O que fazer quando não há nada a fazer

Tema: 

mãos erguidas correntes quebradas cruz

Atos 12.1-12
Introdução: Existem situações em que pensamos que não podemos fazer mais nada. Você já se sentiu assim? Imobilizado? É uma sensação terrível de impotência diante dos problemas que assistimos e não conseguimos resolver.
Pedro estava com os pés e as mãos amarras. Preso e vigiado por “quatro escoltas de quatro soldados cada uma” (v.4), ou seja, 16 soldados. Não havia nada que pudesse fazer.
Tudo já estava preparado contra Pedro. Herodes o prendeu pensando em apresentá-lo ao povo para condená-lo e fazer como aconteceu com Jesus, Estevão e por último com Tiago (v.1,2). Talvez Pedro estivesse se preparando para o fim. A multidão aguardava ansiosa ajuntando pedras para atacar o apóstolo. Mas embora estes fossem os planos de Herodes e do povo, também era o medo de Pedro, não era o plano de Deus. 
Assim como aconteceu com Pedro, quando achamos que está tudo perdido, Deus entra com sua ação poderosa nos livrando de todo mal. Quando não podemos fazer nada, Deus pode fazer tudo!


Você já tentou de tudo?

Vamos refletir em cada versículo lido (sermão textual) e aprender o que devemos fazer:

1- Deus está te GUARDANDO 

v.5a “Pedro, pois estava guardado no cárcere”

A primeira coisa que precisamos saber nestas horas é confiar que Deus está nos guardando.
A Igreja e o próprio Pedro achavam que ele estava sendo preso pela maldade de Herodes.  Este achava que estava fazendo a sua vontade. Os soldados pensavam que ninguém os venceria. A multidão esperava pelo amanhecer para condenar Pedro.
Mas foi justamente por isso que Deus achou melhor guardar Pedro em segurança. Para isso Deus usou a guarda herodiana, mas preparada. Se Pedro não estivesse bem protegido naquele momento poderia ser morto pela turba enfurecida.
Preste bem atenção, o texto não diz que Pedro estava preso e sim que estava “guardado no cárcere”. Isso prova que Deus usa quem Ele quer para nos abençoar. Quando pensamos que tudo está dando errado, Deus pode concertar, porque “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28).
 Parece que tudo está dando errado na sua vida?
Confie que Deus está guardando você!
                          

2- ORE incessantemente 

v.5“mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele”

O diferencial deste texto é este “mas” que abre espaço para algo que faz diferença em nossas vidas: a oração. Não uma oração qualquer, mas uma oração incessante. Aquela igreja orava ao Senhor com fervor pela vida de Pedro. Contudo não oravam querendo que Deus fizesse a vontade deles, estavam preparados para aceitar a vontade de Deus. Isso é confiança plena em Deus.
Muitas pessoas passam por situações difíceis e não estão dispostas a orar. Querem que o pastor ore, que as irmãs de oração intercedam, ou até vão ao culto ou campanha esperando que Deus aja imediatamente. Não é assim. Deus não tem que fazer as coisas do seu jeito e na hora que você quer.
Precisamos aprender a “orar sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17). Enquanto oramos somos preparados por Deus para receber Sua bênção.
Você está disposto a pagar o preço da oração?
Ore incessantemente e Deus fará um milagre em sua vida!

3- DESCANSE no Senhor 

v.6 “Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere”

Imagine só. Possivelmente esta seria a última noite da vida de Pedro e ele estava desconfortavelmente acorrentado nas mãos e nos pés entre dois soldados. Não havia maneira nem de virar par ao lado. Mesmo assim Pedro dormia.
Mais tarde Pedro escreveria para a Igreja não se preocupar com as perseguições, mas descansar em Deus “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7).
Se confiarmos em Deus, podemos descansar nele. Não adianta se apavorar e ficar preocupado. Pode dormir tranqüilo, pois “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Salmos 127.2).
Você tem descansado em Deus ou se desespera facilmente?
Aprenda a confiar no Senhor em todo o tempo!

4- Deus enviará Seu ANJO 

v.7a “Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor”

Aqui começamos a ver a ação de Deus ao enviar seu anjo. Primeiro você deve confiar que sua vida está guardada pelo Senhor, depois deve orar incessantemente e então descansar no Senhor sabendo que sua vida está em Suas mãos poderosas.
A Bíblia diz que os anjos “são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14). Também que “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmos 34.7). Então se você é um servo de Deus, crê que vai herdar a salvação e teme ao Senhor, tenha certeza que os anjos de Deus estão junto contigo para te proteger.
Existem coisas que só conseguimos com batalha espiritual. Por isso Deus envia seus anjos para lutar ao nosso favor nas regiões celestiais (Efésios 6.12).
Você acredita que Deus envia seus anjos para nos livrar?
Quando você pensa que está só, Deus envia anjos para te ajudar!

5- Deus te dará uma LUZ 

v.7b “e uma luz iluminou a prisão”

Estava tudo escuro na prisão quando uma luz muito forte brilhou naquele lugar incomodando os olhos de Pedro.
Há momentos em que não vemos uma alternativa sequer para agir. Não há uma luz nem no fim do túnel. Mas Jesus disse que “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12). Sempre que precisamos Jesus envia uma luz para nos clarear as esperanças.
Não podemos esquecer que a Palavra de Deus é uma luz que precisa ser mantida acesa em sua vida (Salmos 119.105).
Você está precisando de uma luz?
Peça a Jesus que ilumine o seu caminho, mas leia a Bíblia!

6- Sinta o TOQUE de Deus 

v.7“tocando ele o lado de Pedro”

Talvez Pedro pensasse que era um sonho (v.9), por isso o anjo tocou-o para acordá-lo e dar ânimo.
O toque de Deus restaura nossas vidas. Em ocasiões em que já estamos anestesiados de tanto levar pancada, Deus com seu toque suave nos fortalece.
Existem problemas que queremos resolver com as próprias mãos e não conseguimos, mas Deus com um toque apenas coloca tudo no seu devido lugar.
Deus toca de diversas maneiras. No caso de Pedro usou um anjo, mas pode usar uma pessoa ou qualquer outra forma para te tocar desde que você esteja sensível a isso.
Você já se sentiu tocado pelo Senhor?
Peça ao Senhor para tocar em sua vida!

7- DESPERTA e LEVANTA 

v.7“o despertou, dizendo: Levanta-te depressa!”

Pedro já tinha acordado com a luz e o toque do anjo, mas permanecia inerte sem fazer nada. Por um momento ficou deslumbrado com a maravilhosa visita angelical e se satisfez em ficar só contemplando. O anjo o despertou e ordenou que se levantasse, pois não era hora de ficar parado, chegou o momento de agir.
Muitos crentes querem ficar só na contemplação olhando o que Deus vai fazer, mas chega uma hora em que é preciso agir. Vamos fazer um trocadilho com a palavra oração: ORA+AÇÃO = orar e depois agir com fé. A Igreja costuma ser como um campo de futebol, onde a multidão fica gritando e na hora de trabalhar, só alguns aparecem.
Várias vezes Jesus após curar uma pessoa dizia “toma teu leito e anda” (Mateus 9.6; Marcos 2.11; Lucas 5.24; João 5.8) para mostrar que quando somos abençoados precisamos começar a trabalhar e fazer alguma coisa para agradar ao Senhor.
Não adianta querer que Deus faça tudo. Você precisa fazer sua parte para vencer e se não conseguir, pode contar com a ação sobrenatural de Deus agindo por você.
Você já se levantou para servir a Deus ou está parado só olhando?
Levante-se, chega de ficar só olhando, Deus quer te abençoar!

8- Seja LIBERTO 

v.7“Então, as cadeias caíram-lhe das mãos”

Até então Pedro ainda estava algemado, porém ao se levantar como uma atitude de fé, as algemas caíram de suas mãos e ele foi liberto.
Há pessoas que não são libertas por que não estão dispostas a fazer o mínimo por sua própria libertação. É preciso crer para receber a libertação. Crer é um verbo que designa ação, então significa uma ação movida pela fé.
Além de aceitar Jesus (novo nascimento) e iniciar o processo da conversão (mudança de vida), também é necessário se libertar de tudo o que impede sua vida espiritual para seguir santificando sua vida. Existem resmas de coisas mundanas que precisamos romper com elas radicalmente.
A libertação vem pelo conhecimento da verdade (João 8.32) que é a Palavra de Deus (João 17.17) revelada na pessoa de Jesus Cristo (João 14.6).
Você já foi liberto?
Jesus quer libertar sua vida de tudo o que te impede de vencer!

9- PREPARE-SE para o melhor 

v.8“Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa”

Antes de sair da prisão o anjo mandou Pedro se aprontar. Não sairia de qualquer maneira sem estar preparado.
Assim como Pedro, após ser liberto, o crente tem que se preparar para servir a Deus, por que o inimigo volta com mais sete espíritos para piorar a situação (Lucas 11.24-26). Deus já proveu uma armadura espiritual para “revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6.11).
Você está preparando sua vida?
Prepare-se espiritualmente para vencer!

10- SIGA em frente pela fé 

v.8e 9  “segue-me” “Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão”

Se Pedro saísse da prisão por conta própria achando-se independente do anjo, algo teria dado errado, por isso o anjo mandou que fosse atrás dele. Isso mostra a necessidade de seguir a vontade de Deus e deixá-lo conduzir a vida. Muitos problemas são apenas consequências de coisas erradas feitas antes.
Existem que parecem querer que Deus os siga concertando seus erros. Toma decisões e depois quer que Deus abençoe. Não é assim que deve ser. A Bíblia ensina primeiro “agradar o Senhor”“entregar teu caminho ao Senhor” e depois “Ele satisfará o desejo do seu coração”“o mais Ele fará” (Salmos 37.4,5).
Você tem seguido a direção do Senhor para sua vida?
Deixe Deus te conduzir e tudo dará certo!

11- Deus ABRE AS PORTAS pra você 

v.10 “Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele”

O anjo ia à frente de Pedro e passaram por todas as portas da prisão até chegar a ultima que era reforçada. O portão de ferro se abriu automaticamente como se fosse eletrônico. Logo a seguir o anjo levou Pedro a uma rua onde ele já soubesse o restante do caminho e então o deixou.
Quando Deus está à frente de sua vida, as portas se abrem naturalmente. Se for preciso de uma intervenção milagrosa Deus abre portas até onde não existem. Mas como Pedro que teve que seguir o caminho sozinho, também é preciso bater nas portas para que se abram (Mateus 7.7).
A porta que o homem não pode abrir Deus abre. Mas as portas que são para você bater, Deus não vai abrir, compete a você bater e Ele prometeu que Ela se abrirá “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7.8).
Você tem batido nas portas para se abrirem?
Deus quer abrir portas para você!

12- Vá para o LUGAR CERTO 

v.12 “Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam”

Pedro agiu de forma natural. Sentiu-se atraído até o lugar onde a Igreja estava reunida orando por ele.
Muitas pessoas fazem campanhas e quando recebem a bênção não voltam mais à Igreja nem pra agradecer. Por isso recebem apenas a bênção e não o Senhor Jesus.
O lugar certo de quem foi abençoado por Deus é a Igreja. Assim que Deus responder sua oração, dê seu testemunho, faça um culto de gratidão e tenham mais compromisso com Deus servindo ao Senhor na sua Casa e “não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10.25). Mesmo com todos os defeitos das pessoas a Igreja ainda é o melhor lugar pra se conviver e buscar a presença de Deus.
Você tem compromisso com a Igreja?
O lugar certo para você e a Casa do Senhor!

Deus gosta de fazer o impossível!

CONCLUSÃO 

v.11 “Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico”

Pedro saiu dali pensando que estava sonhando, mas teve certeza que Deus o havia livrado completamente dos interesses de Herodes e da fúria do povo. Quando chegou à casa onde estavam os irmãos, eles também ficaram assustados (Atos 12.13-16).
Às vezes quando somos abençoados “ficamos como quem sonha” (Salmos 126.1) e não entendemos o que está acontecendo de tão maravilhados.
Em situações que não tem nada que pode ser feito lembre-se que Deus está guardando sua vida, ore incessantemente e descanse em Deus. O Senhor enviará seu anjo par lutar por você, te dará uma luz e te tocará com seu poder. Mas não fique só olhando, levante-se. Deus vai te libertar de tudo o que te prende, vai te preparar e te guiar abrindo as portas pra você. Então permaneça na casa de Deus e cante louvores em gratidão ao Senhor.
Quando você não pode fazer nada, apenas orar, então você pode tudo!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



e-book cura da depressão

E-book: A Cura da Depressão: uma resposta bíblica 

Quem nunca se sentiu deprimido e com vontade de fugir? Esta é a impressão que temos quando estamos deprimidos. Deus não se conforma com a depressão e nos ajuda a sair da caverna para subir o monte na presença do Senhor. Este livro se baseia na experiência do profeta Elias e apresenta um exemplo Bíblico de como Deus nos trata quando estamos deprimidos. Através destas palavras você encontrará motivação e forças para vencer a depressão.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp