O Caminho do Amor

-Tema: AMOR
“um caminho sobremodo excelente”
I Coríntios 12.31
-IntroduçãoPara ir em direção a qualquer lugar você pode traçar uma rota com várias opções. Com certeza você escolherá o melhor caminho. Um caminho melhor não significa o mais perto e sim o que com mais segurança te levará ao destino.Este é o texto que antecede o grande poema do amor em I Coríntios 13. Para introduzir o tema do amor, o apóstolo Paulo afirma que não existe caminho melhor do que este.
Deus é amor (I João 4.8) e, portanto não há como falar de amor sem falar de Deus ou falar de Deus sem contar a mais linda história de amor. Sem dúvida o Caminho é Jesus (João 14.6). O Caminho do Amor foi trilhado por Cristo ao sair de sua glória celestial para estar entre os homens, caminhando desde a pobre manjedoura até a dolorosa cruz. O que sustentou Jesus em cada passo de sua caminhada foi na sua essência o Amor.

Como é o Caminho do Amor?

Vamos aprender como é o caminho do amor:

1-Caminho Novo e Vivo

Hebreus 10.20 “pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”
O Caminho do Amor é Novo e Vivo. Novo porque mesmo que você esteja todos os dias num mesmo lugar, sempre parece novidade quando há o amor. Vivo porque é um caminho que tem vida própria se mostrando a cada vez de maneira especial quando olhamos com amor.
Muitas vezes o relacionamento parece ter morrido e envelhecido, mas se há amor de verdade, sempre haverá condições de renovar o sentimento e manter viva a emoção. Por isso é sempre importante procurar renovar-se a cada dia deixando as coisas velhas para trás (II Coríntios 5.17) e não deixar morrer o primeiro amor (Apocalipse 3.2).
No Caminho do Amor há novidade de vida!

2-Caminho mais Alto:

Isaías 55.9“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”
O Caminho do Amor é o mais alto de todos. Este caminho não é da terra e sim do céu. Foi Deus quem desceu e mostrou como é o seu amor, então “nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (I João 4.19). Descobrimos isso aprendemos que o amor não vem de dentro de nós como algo sujeito às nossas vontades e sentimentos, mas o verdadeiro amor vem de Deus. Se Deus é a fonte do amor, todas as vezes que precisarmos buscar mais amor podemos procurar que lá do alto nos reveste amorosamente.
Se o seu relacionamento está enfraquecendo e parece que o amor está acabando, busque mais o Amor de Deus que jamais se acabará. Talvez você estivesse tentando amar com suas próprias forças terrenas, mas precisa aprender a amar com a energia inesgotável do amor quem vem do céu. Quando amamos apenas de maneira carnal estamos sujeitos aos problemas terrenos de um amor que não é do céu e sim dos homens.
No Caminho do Amor você está acima dos problemas!

3-Caminho Estreito:

Mateus 7.14 “porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida e são poucos que entram por ela”
O Caminho do Amor é estreito. Quem disse que é fácil amar? Nunca foi. Quando você se propõe a amar alguém, está se abrindo para sofrer com e por esta pessoa. Não choramos por alguém que não sentimos nada. O caminhar de quem ama é árduo e apertado. O verdadeiro amor não sente apenas prazeres, mas é capaz de enfrentar dores por quem ama.
O amor do mundo só quer receber, contudo o Amor que vem de Deus se entrega. Ao amarmos uma pessoa nos colocamos dependentes desta e nos limitamos muito a fazer o que a agrada, deixando de fazer o que não gosta. Tudo isso faz de nosso caminhar muito apertado. Tomamos cuidado em como andamos ou onde pisamos para não errar e fazer tudo com amor, pois “o amor não faz mal ao próximo” (Romanos 13.10).
O Caminho do Amor é difícil, mas é o melhor!

Siga o Caminho do Amor!

-CONCLUSÃO:Efésios 5.2 “Andai em Amor”
O Caminho do Amor sempre será Novo e Vivo, pois nunca envelhece ou morre. Também é o mais Alto de todos os caminhos porque não é desta terra e sim do céu. Além disso, o Amor nos leva a caminhos Estreitos onde nos limitamos a fazer o que é bom para o próximo.
A melhor forma de andar não é com o melhor veículo e sim com o amor. Por onde formos e com quem estivermos devemos aprender a andar em amor. Em cada decisão nas encruzilhadas da vida precisamos escolher sempre o Caminho do Amor. Por mais difícil que seja, siga sempre pela direção do amor.

Escolha sempre o melhor caminho: o Amor!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. pastor hoje aprendi o quanto e importante o amor para nossa vida ...obrigado pela palavra de benção

    ResponderExcluir
  2. Belas palavra do Espírito Santo te usando pastor, uma vez pedi a Deus pra dar me direção uma resposta pra entender porque Ele me chamou novamente eu também estava perdido mas graças ao nosso Senhor Ele me chamou, certo que preciso Dele sempre.

    Mas ele mostrou o caminho que devo seguir através de um louvor do Kleber Lucas "verdadeiro Amor" principalmente o Amor Divino que é só Dele o verdadeiro Amor, agora estou em busca de me revestir do teu Santo Amor onde Deus é Amor...

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.