuel 18.6,7) até quando levou a Arca da Aliança para Jerusalém cantando e dançando (2Samuel 6.15,16), a vida de Davi foi repleta de adoração. Os Salmos escritos por Davi revelam sua alegria em servir a Deus, até mesmo em momentos difíceis quando clamava ao Senhor e depois se alegrava com o poder de Deus.

Quando você estiver triste ou preocupado, pense na letra de um louvor e adore ao Senhor preenchendo sua mente com a edificação que vem da adoração e seus pensamentos serão elevados para encontrar paz (Filipenses 4.8).

 

3- O louvor PROFETIZA

1Crônicas 25.1 “Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos.”

Davi não somente adorava a Deus, como também estava cercado e pessoas que viviam em adoração. No tabernáculo sempre haviam levitas adoradores que tocavam instrumentos e profetizavam. Durante o louvor declaravam bênçãos sobre o povo de Deus.

Certa vez no meio de uma guerra, o profeta Eliseu pediu que um instrumentista tocasse e então o poder de Deus viria sobre ele para profetizar e Deus lhes deu vitória através de um grande livramento (2Reis 3.15). O som da harpa inspirava os cantores a declarar Salmos e palavras de vitória para a nação. Este caráter profético da adoração era muito importante

Uma ferramenta poderosa para fortalecer a vida de oração é colocar louvores tocando enquanto você ora e juntamente com a música ir declarando palavras de bênção, abrindo o coração e profetizando sobre as pessoas que estamos intercedendo.

 

4- O louvor é um COMPROMISSO

2Crônicas 29.25 “Também estabeleceu os levitas na Casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por intermédio de seus profetas.”

O rei Davi era muito ocupado, mas não se descuidou da adoração, por isso mandou fabricar instrumentos especialmente para o louvor e constituiu turnos de sacerdotes e levitas para que incessantemente buscassem ao Senhor. Haviam cantores e instrumentistas escalados vinte e quatro horas por dia para ministrar adoração no tabernáculo (2Crônicas 23.5,6).

O louvor não podia parar em momento algum e os levitas deveriam se dedicar inteiramente à adoração (1Crônicas 9.33). Por isso era uma responsabilidade muito grande manter o louvor contínuo para o Senhor e tinham que se empenhar ao máximo (1Crônicas 15.16).

O nosso louvor para Deus deve ser permanente, independente do que acontecer precisamos continuar adorando ao Senhor e “em tudo dai graças” (I Tessalonicenses 5.16). Assuma o compromisso de sempre louvar a Deus e se você tem o chamado para este ministério, assuma a responsabilidade de servir na Igreja sem parar jamais.


Seja um instrumento de adoração a Deus!


CONCLUSÃO

Adorar a Deus é a maior realização que temos porque na verdade fomos criados para o louvor de sua glória (Isaías 43.7). Toda vez que deixamos de glorificar ao Senhor, nos afastamos de sua presença e não somos abençoados.

O louvor liberta de todo mal, traz alegria ao coração, conduz à profetizar bênçãos e ajuda a viver o compromisso com o Senhor. Por isso muitas pessoas têm sua primeira experiência com Deus através da adoração. Então faça de sua vida um instrumento de louvor e adoração somente para Deus, tirando tudo o que não glorifica ao Senhor.

Você existe para adorar a Deus!

 

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

1 JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 1990. Obra completa. Páginas 190,191. Parágrafo 301.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp