Forças para continuar

-Tema: ESPERANÇA
Atos 23.11
-Introdução: Na caminhada da vida sempre é preciso parar um pouco para se fortalecer e então continuar até o destino. Essa pausa muitas vezes não é intencional. São situações que se levantam como barreiras para nos parar um pouco. Em momentos como num tratamento de saúde, mudança de emprego ou outras crises, pode ser o tempo oportuno para renovar a vida e recomeçar uma nova etapa de maneira diferente.
   Paulo estava vivendo um momento assim. A perseguição contra seu ministério se tornou tão forte que ele foi preso e desta vez parecia que seria o fim. Já tinha enfrentado o sinédrio e sabia o que queriam fazer com ele. Neste momento estava sozinho em uma cela fria e escura de uma fortaleza. Talvez aquela fosse sua última noite de vida.
Aos olhos humanos Paulo estava refém entre os interesses políticos dos romanos e judeus. Mas soube se aproveitar disso usando sua cidadania romana (Atos 22.25-28) visto que os judeus já tinham decido matá-lo (Atos 23.10).


Na verdade Paulo sabia que sua vida não estava nas mãos dos homens e sim nas mãos de Deus. Estava preparado para morrer com Cristo se fosse preciso (Filipenses 1.21). Neste momento em que Paulo pensava ser o fim, Jesus lhe apareceu novamente para fortalecê-lo.
Certamente você já tenha passado por dias assim. São momentos em que não sabemos se teremos forças para continuar. O coração precisa de esperança para viver.

Está precisando de forças pra continuar?

Vamos refletir nas palavras deste versículo e ver como Jesus nos fortalece quando mais precisamos:

ASSISTA:

1- Jesus está ao seu lado: “na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele”v.11a

No meio da noite, quando estava sozinho na escuridão úmida do calabouço, Paulo sente uma presença diferente com ele. O Senhor Jesus, a quem conheceu no caminho de Damasco, apareceu novamente para ele ali quando mais precisava de um companheiro.
Interessante que Jesus não ficou à sua frente ou acima dele, preferindo estar ao seu lado. Com este gesto, Jesus estava mostrando para Paulo que estava junto com ele, ombro a ombro. Isso é próprio da pessoa de Jesus Cristo que deixou os céus para se tornar humano e morrer pelos pecadores (Filipenses 2.6-8).
Jesus está contigo o tempo todo, mas quando você mais precisa aí que Ele se coloca do seu lado para que “quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43.2). Nas oras difíceis Ele está mais perto ainda pra te ajudar.
Você acha que está sozinho?
Jesus está ao seu lado neste momento!

2- Jesus fala com você: “e disse: Coragem!” v.11b

Paulo reconheceu aquela voz firme e suave. Talvez sentisse algo como o calor do hálito do Senhor falando ao seu ouvido: CORAGEM! Que som maravilhoso. A voz de Jesus que tem autoridade sobre todas as coisas (Mateus 28.18) neste momento estava lhe dando uma ordem para ter coragem.
O coração de Paulo deve ter se enchido naquele instante. Como um balão de ar que estufa com o sopro, sua alma se recompôs com “alegria do senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).  Aquela palavra de Jesus foi a força que Paulo precisava.
Uma só palavra de Jesus é o suficiente para reanimar sua vida. Deus com Sua Palavra criou todas as coisas (Hebreus 11.3). Por isso o que precisamos para ter forças é de ouvir a voz do Senhor.
Você já ouviu a voz do Senhor em seu coração?
Ore e peça ao Espírito Santo para falar com você!

3- Jesus te garante continuar: “pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma” v.11c

Paulo estava em Jerusalém e tinha acabado de dar o testemunho de sua conversão, por isso foi preso (Atos 22). Jesus deu uma garantia para Paulo de que aquela não seria sua última noite de vida. Ele continuaria pregando. Da mesma maneira que Jesus o ajudou quando começou seu ministério, seria até o fim.
O Senhor Jesus apontou para Paulo o seu destino que seria dar testemunho do evangelho em Roma. Talvez nunca pensasse que chegaria tão longe. A promessa de Jesus se cumpriu. Jesus livrou Paulo de uma cilada dos Judeus (Atos 23.12-21) e ele foi protegido por “duzentos soldados, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros” (Atos 23.23).  
Em sua caminhada até Roma testemunhou para o governador Félix e sua esposa Drusila (Atos 24.22-27), para o governador Festo (Atos 25.1-12) e para o rei Agripa e a rainha Berenice (Atos 26.1-23). Na viagem sobreviveu a um naufrágio (Atos 27.27-44) e finalmente chegou a Roma onde teve oportunidade de pregar (Atos 28.22-29) e teve uma vida normal “por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (Atos 28.30,31).
Jesus tem um plano de paz para você (Jeremias 29.11) e se você viver o propósito Dele em sua vida Ele te garante a vitória. Assim como mostrou para Paulo o que queria dele, também pode revelar a você onde quer que alcance pela fé. E pode te levar muito além do que você imagina porque Ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20).
Você Já sabe o propósito de Deus para sua vida?
Vivendo o propósito de Deus, Jesus te garante a vitória!

Jesus te ajuda continuar!

-CONCLUSÃO:

Quando você achar que a caminhada está difícil e estiver desanimado lembre-se que Jesus está ao seu lado, Ele fala ao seu coração te dando coragem e te garante a vitória mostrando o propósito que tem para sua vida. 
Não desanime! Jesus está contigo e te ajudará até o fim!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Siga Google+.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. DEUS SEJA LOUVADO POR TEU CHAMADO E MINISTÉRIO.MENSAGEM CONSOLADORA E EDIFICANTE. CONTINUE NÃO PARE, POIS O NOME DO SENHOR ESTA SENDO GLORIFICADO ATRAVÉS DESTE SITE. PRESB. WILTON

      Excluir
  2. mensagem maravilhosa,edificante.estava precisando ouvir algo assim,porque as vezes parece q não temos força para continuar.mas então Deus usa alguém para falar da sua palavra e nos lembrar q Ele é por nós.q Deus abençoe sua vida para q possa continuar levando msgs como essa as pessoas.Deus seja contigo.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue te usando como instrumento Dele para trazer conforto nos corações abatidos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse estudo muito bom para quem quer aprender da parte de Deus

    ResponderExcluir
  5. Wilti Carlos Menezes9 de dezembro de 2015 09:52

    muito bom Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Sabias palavras estou aprendendo muitas coisas ultimamente lendo a palavra de Deus e mantendo sempre a minha fé em cristo

    ResponderExcluir
  7. Que mensagem poderosa com o edifica minha vida.que Deus ti use mais r mais.

    ResponderExcluir
  8. A Paz do senhor eu recebo essa palavra amem

    ResponderExcluir
  9. Essa mensagem é maravilhosa Deus continue te dando sabedoria e graça.

    ResponderExcluir
  10. obrigado pelos estudos ,e uma benção a cada dia de estudos estou tendo mais sabedoria para pregar a palavra de Deus isso e muito bom gosto muito desse site que Deus abençõe cada dia mais a voces a paz a todos......

    ResponderExcluir
  11. As vezes acho a caminhada se torna tão pesada, que continuar parece algo completamente impossível, um sentimento de impotência, um medo de não conseguir dar mais um passo! Obrigada pela mensagem.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.