O espírito de Jezabel

Tema: DISCERNIMENTO

mulher com máscara falsidade 

“Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel” Apocalipse 2.20
Introdução:O espírito de Jezabel é como denominamos um comportamento que perturba muitas igrejas. O Senhor Jesus disse que este tipo de atitude não deve ser tolerado. Contudo, em quase todas as comunidades cristãs existe uma Jezabel que “a si mesma se declara profetisa” (Apocalipse 2.20) e com isso engana muitas pessoas. Este espírito impede o crescimento da igreja e precisa ser derrotado para que a comunidade de fé seja abençoada.


Elias certa vez fugiu com medo das ameaças de Jezabel (I Reis 9.1-10) e o pastor da igreja de Tiatira parece que tolerava os erros de uma pessoa como Jezabel. Tanto o profeta como o pastor, foram desafiados a enfrentar este espírito e vencer através do poder de Deus. Isso mostra que não precisamos ter medo “porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (II Timóteo 1.7).

Como descobrir o espírito de Jezabel?

Vejamos algumas características do espírito de Jezabel baseados nesta personagem:

 1-Prostituição

Jezabel era uma mulher vaidosa (II Reis 9.30) acostumada a conquistar seus interesses através de sedução. Na bíblia o termo prostituir tem o significado geral de infidelidade tanto conjugal como espiritual. Quando uma pessoa não é fiel a Deus, está se prostituindo, pois “ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6.24). Jezabel praticava tanto a prostituição sexual como a feitiçaria (II Reis 9.22).
Em várias igrejas o espírito de Jezabel entra através de pessoas que não estão com sua vida em santidade. Por isso precisamos tomar cuidado com quem colocamos diante do altar para ministrar. Torna-se indispensável um padrão moral para quem estiver à frente da igreja. Isso não é legalismo, mas uma necessidade. Uma pessoa que está em pecado de fornicação ou amasiada não está preparada para ensinar e sim precisa ser restaurada. Devemos fazer isso com amor e muita paciência, nunca expondo ninguém em público.
Além desta situação, ainda existe a prostituição espiritual. Muitos membros de igrejas são infiéis ao seu pastor e à comunidade onde congrega. Pessoas assim pulam de galho em galho, procurando onde tem algo que lhe agrada. Cada dia procura uma igreja e um pastor que faça sua vontade. O espírito de Jezabel faz com que líderes falem mal de seu pastor, traindo aquele que abençoa e luta por sua vida.
Não tolere prostituição em sua igreja!

2- Idolatria

Outra característica do espírito de Jezabel é a idolatria. Jezabel patrocinava o culto a ídolos e tinha um exército de profetas chegando ao número de mais de 850 homens sustentados por ela para cultuar deuses estranhos (I Reis 18.19). A idolatria é tudo o que toma o lugar de Deus, pois o Senhor não divide sua glória com ninguém (Isaías 43.8).
No mundo gospel atual existe muito estrelismo onde o nome de personalidades mais artísticas do que religiosas se sobrepõem. Nas igrejas locais o espírito de Jezabel entra com idolatria de cantor, pastor e principalmente a idolatria denominacional. A religiosidade faz com que membros de igrejas sigam mais o que diz sua denominação ou líder do que o que a própria bíblia diz.
A idolatria na igreja engana muito bem aqueles que estão cegados pensando que tudo está perfeito e que seu líder ou denominação não têm defeito. Alguns membros de igreja fazem pior idolatrando um líder que não é de sua comunidade em detrimento de quem está ali no dia a dia conhecendo os problemas e dificuldades do lugar e das pessoas. Com isso vêm as comparações e cobranças indevidas. Com o tempo estas pessoas se decepcionam e ficam frustradas, pois sua fé não era somente em Deus e sim em “doutrinas que são ensinamentos de homens” (Mateus 15.9).
Não tolere idolatria em sua igreja!

3- Manipulação

Jezabel era manipuladora. Queria que tudo fosse do seu jeito. Seu próprio marido “Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava” (I Reis 21.25). Por querer controlar tudo ao seu redor, Jezabel também era invejosa. Certa vez armou uma mentira para matar um homem chamado Nabote só porque Acabe queria o seu terreno. Então tirou a via e a propriedade de um homem inocente (I Reis 21.5-15).
Quem manipula pessoas faz coisas terríveis sendo capaz de tudo para alcançar seus objetivos, como mentira, traição e vingança. Uma pessoa manipuladora mente para conseguir o que deseja, trai ou apunhala outros pelas costas e se vinga de quem não fizer sua vontade.
O espírito de Jezabel entra em muitas igrejas através de pessoas que querem mandar em tudo na congregação. Algumas dessas pessoas já exercem funções de autoridade profissionalmente e refletem isso dentro da igreja achando que podem dar ordens ao irmão como se fossem um empregado ou subordinado do trabalho. Contudo ainda existem casos de pessoas que não se realizaram profissionalmente ou até na família foram dominados e parecem querer ser alguém dentro da igreja assumindo funções onde possam sobressair sobre os outros.
Igreja não é lugar de maltratar ninguém e sim de demonstrar amor e companheirismo. Se alguém tem um título de poder na sociedade, isso fica do lado de fora e dentro da Casa de Deus somos todos irmãos e devemos “servi uns aos outros em amor” (Gálatas 5.13). Por isso devemos ter cuidado ao colocar alguém na liderança que não trata bem os irmãos.Também é preciso ter cuidado com sistemas políticos e eclesiásticos onde uma pessoa tem poder excessivo na igreja.
Não tolere manipulação em sua igreja!

4-Perseguição

Jezabel perseguiu os profetas do Senhor ao ponto que muitos tiveram que ser escondidos por um tempo (I Reis 18.4 e 13). Muitos profetas foram mortos por Jezabel e o próprio Elias foi ameaçado por ela (I Reis 19.2). Um dos motivos desta perseguição é porque os profetas de Deus falavam a verdade e não o que Jezabel e Acabe queriam ouvir (II Reis 3.13,14).
O espírito de Jezabel pode ser percebido em igrejas onde pessoas são perseguidas. Existem comunidades onde tudo já está tão estabilizado que quando um homem ou mulher de Deus propõe mudanças, passa a ser perseguido. A inveja e briga de poder fazem com que líderes sejam perseguidos nas igrejas. Espiritualmente falando, uma das causas da perseguição é que o líder enfrenta coisas demoníacas e luta contra forças do mal, por isso o inimigo usa pessoas para persegui-lo.
Enfrentar perseguição externa, de pessoas ou situações que vem de fora da igreja é algo normal. Entretanto a pior coisa é ser perseguido por irmãos. Esta é uma estratégia do inimigo para enfraquecer a igreja, pois “um reino dividido não subsistirá” (Mateus 12.25). Tome cuidado com pessoas que falam mal de outros irmãos ou que perseguem líderes, pois estão sendo usadas pelo espírito de Jezabel.
Não tolere perseguição em sua igreja!

Livre sua Igreja do espírito de Jezabel!

CONCLUSÃO

O fim da vida de Jezabel foi terrível (II Reis 9.36,37). A personagem do Apocalipse chamada de Jezabel também foi avisada e Jesus lhe deu “tempo para que se arrependesse” (Apocalipse 2.21), caso contrário sofreria muito ao ponto de ser tratada no leito de enfermidade e seus ‘filhos’ ou seguidores também seriam exterminados (Apocalipse 2.22,23).Então se em sua igreja há este tipo de comportamento deixe Deus cuidar, pois Ele vai separar o joio do trigo (Mateus 13.36-40). Confie na promessa de que “os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos” (Salmos 1.5).
Neste estudo nos referimos ao espírito de Jezabel como algo demoníaco que precisa ser expulso e também comportamental que precisa ser tratado. Então aconselhamos a quem ler estas palavras a não usar isso como expressão de chacota chamando irmãos ou irmãs de ‘Jezabel’ e nem reprimir estas pessoas, pois fazendo isso, estaria usando suas mesmas estratégias e, portanto fazendo-se igual.
Não queremos o mal para nossos irmãos. Mesmo que estejam sendo usados pelo inimigo, queremos sua libertação. Mas caso a pessoa não aceite ser tratada, não há nada que possamos fazer para que “não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará” (Provérbios 9.8).
Para resolver o problema de uma igreja onde está o espírito de Jezabel é preciso muita oração e jejum (Mateus 17.21), mas também devemos acompanhar a pessoa enquanto esta seja tratável tentando resgatar sua vida através de conselhos e ensinando a Palavra de Deus com amor (I Tessalonicenses 5.14). Muitas dessas pessoas são apenas religiosos que não tiveram ainda uma verdadeira experiência com Deus e precisam de nós para abençoá-los.
Você é um profeta lutando contra Jezabel?

Vença o espírito de Jezabel com oração e amor!


__________________________________________

ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp