Cavando Poços para o Futuro

Tema: MOTIVACIONAL

gif fonte de água poço

Gênesis 26.18-22

Introdução: No tempo antigo, cavar poços era uma necessidade vital para tudo que faziam. Antes de plantar ou criar animais era preciso saber se os poços seriam suficientes para o sustento. A riqueza de uma pessoa seria medida pelos poços que tinha. 
Isaque, filho de Abraão era um cavador de poços. Aonde ia Deus prosperava sua vida mesmo em tempo de fome (Gênesis 26.1). Por causa disso muitas pessoas tinham inveja dele (Gênesis 26.12-16), mas Isaque não desanimava e continuava cavando poços deixando sua marca em cada lugar.


Você está cavando poços para o futuro?

Vamos refletir nos 5 poços que Isaque cavou e entender o que Deus quer para nosso futuro:

1º Poço de Gerar- ENTULHADO

v.18 “E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto”

Por causa de seu crescimento e prosperidade, que causaram muita inveja nos inimigos, Isaque teve que se mudar para um vale em Gerar, que significa ‘região’ ou ‘lugar do pernoite’. Seu pai Abraão já tinha passado por ali e aberto poços.
Os primeiros poços abertos por Isaque foram os poços antigos de seu pai Abraão, que pessoas invejosas tinham enchido de entulhos. Estes poços foram restaurados por Isaque e voltaram a fluir água.
Muitas pessoas não sabem cavar poços e ficam entulhando os poços dos outros. São pessoas que só sabem ver defeitos e dificuldades e nunca reconhecem seu trabalho. Lançam pedras para pesar e fechar sua capacidade de fluir.
Se entulharem seus poços, não pare de cavar, continue limpando seus poços e nunca deixe que seja cheio de pedras. Lance fora tudo que não te edifica.
Restaure seus poços!

2° Poço de Ezeque- CONTENDA

v.19,20 “Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele”

O segundo poço aberto por Isaque foi o poço de Ezeque que significa contendas, lugar de luta e intimidação. Até então ali não havia água, mas Isaque pediu seus servos que abrissem um poço para seu sustento. O resultado foi que pessoas invejosas, que não sabem cavar poços, disputaram com Isaque querendo a água para eles.
Água de contenda tem um gosto muito amargo. Por isso Isaque deixou aquele poço para quem estava brigando beberem seu amargor. Isso mostra que Isaque não fazia caso de pouca coisa e sabia relevar, bem como estava disposto a continuar a cavando poços.
Pessoas invejosas não sabem cavar, mas quando você encontra água, logo dizem ‘eu quero’. Assim como fez Isaque, deixe pra lá o poço de contendas de Ezeque e continue sua caminhada cavando poços por onde for. Deus tem águas melhores para você.
Não beba água amarga!

3° Poço de Sitna- INIMIZADE

v.21 “Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna

Depois que deixou o poço de Ezeque, Isque mandou cavar outro poço, mas seus inimigos insistiram em querer a água só para eles. Por isso este poço foi chamado de Sitna que significa inimizade, acusação, briga, ódio. A palavra Sitna é da mesma raiz do nome Satanás, inimigo ou adversário.
O diabo é tão sujo, que quando Jesus pediu água, lhe deram vinagre para arder mais sua boca (João 19.28,29). Quando Isaque percebeu que aquela água era do diabo, nem quis beber dele e deixou mais um poço para trás. Seus inimigos é que beberam a água do mal.
Se você cavou um poço e por isso foi alvo de inimizades, peça a Deus que abra outras portas e te dê condições de continuar cavando poços para seu sustento. Como diz o ditado popular, ‘mais tem Deus pra dar que o diabo pra roubar’.
Ore a Deus que te dê “graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens (Provérbios 3.4) e lute para não ter inimigos, “pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça (Romanos 12.20). Procure cavar poços de amizade onde você possa se refrescar com alegria.
Não beba água de inimizade!

4° Poço de Reobote- PROSPERIDADE

v.22 “Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra

Isaque continuou cavando poços e encontrou água novamente. Desta vez ninguém o perturbou e por isso chamou o poço de Reobote, que significa lugar espaçoso, lugar de descanso e de alívio. Aquele era um local muito aberto e largo. Certamente Deus é quem mostrou aquele lugar para Isaque e lhe dava o ‘faro’ para encontrar água.
Se Isaque não tivesse perseverado, estaria bebendo água de entulho, água amarga de contenda e até a água do diabo. Mas como continuou cavando poços, Isaque encontrou águas de prosperidade. Agora teria um lugar espaçoso para crescer e seus inimigos se cansaram de ir atrás dele. Provavelmente seus inimigos estavam cheios de águas entulhadas, amargosas e venenosas que eles mesmos contaminaram.
Continue cavando poços e Deus te dará um lugar espaçoso como Reobote, aonde seus inimigos não vão te alcançar. Então você dirá “leva-me para junto das águas de Descanso; refrigera-me a alma” (Salmo 23.2,3). Se você está sendo perseguido por causa do fluir de Deus em sua vida lembre-se que tem promessas de “vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação (Isaías 12.3).
Deus tem águas de prosperidade pra você!

5° Poço de Berseba- PROMESSA

v.32,33 “Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água. Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje”

Berseba significa ‘lugar de juramento’ de aliança ou promessa (Gênesis 21.31). Ali em Berseba, Isaque e Abimeleque juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz(Gênesis 26.31). Foi neste lugar que Isaque fez aliança novamente com Abimeleque, com quem tinha tido um mal entendido se arrependendo de seus erros do passado (Gênesis 26.6-11).
Berseba foi um lugar de bênçãos definitivas para o resto da vida de Isaque. Ele já estava tranquilo e prosperando, mas enquanto isso fez algumas coisas importantes para não perder mais seus poços (Gênesis 26.25):

1. Ergueu um altar: “levantou ali um altar
2. Vida de Oração: “tendo invocado o nome do SENHOR
3. Cuidado com a família: “armou a sua tenda
4. Continuou cavando poços: “os servos de Isaque abriram ali um poço
5. Perdão: se reconciliou com Abimeleque (Gênesis 26.26-33).

Assim que Isaque confirmou totalmente sua vida com Deus, família e se concertou de seus erros, naquele mesmo dia recebeu a notícia de que tinham achado água novamente garantindo seu sustento por muito tempo.
Em Berseba Isaque experimentou as promessas de Deus para sua vida de que “serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra” (Gênesis 26.3,4). Por isso Berseba é lugar de Promessa e de paz. Foi em Berseba que Isaque armou sua tenda (v.25) e construiu sua vida em família. 
Cavar poços significa que preciso continuar acreditando que irei encontrar as águas profundas. Mesmo em tempos difíceis, Deus tem promessas para seus servos de que “passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva (Salmo 84.6). As promessas de Deus são uma fonte inesgotável para saciar todas as nossas necessidades. 

As Palavras de Deus para sua vida vão se cumprir, mas primeiro é preciso fazer sua parte restaurando seu altar, sua família, concertar erros e continuar cavando para encontrar água.
As promessas de Deus são uma fonte de bênçãos!

Cave novos poços para o futuro!

CONCLUSÃO

Não vale a pena brigar por causa de água, mas vale a pena cavar e “bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço (Provérbios 5.15). Deus tem muito para nossas vidas e Jesus garantiu que “quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (João 7.38).
Deus tem um futuro de bênçãos para sua vida, mas é preciso lutar muito sabendo que dificuldades podem vir no caminho, mas a vitória é certa.
Se você perdeu um poço que cavou com seu esforço, não pare de cavar, porque onde você for Deus fará fluir em sua vida. Pessoas invejosas te perseguem porque nada flui no que eles fazem, pois não têm a presença de Deus.
Não beba águas entulhadas, amargosas de contendas e nem águas do diabo. Deus tem águas de prosperidade e promessas infinitas para sua vida.
Cavar poços é trabalhoso e difícil, mas é recompensador ver as águas fluindo e se refrescar na presença de Deus.

Continue cavando, não pare!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


livro pecado institucional

E-book: PECADO INSTITUCIONAL: as faces da injustiça religiosa

Pecado institucional é o erro cometido por uma instituição ou liderança que se torna de forma intencional um hábito, prejudicando pessoa inocentes. Infelizmente a injustiça faz parte da cultura da sociedade por séculos ao ponto de levar o povo ao comodismo e as instituições, bem como aqueles que têm o dever de cumprir a justiça, ignorarem o sofrimento de tantas vidas privadas de seus direitos. A igreja também é alvo e agente deste sistema injusto e muitas vezes comete erros que atingem pessoas ingênuas seguidoras de seus ensinamentos. O objetivo deste livro é despertar para as formas de injutiça em todos os níveis, principalmente no meio religioso.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp