O Reino de Deus e dos Céus

COMPARTILHE:

2 comentários

-Tema: ESTUDO BÍBLICO  
“Venha o Teu Reino” Mateus 6.10
-Introdução: As expressões ‘reino de Deus’ e ‘reino dos céus’ são sinônimas. Quando se diz Reino de Deus é referente a quem pertence e o Reino dos Céus à sua origem ao contrário dos “reinos do mundo” oferecidos por Satanás (Mateus 4.8). O sentido da palavra reino é domínio ou reinado [malkût = hebraico; basileia=grego]¹, diferenciando de um governo político e para ser mais espirituais e morais. Algumas citações se referem ao presente do reino e outras apontam para o futuro.
No Antigo Testamento aparece apenas como ‘Reino do Senhor’ (I Crônicas 28.5; II Crônicas 13.8; Obadias 1.21). Mas o conceito geral que deu origem a estes termos veio do profeta Daniel anunciando um “domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído” (Daniel 7.14) e que os servos de Deus fariam parte deste reino Divino (Daniel 7.14, 18, 22, 27).

No Novo Testamento a expressão ‘reino dos céus’ é usada somente por Mateus 31 vezes. Já as referências ao ‘reino de Deus’ são encontradas em Mateus 4 vezes, em Marcos 15 vezes, em Lucas 32 vezes, em João 2 vezes, em Atos 6 vezes e nas cartas de Paulo oito vezes, formando um total de 98 citações destes termos sem contar as inúmeras vezes que se usa apenas ‘reino’.
O povo que vivia sob o domínio do império Romano ouviu falar de um novo Reino “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores” (I Timóteo 6.15). Estes dados revelam a importância do tema para o ministério de Jesus e dos apóstolos. Podemos resumir dizendo que esta era a doutrina principal da pregação do evangelho.
Você conhece o Reino de Deus?
Vamos estudar sobre o Reino de Deus:
I- O Reino de Deus não é:
Podemos encontrar alguns aspectos do que não é o Reino de Deus:
-VISÍVEL: Lucas 17.20,21 “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”.
-DO MUNDO: João 18.36 “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui”.
-DIVIDIDO: Marcos 3.24 “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir”.
-PALAVRAS: I Coríntios 4.20  “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder”.
-COMIDA OU BEBIDA: Romanos 14.17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.
Baseado nestes textos que dizem expressamente o que o Reino de Deus não é, entendemos que não será algo visível como esperado pelos judeus partidários do messianismo político. O domínio anunciado por Jesus é no interior de cada cristão. Mas para que não seja tão subjetivo, o apóstolo Paulo diz que este reino não é apenas em palavras ou discursos demagógicos, pois precisa ser confirmado pelo poder de Deus através do Espírito Santo na vida da pessoa. Para que o reino não fosse exteriorizado por rituais humanos, o apóstolo também ensina que não consiste em comida ou bebida, nem em qualquer ordenança religiosa, mas na prática da justiça que promove paz e traz alegria do Espírito.

II- O Reino de Deus é:
Vários textos deixam claro como é o Reino de Deus:
-MISTERIOSO: Mateus 13.11 “Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido” e Marcos 4.11 “Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas”.
-LIBERTADOR: Lucas 11.20 “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós”.
-UM NOVO TEMPO: Lucas 16.16 “A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele”.
-IGUALDADE: Mateus 11.11 “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele”.
-ETERNO: II Pedro 1.11 “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
-ESCATOLÓGICO: Lucas 21.31 “Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus”. Lucas 22.18 “pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus”. Apocalipse 12.10 “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”.
Por mais que venhamos a estudar sobre este tema, sempre haverá algo misterioso que será revelado apenas com o seu cumprimento futuro. Mesmo assim somos privilegiados por conhecer e participar deste reino celestial. Aqui na terra recebemos libertação espiritual de tudo que é maligno e um novo tempo de Deus se iniciou através da vinda de Jesus e também se inicia na vida de todos que recebem a Jesus como Senhor. Os membros deste Reino são iguais não tendo maior ou melhor, pois todos são irmãos e filhos de Deus. Acima de tudo o Reino de Deus tem caráter escatológico, ou seja, apocalíptico e futuro. Um Reino eterno que não terá fim.

III- O Reino de Deus já:
O reino de Deus tem características do tempo presente que são:
-COMEÇOU: Mateus 12.28 “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós” e Marcos 9.1 “Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus”.
-ESTÁ PERTO DE NÓS: Mateus 10.7 “e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus”. Marcos 12.34 “Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo”.
-ESTÁ ABERTO: Mateus 16.19 “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”. Mateus 23.13 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!”.
Neste tempo presente podemos dizer que o Reino de Deus já teve seu início quando Jesus veio como Rei dos reis exercendo seu senhorio sobre aqueles que creem. Por isso Jesus deixou bem claro que o seu reino está próximo também no sentido de perto e não distante das pessoas como apregoava a lei. Além disso, o Reino de Deus está aberto para receber mais súditos e todos que quiserem podem participar.

IV- Quem não vai entrar no Reino de Deus:
Algumas práticas que impedem a entrada no Reino de Deus são:
PECADOS: I Coríntios 6.9,10 “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”. Gálatas 5.21 “invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”. Efésios 5.5 “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.
CARNALIDADE: I Coríntios 15.50 “Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção”.
DIFÍCIL PARA OS RICOS: Marcos 10.23-25 “Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.
DESOBEDIÊNCIA: Mateus 7.21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Mateus 25.34 “então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
OLHAR PARA TRÁS: Lucas 9.62 “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.
DESCRENTES: João 3.5 “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
Embora aberto para todos, existem pessoas que não poderão entrar no Reino de Deus por causa de suas atitudes. Por isso o apóstolo Paulo apresenta algumas listas de pecados que são impedimentos à entrada no Reino. Como se trata de um Reino dos Céus, então seus súditos devem ser pessoas espirituais. Jesus enfatizou que as pessoas apegadas às riquezas terrenas não conseguirão se interessar por um reino espiritual, o que dificulta muito sua entrada no Reino. Em geral toda e qualquer desobediência é empecilho a entrada no Reino, mesmo que religiosamente a pessoa chame a Deus de Senhor. Uma grande dificuldade para entrar no Reino é não conseguir renovar sua vida, olhando sempre para o passado, além da incredulidade que impede de viver uma nova vida. Pela graça de Deus, todos são convidados, mas somente os obedientes à vontade de Deus conseguirão entrar no Reino Celestial.

V- Para quem é o Reino de Deus:
Os textos que declaram para quem é este Reino são:
OS PEQUENINOS: Mateus 19.14 “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus”. Marcos 10.14 “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”. Marcos 10.15 “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”.
TODOS OS POVOS: Mateus 8.11 “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”. Mateus 21.43 “Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”.
POBRES: Lucas 6.20 “Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus”.
LUTADORES: Atos 14.22 “fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”.
Os membros do Reino de Deus são citados claramente como os pequeninos, comparados com crianças, pessoas santas e sem maldade no coração. Não serão apenas judeus como pensavam os fariseus, mas pessoas de todos os povos da terra. Muitas pessoas pobres serão privilegiadas com entrada no reino para compensar a injustiça que sofreram, principalmente aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer a verdade. Mas acima de tudo é com muita luta e esforço que se consegue entrar neste Reino.

VI- O que é preciso para entrar no Reino de Deus:
Para ter entrada no Reino dos Céus é necessário:
ARREPENDIMENTO: Mateus 3.2 “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Mateus 4.17 “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Marcos 1.15 “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”.
HUMILDADE: Mateus 5.3 “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 18.4 “Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus”.
OBEDIÊNCIA: Mateus 5.19 “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”. Mateus 21.31 “Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus”.
JUSTIÇA: Mateus 5.10 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5.20 “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”.
ESFORÇO: Mateus 11.12 “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.
CONVERSÃO: Mateus 18.3 “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”. João 3.3 “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
RENÚNCIA: Marcos 9.47 “E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno”.  Mateus 19.12 “Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita”.  Lucas 18.29 “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus”.
Para entrar no Reino Celestial é preciso se arrepender dos pecados, viver em humildade e obediência à vontade de Deus. Além disso, precisa caminhar em busca da justiça e se esforçar o máximo possível para fazer o melhor. Também é preciso mudar de vida se convertendo ao renunciar o mundo para buscar a Deus.

VII- O que devemos fazer quanto ao Reino de Deus:
Quem participa do Reino de Deus deve:
BUSCAR: Mateus 6.33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.  Mateus 6.9 “venha o teu reino”.
ESPERAR: Marcos 15.43 “vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus”.
ANUNCIAR: Lucas 8.1 “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele”. Lucas 9.2 “Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos”. Lucas 9.11 “Mas as multidões, ao saberem, seguiram-no. Acolhendo-as, falava-lhes a respeito do reino de Deus e socorria os que tinham necessidade de cura”. Lucas 9.60 “Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus’. Atos 28.31 “pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo”.
TESTEMUNHAR: Atos 28.23 “Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas”.
Quando fazemos parte do Reino de Deus precisamos buscar este domínio o tempo todo para não cairmos no império das trevas. Também devemos esperar o cumprimento final do Reino de Deus quando Jesus voltar para buscar sua Igreja. Enquanto isso, temos a tarefa de pregar o evangelho deste Reino chamando mais pessoas. O testemunho de vida é imprescindível para mostrar a realidade do Reino.

Venha fazer parte do Reino de Deus!
-Conclusão: Mateus 6.33 "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”
Citamos apenas os textos que explicam sobre o Reino de Deus e não usamos as Parábolas do Reino. Estas histórias ou alegorias são para comparar de maneira inteligível aquilo que não podemos ver claramente. Em sua sabedoria, Jesus usou coisas do cotidiano das pessoas para que entendessem a realidade do Reino de Deus. Usou a linguagem da agricultura (Mateus 13.24, 31; Marcos 4.26), culinária (Mateus 13.33), do comércio (Mateus 13,44, 45), da pescaria (Mateus 13.47), de estudiosos (Mateus 13.52), governantes (Mateus 18.23; 22.2), de casamento (Mateus 25.1). Desta forma todos poderiam entender o que é o Reino de Deus. Isso nos mostra a simplicidade e abrangência deste Reino.
O que marca um reino é a pessoa de seu rei, por isso o que não pode faltar em nossas vidas é presença do Rei Jesus. Todos os reinos do mundo são temporários, mas o reino de Deus é eterno e infinito. Se Jesus estiver reinando em sua vida, então você faz parte do Reino de Deus. Mesmo que não consiga saber tudo sobre este Reino, o que não podemos esquecer é quem é o Rei: Jesus!
Deixe Jesus ser o seu Rei!
_________________________________________________
¹ Vine, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2006 – 7ª edição. Páginas 256 e 936.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. (JB.8.21) QUE É QUE VOS TENHO DITO DESDE O PRINCIPIO? (1CO.11.1) SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOI DE CTISTO:; (LC.12.32) PORQUE VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO:(2CO.10.7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE:

    MUDANÇA INTERIOR

    VIVA JESUS!

    Bom-dia! queridos irmãos.

    "A única constância no universo é a mudança! Tudo modifica a todo instante. A vida é cíclica. As coisas começam e acabam. O segredo da felicidade dessa vida é compreender isso e se adaptar a realidade. "

    Mudança, mudanças... Tudo muda, tudo é impermanente, mas existem momentos que a mudança aparece forte, inexorável, como uma fase da nossa vida.

    É uma transição ! Aquele momento do ponto de mutação, quando o antigo não funciona mais e o novo ainda não está implantado. Nos sentimos literalmente no ar!

    Sabe aquela figura do yin e do yang?; redonda, o preto no branco e o branco no preto? - É assim! As coisas tem ciclos: começam e acabam e o segredo da felicidade nesta vida é compreender isso e se adaptar a realidade.
    Há momentos na nossa vida em que ficamos extremamente insatisfeitos. Pode ser com o nosso trabalho, com os nossos relacionamentos, com o nosso sentido de vida, com a nossa missão.

    Essa insatisfação interior, mostra que a mudança já começou e ela passa por fases: Primeiro a gente acha que não é com a gente - É a fase da negação, depois a gente tenta barganhar, a gente reza, faz promessas, tenta um acordo, aí vê que é pra valer e caímos numa depressão, que é normal se não durar muito, até que aceitamos a mudança e vemos que ela não é tão assustadora assim, que ela é até bacana, veja só! E daqui a pouco a gente acha que é lógico! Foi melhor assim...

    E saltamos para um novo nível de consciência, de maturidade, de existência.

    Assim é a vida !

    Mas, como viver esses momentos, quando tudo parece fugir ao controle?

    Aqui vão algumas dicas:

    É bom recolher-se e preparar o Espírito.

    É bom cumprir todas as obrigações do dia a dia.

    É bom fazer limpezas, selecionar e organizar o material antigo.

    É bom entrar em contato com a nossa fé por meio da meditação e da oração.
    É bom ter paciência e tolerância, e observar como as pessoas cometem desatinos durante esses tempos. A única solução é o amor. Se aparecerem boas ideias, anotar tudo para quando o processo estiver completado.
    Se sentir desespero, respirar fundo e ter certeza de que tudo vai passar...
    A mudança só acontece quando estamos prontos, ou só ficamos prontos quando passamos por ela?

    Essa é uma pergunta eterna e só descobriremos a resposta vivendo intensamente com coragem e flexibilidade, seguindo o caminho do coração.
    Mirna Grzich
    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/mensagens-de-animo/mudanca-interior/#ixzz4KWRofAW4

    IS.41.4) QUEM FEZ E EXECUTOU TUDO ISSO? AQUELE QUE DESDE O PRINCIPIO TEM CHAMADO AS GERAÇÕES À EXISTÊNCIA; EU, O SENHOR, o PRIMEIRO, E COM OS ÚLTIMOS, EU MESMO


    ResponderExcluir
  2. Estudo excelente, de forma simples, clara e objetiva. Que Deus continue lhe usando para divulgar sua Palavra.

    Roberto Lopes

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.