O amigo Jesus Cristo

Tema: EVANGELISMO 

pregação sobre o amigo Jesus Cristo

João 15.13-15
Introdução: Jesus revolucionou o sentido da religião. Antes as pessoas achavam que Deus estava distante e Jesus apresentou Deus como Pai (João 10.29), pois queria estar próximo de todos por amor.
    Os mestres, chamados pelo título de Rabi eram reverenciados pelos seguidores, porém Jesus lavou os pés de seus discípulos como prova de amor e humildade (João 13.1-8). Além disso, Cristo chamou seus discípulos de amigos para mostrar que deseja nossa confiança e amor.

Quem é seu melhor amigo?

Vamos entender como Jesus fez por nós muito mais que qualquer outro amigo:

1- O maior SENTIMENTO

v.13 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

A base de uma amizade é a identificação de um com o outro. Você gosta de conversar com seus amigos. Nunca se cansam de estar juntos. Mas ao final deste momento cada um vai para sua casa. Jesus Cristo é o único amigo que fica até o fim como prometeu “eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20).
Jesus foi o único que se entregou em nosso lugar como “prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8). Não existe sentimento maior do que este de sofrer a dor de morte na cruz por pessoas que não o reconheciam ainda.
Nenhum amigo te ama como Jesus!

2- O maior PEDIDO

v.14 e 17 “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”.

Todo amigo tem liberdade de pedir algo. Alguns chegam a emprestar dinheiro como prova de confiança em seus amigos. Porém é muito triste quando descobrimos que um amigo se interessa pelo que temos e não pelo que somos.
Jesus pediu algo muito importante como prova de nossa amizade por Ele. Apenas quis que fizéssemos o que Ele fez, que é amar ao próximo. Assim Jesus resumiu toda a lei (Mateus 22.39). A prova da presença de Jesus em nossas vidas é o amor, porque “Deus é amor” (I João 5.8). A vontade de Cristo é que alcancemos outros amigos para Ele aumentando a sua família a cada dia que é a Igreja (Efésios 2.19).
A única coisa que Jesus te pede é o amor!

3- A maior REVELAÇÃO

v.15 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”.

Todos os amigos contam segredos um ao outro. A confiança é uma prova de amizade. Ficamos tristes quando sabemos que um amigo não nos contou algo que acontecia. Quando passamos por dificuldades, logo procuramos um amigo para pedir conselho.
Por isso Jesus nos contou todo o propósito de Deus para a humanidade desde a criação até o fim do mundo, “porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10). Jesus também nos prometeu um “consolador” que é o Espírito Santo para nos lembrar de suas palavras (João 14.26). Também nos deu a tarefa de anunciar esta mensagem para todas as pessoas chamando-os para serem amigos de Jesus (Mateus 28.19).
Jesus confiou a você a maior de todas as revelações!

Jesus é seu amigo!

CONCLUSÃO

De todos os personagens da história de todas as pessoas que venhamos a conhecer, ninguém é como Jesus. Um amigo que temo maior de todos os sentimentos, fez o maior de todos os pedidos e nos revelou o maior de todos os segredos.
Numa rede social, as pessoas chamam conhecidos para ser ‘amigos’ podendo compartilhar e ver as novidades um do outro. Jesus nos chama para divulgar sua rede de amigos compartilhando o evangelho.

Seja amigo de Jesus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp