O Ladrão de Corações

Tema: MOTIVACIONAL

ladrão com coração

2Samuel 15.6 “Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel.”

Introdução: Absalão era filho do rei Davi e como seu pai, tinha o dom poético de conquistar as pessoas. Contudo, seu coração se desviou do Senhor, passando a ser um homem perverso e ambicioso. Absalão queria ser rei de Israel e se levantou como oposição ao próprio pai (2Samuel 15.13).

Davi era um homem de guerra, mas Absalão usou de outra estratégia, colocando-se à porta da cidade e se oferecendo para ajudar as pessoas em suas questões que levariam ao rei. Após quatro anos fazendo isso, conquistou pessoas de todos os lados e então reuniu duzentos homens em Hebrom, mandando avisos em todas as tribos, se declarando rei de Israel. O motim seduziu o povo e feriu o coração de seu pai Davi.

Seu coração foi roubado?

Vamos refletir nas ações de Absalão e aprender como não se deixar perder o coração por conquistas do mundo:

1- Cuidado com as aparências

2Samuel 14.1 “Percebendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei começava a inclinar-se para Absalão”

As aparências enganam, esta é uma das maiores verdades que nunca podemos esquecer. Embora Davi sabia ver um inimigo no meio da guerra, por outro lado se enganava facilmente por pessoas ao seu redor. Isso aconteceu quando Absalão matou o próprio irmão Amnom, enganando todos, inclusive o rei ao promover uma festa para seu ato de vingança (2Samuel 13.23-29).

Absalão fugiu de Israel para evitar o castigo de seu pai e do povo (2Samuel 13.37), mas o tempo passou e Absalão conquistou o coração do general Joabe, que o ajudou a voltar, quando percebeu que o rei estava com saudades do seu filho. Joabe sabia que o rei não olhava aparências, então conseguiu uma mulher do povo para ir consultar o rei, dizendo que era viúva com dois filhos e que um tinha matado o outro, mas se o único sobrevivente fosse condenado à morte ela ficaria sozinha, então pediu que seu filho fosse perdoado, o que o rei atendeu (2Samuel 14.2-11). Em seguida a mulher se revelou pedindo que próprio filho de Davi também fosse perdoado, então o rei permitiu que Absalão voltasse (2Samuel 14.12-23). A aparência da mulher e sua história convenceu o coração de Davi.

2Samuel 14.25 “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum”.

A beleza de Absalão também era enganadora, porque sabia que as pessoas o admiravam por causa de seu porte físico. Com certeza ele se aproveitou disso para as pessoas se agrupassem ao seu redor. O seu próprio pai Davi foi julgado pelas aparências e Deus lhe disse que não via como o homem vê, mas sim o coração (1Samuel 16.7).

O narcisismo é uma das doenças psíquicas que mais prejudica pessoas no mundo, visto que o narcisista quer todos ao redor de si e só consegue amar uma pessoa: a si mesmo. As consequências do narcisismo se desencadeiam em abusos e todo tipo de exploração, devido à pessoa se achar no direito de receber dos outros, sem compromisso de retribuir.

Não se engane com as aparências!

2- Cuidado com palavras bonitas

2Samuel 13.20 “Absalão, seu irmão, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isso. Assim ficou Tamar e esteve desolada em casa de Absalão, seu irmão.”

Um dos principais estopins da crise desencadeada por Absalão, foi que seu irmão Amnom absou de sua própria irmã Tamar e por causa disso Absão quis vingar a vergonha de sua irmã (2Samuel 13.1-22). Quando sua irmã lhe procurou, Absalão não falou nada de mal, tentando apaziguar a sua dor, mas no íntimo queria se vingar.

2Samuel 13.22 “Porém Absalão não falou com Amnom nem mal nem bem; porque odiava a Amnom, por ter este forçado a Tamar, sua irmã.”

Do mesmo modo que Absalão não disse nada de mal com Tamar, também não falou nada com seu irmão Amnom pelo que fez, porque tramava uma oportunidade para seu projeto de vingança.

Durante o prazo de dois anos Absalão agradava o coração de seus irmãos, tanto Tamar que foi abusada e estava sob seus cuidados, como também o infrator Amnom (2Samuel 13.23).

Muitas vezes as palavras doces são enganosas como diz em Provérbios 27.6 “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos”. Por isso precisamos tomar muito cuidado com palavras bonitas que se tornam como uma propaganda enganosa para vender algo que não é verdadeiro.

Não se engane com as aparências!

3- Cuidado em momentos alegres

2Samuel 13.28 “Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes.”


O tempo de tirar a pele das ovelhas (tosquia) era uma oportunidade para reunir amigos e festejar, então Absalão pediu ao rei que seus irmãos e especialmente Amnom o acompanhasse (2Samuel 13.23-27). Neste momento de alegria e quando todos estavam de forma espontânea despreparados, foi a oportunidade gerada por Absalão para matar seu irmão, vigando do que tinha feito com sua irmã (2Samuel 13.28,29).

A estratégia de Absalão para conquistar os corações, foi fazer que todos ficassem desatentos para surpreender Amnom, que certamente temeria uma vingança, mas deste modo seria pego facilmente. Por isso Absalão preparou o cenário com bebidas para que Amnom se embriagasse e não tivesse condições de se defender.

Muitas vezes, em tempos de festas não vigiamos e caímos em ciladas do inimigo. Por isso devemos ficar atentos e não deixar de vigiar constantemente para não enfraquecer e cair em tentação (Marcos 14.38). Atualmente as pessoas usam as redes sociais e postam fotos de momentos bonitos de suas vidas, sem mostrar o que na verdade enfrentam em seu dia-a-dia, lutas e dificuldades.

Não se engane com as festas!

Guarde o seu coração!

CONCLUSÃO

2Samuel 18.14 “Então, disse Joabe: Não devo perder tempo, assim, contigo. Tomou três dardos e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.”

A triste história de Absalão, o ladrão de corações, termina com flechas que atravessaram seu próprio coração. O mesmo Joabe que o ajudou no começo (2Samuel 14.1 e 21-24), agora é o seu vingador. Toda a trama de Absalão se virou contra ele mesmo, ficando pendurado pelos seus cabelos que tanto eram motivo de orgulho por sua beleza (2Samuel 18.10).

Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Se o seu coração foi roubado por alguém que te enganou, entregue-o totalmente nas mãos do Senhor, que é o único digno de ser o dono de sua vida. Quando entregamos nosso coração nas mãos de outras pessoas, nos decepcionamos e ficamos feridos, mas Jesus nunca nos decepcionará. O diabo o maior ladrão de corações, mentiroso (João 8.44) e que “rouba, mata e destrói” (João 10.10), por isso não podemos dividir o nosso coração servindo a dois senhores (Mateus 6.24), mas entregar somente a Deus nossa vida. Jesus é o Senhor dos corações e foi crucificado entre dois ladrões para nos perdoar e salvar com seu amor.

Entregue seu coração a Jesus!

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp