A cura da alma

-Tema: CURA E SALVAÇÃO
Marcos 1.40-45
-Introdução: Jesus sempre teve prazer em curar as pessoas. Cada cura traz uma mensagem especial para nós hoje, mostrando o infinito amor de Deus por nós. Neste texto Jesus cura um homem com lepra para nos ensinar que pode curar tudo em nosso corpo e alma. Quem era o leproso? Nos tempos do Novo Testamento, a lepra era uma doença incurável e incontrolável para a medicina. O leproso era uma pessoa sofrida, infeliz e sem esperança.
Por ser uma doença contagiosa, logo que se contatasse alguém com lepra, essa pessoa já era excluída da sociedade e tinha que morar em lugares distantes de qualquer cidade ou habitação, largando bens, família, amigos, etc... (veja Levítico 13.8, 11, 22, 44 e 45). Nem ao templo para orar um leproso poderia ir (II Crônicas 26.21). E quando tinham um raro contato com alguém, esta pessoa lhe dizia: “imundo, imundo” (Levítico 13.45).
Na verdade o leproso não era doente apenas fisicamente. Sua alma era ferida pelo desprezo de todos. O texto nem traz o nome deste homem talvez para destacar não sua pessoa, mas a cura efetuada por Cristo ou por que de tão isolado que estava ninguém saberia seu nome, a não ser chamando-o de imundo.
Sua alma já foi curada por Jesus?
Vamos aprender como o Senhor nos cura e restaura através da experiência deste leproso:


1- A fé do leproso: v.40 “se queres, podes purificar-me”
Jesus estava saindo de Cafarnaum e está caminhando fora da cidade, por isso Ele encontrou o leproso que não podia entrar na cidade. Todas as pessoas fugiam dele, mas naquele dia alguém se aproximou. Ao se aproximar de qualquer pessoa, o leproso corria o risco de ser chamado de imundo e ser cuspido. Mas ele percebeu que Jesus não era qualquer pessoa.
O leproso sentia-se imundo. Não precisava que alguém lhe dissesse isso. Também sentiu a virtude e pureza de Jesus em contraste com sua imundície. Somente alguém tão puro poderia curá-lo. Por isso teve a ousadia de declarar “se queres, podes purificar-me”. Ele não perguntou, mas afirmou com fé. Aceitou a suprema vontade de Deus sobre sua vida ao dizer “se queres” e não duvidou do poder de Deus.
Muitas pessoas ao invés de crer, reafirmam mais ainda o seu problema assumindo sua situação de dor. Quando se aproximar de Jesus, faça como este homem. Seja submisso á vontade de Deus, mas reconheça que não há limites para o seu poder. Reconheça sua impureza. Declare o impossível pela fé.
Você tem afirmado sua fé ou confirmado o seu problema?
Creia e declare o poder de Deus sobre sua vida!
                              
2- O toque de amor: v.41ª “Jesus, profundamente compadecido estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: quero, fica limpo”
Quando Jesus viu aquele homem tão sofrido, mas cheio de fé, o Senhor se moveu em compaixão. O que é compaixão? É o amor em ação. Jesus não apenas respondeu verbalmente, mas agiu ao tocar no leproso.
Imagine o quanto foi importante para aquele homem o ser tocado por Jesus. Ele que era desprezado e solitário, encontrou alguém que lhe desse atenção e muito mais, alguém que lhe tocasse, não se importando quem era ou o que tinha.
Será que Jesus poderia apenas ter ordenado a cura dizendo “quero, seja limpo”? Sim. Jesus acalmou a tempestade com uma palavra () curou o servo do centurião com uma ordem (), expulsou o demônio da filha da mulher siro-fenícia à distância somente ao dizer que seria curada ().
Jesus teria poder para curar aquele homem sem tocar nele, mas fez questão de tocar nele como uma demonstração de amor. Com um toque, Jesus estava curando não somente o corpo, mas a sua alma. Esse foi o maior milagre. A lepra foi uma cura visível, mas sua alma ninguém sabia que estava enferma, somente Jesus.
Como é bom receber um toque de amor! Um abraço vale mais que muitas palavras. Quando nos aproximamos de Jesus com fé, ele não somente nos atende com sua Palavra, mas vem pessoalmente com sua presença e com seu toque nos mostrando seu amor e curando o corpo e a alma.
Você já recebeu um toque de Jesus?
Sinta o poderoso toque de amor do Senhor!

3- O milagre imediato: v.42 “no mesmo instante lhe desapareceu a lepra e ficou limpo”
Imediatamente! A cura aconteceu na hora certa. Talvez você se pergunte o porquê muitas vezes as orações ‘demoram’ a ser atendidas? Exatamente porque oramos muitas vezes sem fé e a resposta não vem no momento da oração e sim no momento da fé. Por isso é necessário exercitar a fé e antes de orar buscar confiança na Palavra de Deus e então orar não apenas pedindo, mas afirmando a fé.
Quando oramos nossa fé vai sendo aperfeiçoada com a experiência com Deus e quando estamos prontos pela fé, Deus opera o milagre. Ore mais. Leia a Bíblia. Essas são ferramentas para alimentar a sua fé e permitir que seu milagre chegue.
Jesus mandou o ex leproso ir ao templo apresentar-se ao sacerdote e fazer uma oferta de agradecimento por sua cura como testemunho para todo o povo (v.44). Aquele homem, que antes não podia entrar na cidade e muito menos no templo, agora podia voltar ao seu lar e ir à Casa de Deus.
A alegria daquele homem foi tão grande que mesmo sendo advertido por Jesus para não contar nada a ninguém (v.43), saiu por toda a cidade onde não podia entrar e noticiou o que Jesus lhe havia feito.
A vida dele foi totalmente mudada de uma profunda infelicidade para uma alegria transbordante. Sua alma foi curada e sua pele purificada. Poderia voltar a conviver com as pessoas e tinha algo maravilhoso para lhes contar sobre Jesus.
A obra de Deus em nossas vidas é completa. Ele cura o corpo, a alma e o espírito. Muitas vezes pedimos somente a cura física, mas na verdade precisamos de uma obra mais profunda, no íntimo de nossos corações.
Você está precisando ser curado agora?
Creia. No momento da fé, Deus opera o milagre.
Jesus quer curar sua alma!
-CONCLUSÃO:
Hoje é raro ver pessoas com lepra. Mas a sociedade tem sofrido por uma doença pior e mais mortal que a lepra, que é o pecado. Todos somos pecadores e precisamos de um toque curador de Jesus em nossas almas.
Existem muitas pessoas que por causa da lepra de pecado estão fora da casa do senhor e seus relacionamentos são quebrados com as pessoas ao seu redor. Mas quando são curadas por Jesus, com apenas um toque podem voltar à Casa de Deus e fazer amizade com toda a cidade.
Você tem se sentido como aquele leproso? Está doente, desprezado por todos, com relacionamentos rompidos pela lepra do pecado e não vai mais à casa de Deus? Hoje Jesus quer curar você e sarar sua alma. Muitas vezes precisamos mais que um toque, uma sacudida de Deus.
O toque de Jesus cura sua alma!

COMPARTILHE esta Pregação:

15 COMENTE!

andreia.mlurdes@hotmail.com mod

Gostei muito, da sua colocação, desta mensagem do leproso,tem marcas, que alem de marcar, a vida marcam a alma, é so o Mestre o Senhor Jesus com seu toque de amor, tem o poder de curar,feridas Do Corpo,e da alma,feridas que se não forem,curadas a tempo, podem levar a morte,e muitas das vezes até uma morte eterna,sem CRISTO.

Respostas

QUE MARAVILHA DE MENSAGEM.
DEUS ESTA CONTIGO, CONTINUE

Respostas

obrigada tem me ajudado muito
Deus te abençõe

Respostas

Louvado seja o nome do Senhor!
Linda mensagem.Continue dando lugar,pois, Deus na sua infinita sabedoria de usa grandemente.

Respostas

Maravilha, vou ministrar no encontro esta palavra.

Respostas
Pr. Francinaldo mod

parabens por essa colocacao maravilhosa JESUS e contigo varao

Respostas

un mensaje muito lindo exemplo de pregador savio

Respostas

louvo a Deus por essa palavra pois sei que só o senhor é Deus.

Respostas

goste muito y que Deus possa abençoar seu ministerio amen

Respostas

Hi! Do you know if they make any plugins to safeguard
against hackers? I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
Any recommendations?

Here is my blog ... Get Away Today Chuck Smith

Respostas

Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a blog website?
The account helped me a acceptable deal. I had been
a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

Here is my web page: eric gray

Respostas

Nice post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired!
Extremely useful information particularly the final phase :) I care for such info much.
I was seeking this particular info for a long time. Thanks and good luck.


my blog ... Eric Gray Buffalo

Respostas

pois bem, hoje no ministério é o que mais vejo são leprosos sendo purificados,

Respostas

Novamente muito obrigado por você pastor dar legalidade para o ESPIRITO SANTO Lhe usar tremendamente...estava precisando de uma palavra dessa ....tocou muito em meu coração ...eu estava fraco fiquei mas forte ....pastor peço a você e aos irmãos presente aqui que ore por minha vida es ai o meu nome ....por favor não esqueçam de orar peço a todos ....Desde já eu agradeço a todos...DEUS abençoe vocês

Respostas

Uma linda msg,me tocou no coração porque preciso curar minha alma com urgência.preciso do senhor meu Deus,preciso ser salva,so o senhor pode me ajudar nessa vida.minha alma esta desesperada para ser curada.ajude-me senhor aumente a minha fé só tenho a ti me abrace não me deixe segure na minha mão me envolva senhor em nome de Jesus,tê peço,não me abandone.perdoe meus pecados,fica comigo,cuida da minha vida.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!