Profecias sobre o Nascimento de Jesus

 Tema: NATAL

 presépio nascimento de Jesus

"Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas" Lucas 1.37

INTRODUÇÃO: O anjo Gabriel declarou estas palavras para garantir a Maria sobre o poder sobrenatural de Deus gerando o seu Filho Jesus Cristo. Certamente ela já tinha ouvido muitas profecias sobre o nascimento do Messias, então creu que seria o cumprimento de tudo o que Deus prometeu. 

O nascimento de Jesus foi Profético!

Veja também: Mensagens sobre o Natal

Vejamos algumas profecias sobre o nascimento de Jesus e o seu cumprimento:


A ÉPOCA DE NASCIMENTO DE JESUS

Profecia

Daniel 9.25 – Sabe e entende. desde de saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, sete semanas e setenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se edificaram mais em tempos angustiosos.

Cumprimento

Lucas 2.1-2 – Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo mundo habitado. Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria.


O LUGAR DE NASCIMENTO

Profecia entre 738 a 698 a.C.

Miquéias 5.2 – Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Cumprimento

Mateus 2.1; Lucas 2.4-7 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do reis Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.

NASCERIA DE UMA VIRGEM

Profecia 800 anos antes de Cristo.

Isaías 7.14 – Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal. A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.

Cumprimento

Mateus 1.18; Lucas 1.26-35 - Ora, o nascimento de Jesus foi assim. Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes coabitassem, achou-se grávida pelo o Espírito Santo.


SERIA HOMENAGEADO PELOS REIS

Profecia a quase 1000 anos antes

Salmos 72.10 - Paguem-lhe tributos os reis de Tarsis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba lhe ofereçam presentes.

Cumprimento

Mateus 2.1-2 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntaram. Onde esta o recém nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a estrela no Oriente e viemos adorá-lo.


OS PRESENTES TRAZIDOS

Profecia 800 anos antes de Cristo.

Isaías 60.6 – A multidão  de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efá. todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor.

Cumprimento

Mateus 2.11 – Entretanto na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se adoraram e abrindo os tesouros, entregaram-lhe suas ofertas. ouro, incenso e mirra.


A MATANÇA DOS MENINOS

Profecia de 600 anos antes de Cristo

Jeremias 31.15 – Assim diz o Senho. Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos e não se deixa consolar por eles, porque já não existem.

Cumprimento

Mateus 2.16 2.17-18 – Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os seus arredores de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquiria dos magos.


A FUGA PARA O EGITO

Profecia

Oseias 11.1 – Quando Israel era menino, eu o amei e do Egito chamei a meu filho.

Cumprimento

Mateus 2.14 2.15 – Levando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e foi para o Egito.


O MESSIAS RECEBERIA DO ESPÍRITO DE DEUS

Profecia a quase 1000 anos a.C.

Salmo 42.1 – Eis aqui o meu servo, a quem te sustento; o meu escolhido, em que minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito e ele promulgará o direito aos gentios.

Cumprimento

Marcos 1.9-11 – Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então foi ouvida uma voz dos céus. Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.


O MINISTÉRIO DO MESSIAS NA GALILÉIA

Profecia 800 anos antes de Cristo.

Isaías 9.1-2 – Mas para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele envileceu a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

Cumprimento

Mateus 4.12-16 – Quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galiléia. Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías. Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios – o povo que estava em trevas viu grande luz e aos que estavam na região da sombra da morte, raiou-lhes a luz.


O MESSIAS SERIA PROFETA

Profecias

Deuteronômio 18.15 – O Senhor teu Deus te suscitará um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás.

Cumprimento

João 6.14 1.45; Atos 3.19-26 – Vendo os homens o milagre que Jesus fizera, disseram. Este é verdadeiramente o profeta que deveria vir ao mundo.


O MESSIAS SERIA SACERDOTE, COMO MELQUISEDEQUE

Profecia quase 1000 anos a.C.

Salmo 110.4 – Jurou o Senhor e não se arrependerá. Tu és sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Cumprimento

Hebreus 6.20 5.5-6 7.15-17 – Aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

 __________________

 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp