Não deixe sua casa cair

Tema: FAMÍLIA

tijolos montar casa

Mateus 7.24-27

Introdução: A expressão popular ‘um dia a casa cai’ se refere a situações em que algo começou errado e certamente terminará pior ainda. Infelizmente muitas casas estão em ruínas não em suas paredes, mas seu conteúdo principal que é o amor. O relacionamento pode ser comparado com a manutenção de uma casa que precisa sempre estar em dia para não deixar acumular problemas que podem ser irreversíveis.
Jesus falou de dois homens que fizeram suas casas normalmente com a única diferença em sua base. Um construiu sobre a pedra e outro sobre a rocha. A diferença entre eles foi ainda maior quando veio uma tempestade sobre as duas casas e a que foi erguida sobre a areia desabou enquanto a que estava sobre a rocha permaneceu intacta.


Sua casa está caindo?

Vamos refletir sobre quatro fatos que sustentam a família comparando com quatro colunas de uma edificação:

1- FÉ

A primeira coluna de sustentação da família é a fé. Jesus começa a descrição destes dois homens como “aquele que ouve” (v.24 e 26). Isso nos lembra da fé porque “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10.17).
Sem fé a família está enfraquecida porque “a fé é o firme fundamento” (Hebreus 11.1). Muitos lares esmorecem porque não cultivam a fé entre si e quando passam por tempestades não acreditam que podem superar.
Alicerce sua família com fé!

2- SABEDORIA

Os dois personagens desta palavra são chamados de “homem prudente” (v.24) e “homem insensato” (v.26). A sabedoria foi o diferencial entre eles.
A família precisa de sabedoria de Deus em todas as suas decisões. Um dos motivos que tem faltado sabedoria é a ausência do temor de Deus porque “o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam” (Salmo 111.10). Quando as pessoas não respeitam nem a Deus também não conseguem respeitar os familiares.
Alicerce sua família com temor de Deus!

3- OBEDIÊNCIA

Jesus disse que um homem praticava sua palavra (v.24) e outro “não as pratica” (v.26). Outro aspecto que diferencia estes dois homens em suas casas é a obediência a Deus.
Não adianta a família ser apenas religiosa. Precisa também viver sua fé em seu lar (Tiago 1.22). Todos se conhecem e sabem quem realmente são dentro de casa. Quando obedecemos a Deus conseguimos vencer através da obediência. Mesmo que os sentimentos se abalem devemos amar por obediência ao mandato de Jesus de amar ao próximo (Marcos 12.31). O nosso próximo mais próximo está dentro de casa.
Alicerce sua família com obediência!

4- PERSEVERANÇA

As duas casas do texto passaram pela mesma tempestade com chuva, ventos e enxurrada (v.25 e 27).
Toda família sem exceção passa por temporais e lutas e quando está alicerçada sobre Cristo torna-se mais forte e mais unida depois que passa a tempestade (Romanos 5.3,4). Por isso é preciso perseverar e suportar o que for preciso porque tudo passa, mas “o amor tudo suporta” (I Coríntios 13.7). Da mesma forma que durante um temporal você espera acalmar para sair, também devemos esperar as lutas passarem e não pensar que vão continuar para sempre.
Alicerce sua família com perseverança!

Segure sua família!

CONCLUSÃO

pilares com palavras
 
A família precisa de alicerces firmes que a sustente (Lucas 6.48-49). A base deve ser Cristo representado pela Palavra de Deus. Se você está segurando sua família, fique firme e peça força a Deus que te fortalece. Através das colunas da Fé, da Sabedoria, da Obediência e da Perseverança o lar se mantém de pé.
Mesmo que você seja quem sustenta sua casa, aguente firme no Senhor que te fortalece (Filipenses 4.13). Jesus te ajuda a levar o fardo (Mateus 11.28) e não deixará sua casa desmoronar porque o propósito de Cristo é salvar as famílias (Atos 16.31).

Deus sustenta sua família!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp