Nova Era e suas doutrinas

-Tema: HERESIAS


II Coríntios 2.11  “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”
-Introdução: O movimento chamado de Nova Era é uma coleção de diferentes crenças com um fim comum busca da ‘verdade universal’. O termo ‘Nova Era’ ou ‘New Age’ refere-se à ‘Era de Aquário’ que, de acordo com seus seguidores, está se iniciando e supostamente trazendo uma promessa de paz.
O movimento da Nova Era tem muitas subdivisões, mas é baseado no sincretismo religioso, formando uma coleção de sistemas de ensino metafísicos de influência oriental, esperanças e expectativas mantidas juntas com um ensino eclético de salvação. Veja o estudo Símbolos da Nova Era para saber mais.

Quais são as doutrinas da Nova Era?

Vamos abordar rapidamente algumas doutrinas ensinadas pela Nova Era:

1- Deus

O seu conceito de divindade é resgatado dos antigos conceitos orientais, que negam a idéia de um Deus pessoal. Essa rejeição de um Deus pessoal se refere ao fato de sua doutrina ser baseada no PANTEISMO, (tudo é deus e deus é tudo). Também ensinam que coisas e objetos têm poder ou representam algo espiritual – ANIMISMO.
Nós cristãos acreditamos que só existe um Deus verdadeiro e Senhor de tudo: “eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador (Isaías 43.11).
                

2- Humanidade

No Movimento da Nova Era o homem é o centro. Ele é visto como divino e como a esperança de um futuro de paz e harmonia. Esta doutrina se disfarça de humanismo e antropologia, mas na verdade é uma idolatria do próprio ser humano. Como acreditam que tudo é Deus, o homem se torna à expressão máxima da evolução divina na dimensão física.
Nós cristãos sabemos que o homem é pecador e inferior a Deus, “nisto não tens razão, eu te respondo; porque Deus é maior do que o homem (Jó 33.12).

3- Mal

Para a Nova Era o mal é consequência da não evolução da pessoa. Acreditam na existência de um ser superior a todos os outros em nível de evolução. Alguns adeptos chamam esse ser de Lúcifer, alguns utilizam outros nomes como ‘o cara lá de cima’ (Xuxa), Consciência cósmica, Grande Arquiteto do Universo (Maçonaria), etc. Hoje existem muitos templos de adoração a Lúcifer.
Nós cristãos acreditamos que o mal existe, porque “ladrão vem somente para roubar, matar e destruir” (João 10.10).

4- Jesus Cristo

É visto apenas como alguém de grande evolução espiritual, devido a este grau de evolução inaugurou a Era de Peixes, assim como Maitréia (o messias esperado pelos aquarianos), abriu a Nova Era (Era de Aquário). Com a mudança da era de Peixes para a Era de Aquários, Jesus Cristo saiu de cena. Para eles Jesus era uma pessoa normal que apenas se evoluiu espiritualmente ou recebeu um espírito evoluído.
Nós cristãos acreditamos que “ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.10,11).

5- Salvação

A Nova Era ensina que para ser salvo não é preciso nenhum compromisso com igreja ou religião, basta apenas buscar o próprio aprimoramento da alma chamado de evolução. Com isso acreditam na evolução do homem vindo do macaco e até mesmo em extraterrestres como seres mais evoluídos. Esta evolução pode ser conseguida através da prática da mediunidade, obras de caridade e principalmente pela reencarnação.
Nós cristãos acreditamos que só Jesus salva (Atos 16.31) e que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo (Hebreus 9.27).

Não seja enganado!

-CONCLUSÃO: II João 1.7 “muitos enganadores têm saído pelo mundo fora
O movimento da Nova Era não tem fundador, data de fundação e nem liderança humana a que esteja subordinado ou que lhe trace as diretrizes. Os verdadeiros líderes reconhecidos pelos adeptos são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos, e extraterrestres. A Nova Era na verdade consiste em uma campanha contra o cristianismo.


Algumas doutrinas da Nova era como a evolução, reencarnação, desenvolvimento espiritual à divindade, o deus impessoal e distante do homem, não existência do pecado, panteísmo ou crença de que tudo que existe é divino e correto. As doutrinas da Nova Era promovem uma mistura de várias religiões com a finalidade de alcançar seus adeptos. Até mesmo no meio evangélico muitas destas crenças como o animismo já se infiltraram.

SLIDE: Nova Era - New age 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp