4

As sete trombetas do Apocalipse

Apocalipse 8 e 9
-INTRODUÇÃO: As sete trombetas são anúncios sobre a consumação dos tempos e o cumprimento das profecias (I Coríntios 14.8). Ao tocar de cada trombeta, acontecimentos despertam o povo de Deus para se preparar para o fim (Mateus 24.31).
A Igreja precisa conhecer sobre isso para não ser apanhada de surpresa nos últimos dias. Deus envia estes sinais ao seu povo como João que ouviu a voz do Senhor como trombeta (Apocalipse 1.10). Este estudo deve ser realizado com um olho na Bíblia e outro nas notícias para discernir os fatos e sinais.

Quais são as 7 Trombetas?

Fique atento ao ressoar das sete trombetas:

1ª Trombeta: Apocalipse 8.7

Ao tocar a primeira trombeta acontece uma chuva de fogo e a terça parte da erva verte é queimada. Podemos entender que isso seja o desmatamento e queimadas da terça parte da terra.

2ª Trombeta: Apocalipse 8.8,9

A partir do toque da segunda trombeta, uma montanha em chamas se lança ao mar e contamina a terça parte das águas matando animais marinhos e destruindo embarcações. Isso pode ser cumprido através de vulcões e tsunamis que a cada vez são mais fortes e frequentes.

ASSISTA:

3ª Trombeta: Apocalipse 8.10,11

Um astro chamado Absinto, que significa amargor cai sobre as águas poluindo os rios e nascentes. Absinto é o nome de uma planta amarga muito comum no oriente médio usada de forma medicinal¹. Esta profecia se cumpre com a poluição da terça parte da água doce.

 4ª Trombeta: Apocalipse 8.12,13

A quarta trombeta fez que terça parte do sol, lua e estrelas se escurecesse. Isso se cumpre com a poluição do ar escurecimento do céu.
As quatro primeiras trombetas atingem a natureza e uma águia avisa que as próximas três serão para a humanidade, chamando-as de "três ais" (Apocalipse  8.13).

 5ª Trombeta: Apocalipse 9.1-11

O toque da quinta trombeta revela um tempo de perseguição espiritual por demônios soltos do abismo (I Pedro 3.19).
Estes gafanhotos são referências a demônios porque servem ao Abadom que significa destruidor em hebraico aplicado para se referir ao lugar de sofrimento e sepultura (Provérbios 15.11 e 27.20) e em grego é Apoliom².

 6ª Trombeta: Apocalipse 9.13-21

A sexta trombeta anuncia que haverá guerras a partir do rio Eufrates, região do Iraque, como sinal de que está próximo o fim. Os cavaleiros descritos por João parecem apontar para as armas bélicas modernas.
As seis primeiras trombetas lembram as pragas no Egito (Êxodo 7 a 12). Entre a sexta e a sétima trombeta há um intervalo com a visão do livro que João comeu (Apocalipse 10) e a visão das duas testemunhas (Apocalipse 1-14).

 7ª Trombeta: Apocalipse 11.15-19

Grande parte dos teólogos entende que a sétima trombeta é a Ressurreição dos mortos e Arrebatamento da Igreja3.
Conforme o texto de I Tessalonicenses 4.16,17 acontecerá:
Ressurreição dos mortos em Cristo
2º Arrebatamento da Igreja
Prepare-se para a volta de Jesus!
-CONCLUSÃO: O número 7 tem um simbolismo especial na Bíblia significando perfeição. No Apocalipse o número 7 demonstra que está perto de ser concluída a vontade de Deus para a humanidade. As sete trombetas são os últimos avisos Divinos sobre a volta de Jesus.
Leia mais ESTUDOS DO APOCALIPSE.

As sete trombetas do Apocalipse
1ª Trombeta
Apocalipse 8.7
Desmatamento e queimadas
da terça parte da terra
2ª Trombeta
Apocalipse 8.8,9
Vulcões e Tsunamis
3ª Trombeta
Apocalipse 8.10,11
Poluição da terça parte da água doce
4ª Trombeta
Apocalipse 8.12,13
Poluição do ar escurecimento do céu
5ª Trombeta
Apocalipse 9.1-11
Perseguição espiritual por demônios
soltos do abismo
6ª Trombeta
Apocalipse 9.13-21
Guerras a partir do rio Eufrates: IRAQUE
7ª Trombeta
Apocalipse 11.15-19
Ressurreição dos mortos
e Arrebatamento da Igreja


¹ SANTOS, João Batista Ribeiro. Dicionário Bíblico: conhecendo e entendendo a Palavra de Deus. São Paulo: Didática Paulista, 2006. Página 16.
² Idem, página 11.
3 Bíblia King James Atualizada (KJA). São Paulo: Sociedade Líbero-Americana e Abba Press no Brasil, 2012. Página 2487, comentário nº8.

Download do SLIDE: 7 Trombetas do Apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse 
Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho.
O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Adquira o eBook:

COMPARTILHE esta Pregação:

Imprimir

4 COMENTE!

ola irmao quando as 7 trombetas foram cumpridas sobre a face da terra a igreja de jesus cristo ja foi arrebatada amem

Respostas

nessa hora ja vou estar preparada

Respostas

Querido irmão que Deus comtinuia ti abemçoa pois este e um dos maiores despertamentos que o povo de que tem,que ter nos nossos dias.

Respostas

Leia Mateus 24 (iclusive o título do capítulo) que tu vai ver q não.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!