Não deixe sua casa cair

-Tema: FAMÍLIA
Mateus 7.24-27
-Introdução: A expressão popular ‘um dia a casa cai’ se refere a situações em que algo começou errado e certamente terminará pior ainda. Infelizmente muitas casas estão em ruínas não em suas paredes, mas seu conteúdo principal que é o amor. O relacionamento pode ser comparado com a manutenção de uma casa que precisa sempre estar em dia para não deixar acumular problemas que podem ser irreversíveis.
Jesus falou de dois homens que fizeram suas casas normalmente com a única diferença em sua base. Um construiu sobre a pedra e outro sobre a rocha. A diferença entre eles foi ainda maior quando veio uma tempestade sobre as duas casas e a que foi erguida sobre a areia desabou enquanto a que estava sobre a rocha permaneceu intacta.
Sua casa está caindo?
Vamos refletir sobre quatro fatos que sustentam a família comparando com quatro colunas de uma edificação:

1- :
A primeira coluna de sustentação da família é a fé. Jesus começa a descrição destes dois homens como “aquele que ouve” (v.24 e 26). Isso nos lembra da fé porque “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10.17).
Sem fé a família está enfraquecida porque “a fé é o firme fundamento” (Hebreus 11.1). Muitos lares esmorecem porque não cultivam a fé entre si e quando passam por tempestades não acreditam que podem superar.
Alicerce sua família com fé!
              
2- SABEDORIA:
Os dois personagens desta palavra são chamados de “homem prudente” (v.24) e “homem insensato” (v.26). A sabedoria foi o diferencial entre eles.
A família precisa de sabedoria de Deus em todas as suas decisões. Um dos motivos que tem faltado sabedoria é a ausência do temor de Deus porque “o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam” (Salmo 111.10). Quando as pessoas não respeitam nem a Deus também não conseguem respeitar os familiares.
Alicerce sua família com temor de Deus!


ASSISTA:
3- OBEDIÊNCIA:
Jesus disse que um homem praticava sua palavra (v.24) e outro “não as pratica” (v.26). Outro aspecto que diferencia estes dois homens em suas casas é a obediência a Deus.
Não adianta a família ser apenas religiosa. Precisa também viver sua fé em seu lar (Tiago 1.22). Todos se conhecem e sabem quem realmente são dentro de casa. Quando obedecemos a Deus conseguimos vencer através da obediência. Mesmo que os sentimentos se abalem devemos amar por obediência ao mandato de Jesus de amar ao próximo (Marcos 12.31). O nosso próximo mais próximo está dentro de casa.
Alicerce sua família com obediência!

4- PERSEVERANÇA:
As duas casas do texto passaram pela mesma tempestade com chuva, ventos e enxurrada (v.25 e 27).
Toda família sem exceção passa por temporais e lutas e quando está alicerçada sobre Cristo torna-se mais forte e mais unida depois que passa a tempestade (Romanos 5.3,4). Por isso é preciso perseverar e suportar o que for preciso porque tudo passa, mas “o amor tudo suporta” (I Coríntios 13.7). Da mesma forma que durante um temporal você espera acalmar para sair, também devemos esperar as lutas passarem e não pensar que vão continuar para sempre.
Alicerce sua família com perseverança!

Segure sua família!
-CONCLUSÃO:
A família precisa de alicerces firmes que a sustente (Lucas 6.48-49). A base deve ser Cristo representado pela Palavra de Deus. Se você está segurando sua família, fique firme e peça força a Deus que te fortalece. Através das colunas da Fé, da Sabedoria, da Obediência e da Perseverança o lar se mantém de pé.
Mesmo que você seja quem sustenta sua casa, aguente firme no Senhor que te fortalece (Filipenses 4.13). Jesus te ajuda a levar o fardo (Mateus 11.28) e não deixará sua casa desmoronar porque o propósito de Cristo é salvar as famílias (Atos 16.31).
Deus sustenta sua família!
______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

21 comentários:

  1. Sou casada e não aguento mais continuar meu esposo se desviou pq na igreja ninguém babá ninguém fala normal mas sem bajulação . Conhece a bíblia de trás p frente .agora quer que eu saia da igreja e não deixa mais eu fazer a obra faço pq amo Jesus e ele foi primeiro p igreja e não sei como agir eu não deixei pq não trabalho .mas já não estou mais suportando como consigo reconstruir.?não tenho mais vontade de lutar quero divorciar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmã o que o inimigo quer é dividir o teu lar e divorciar não é essa a vontade de Deus para tua vida mais use desta situação para te trazer a experiência afinal nada pode nos separar do amor de Deus ore para ele desta maneira Senhor eu oro no mundo espiritual do meu marido Senhor não aceito que o inimigo interfira no meu casamento por isto te peço que ordene a esses demonios que em nome do Senhor Jesus eles saiam da vida do meu esposo e Senhor resgata ele para ti . Deus vai agir nas regiões celestes e te trará a vitória. Fique na paz do Senhor
      Missionária Carmen
      imail carmen.ribeiromiss@gmail.com

      Excluir
    2. A paz do Senhor Irma eu não te conheço mais sei que é muito difícil suportar oque você está passando. Mais não perca a sua fé.pois Deus jamais vai te provar acima do que você possa suportar,continue buscando ao senhor em oração; que muito em breve essa luta vai passar e o Deus que te chamou vai te dar a Vitória e você vai dar a volta por cima' que o Senhor te abençoe e te faça triunfar em meio a essa tempestade.

      Excluir
    3. A paz noiva a manda de Cristo, lembre se nosso Senhor se entregou pela sua Igreja nos devemos nos dar por nossa familia ,passo o momento como seu mas tenhou animo

      Excluir
    4. Oi amada do Senhor, sei q n te conhesor, mas sentir de Deus deixar este louvor pra vc,

      Quem impedirà o agir de Deus?
      Eu vou dar a volta por cima
      Ele cumpri o que prometeu
      Eu vou dar a volta por cima

      O que passou,passou, chega de chorar
      Eu vou dar a volta por cima..........

      Excluir
  2. Sermão muito bom mas gosto muito de prestar atenção a todos os versículos citados e onde você fala romanos 11:1 sobre a fé que é o firme fundamento é em Hebreus 11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão.
      Foi um erro de digitação.
      Já corrigimos.

      Excluir
  3. A paz de cristo a todos, quanto a irmã que pensa em divorciar a palavra fala de fé,sabedoria, obediencia e perseverança. Minha esposa passou por algo parecido, conheci a cristo antes dela, mas desviei, porem ele teve fé que Deus reverteria essa situaçao, teve sabedoria, pois a mulher sabia edifica seu lar, foi obediente a palavra de Deus no tocante a separaçao, somente em caso de morte, pois mesmo quando ha o adultério, teria que existir o perdao. E tbm perseverou no senhor em oraçoes, hj vivemos muitïssimo bem, voltei para a casa do pai e o senhor tem nos abençoado, nao devemos nos conformar com este mundo, Rm 12:2 e oque o mundo tem pregado é justamente isso, se nao der certo separa, quando a palavra nos ensia a perseverar, lutar pelas pessoas que amamos.. muito boa a palavra, simples e objetiva, que Deus continue a abençoa-los.

    ResponderExcluir
  4. Orei pela minha reconciliação minha abandonou a casa é passei criar meus dois filhos sozinho. Mas preciso dela e amo. Oro todos os dias por reconciliação para o bem de todos e principalmente pelo nossos filhos que são muito pequenos.

    ResponderExcluir
  5. A minha familia e uma bencao trabalhamos na obra eu e minha casa seviremos ao senhor tem muito ogulho da minha familia do meu esposo e um homem muito dedicado na obra e meu filhos tambem tenho o menino de cinco anos ele amar tocar estromento e louvar ao senhor e tenho uma menina que amar louvar ao senhor e tenho a minha pequena que tem tres aninho e ja canta que e uma bencao entao tenho prazer de dezer eu e minha casa seviremos ao senhor mais nao e facil o inimigo tenta deruba a minha familhia o melhor de tudo e que nos se reuni em familia e colocamos sempre Jesus em primeiro plano na nossas vidas

    ResponderExcluir
  6. Meu marido ta me traindo estou no final da gestaçao ja nao tinha hora para chega em casa
    Permaneser no mesmo luga tava imposivel pos eu nao conseguia ma alimenta direito ficava mt agitata etristi

    ResponderExcluir
  7. Eu peço força e mais fé todos os dias pq minha vida está insuportável, meu irmão de 18 anos ñ quer trabalhar nem estudar e ainda nos rouba, sua própria família, e minha mãe acorda todos os dias 4:00hs da madrugada pr trabalhar pr botar comida em casa pq ela eh divorciada e ela é meu pai vivem em conflitos mesmo com quase três anos de divórcio e isso tudo eh so o começo ele ñ quer pagar pensão e somos 4 irmãos e o mais velho eh o que ñ quer nada na vida, a mais nova eh muito pequena pr entender tudo isso q se passa e a do meio eh irresponsável vive em conflito cm toda a família eh egoísta orgulhosa e vê a nossa casa desmoronando e nem liga e eu sou uma pobre coitada tentando concertar tudo isso cm a ajuda de Deus, mais fica difícil qnd minha família ñ quer a ajuda dele, to quase enlouquecendo e ñ consigo viver minha vida direito cm tantos problemas e eh pq so tenho 14 anos orem por mim irmãos por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N se declare pobre coitada....
      Vc é mais q vencedor assim diz o Senhor Deus de Israel. .amem meu nome é irmã josy

      Excluir
  8. Muito bom ouvir a palavra de deus e ter fe e esperança que tudo pode mudar estou passando por uma luta no meu casamento tbm as vezes penso ate em desistir.mas lendo tudo isto e vendo a pregaçao. Eu sei q tenho q ter mais fe e animo pq vou passar por esta luta e viu vençer em nome de jesus.

    ResponderExcluir
  9. Paz do senhor pra todos! Minha situação familiar é um pouco diferente da pregação, que se pede fé, obediência, sabedoria e perceverança! Tenho 2 irmãos 3 comigo e meus pais sempre dava atenção aos 3, desde de quando aceitei jesus como meu salvador aos 3,4 anos atrás até hoje as coisas ficaram muito diferente dentro de casa, quando penso em fazer o bem o mal já tenho cometido e fica aquela confusão toda dentro de casa e ñ resolve o devido proplema e ainda por cima aparecem mais proplema... oro a deus busco por libertação no meu lar mas as vezes penso q estou passando por provas dentro de casa que esse proplema só acontece comigo? Peço toda hora a deus q eu venha os honrar mais primeiramente a deus segundo meus pais e creio na vitoria... adriano

    ResponderExcluir
  10. OBRIGADA PASTOR POR ESSA PALAVRA...TA DIFICIL MAS VOU ESPERAR MAIS UM POUQUINHO ..ESSA PALAVRA EH VERDADEIRA

    ResponderExcluir
  11. Sou grato a Deus pela minha familia, hoje eu posso dizer que eu e minha casa serviremos á um unico DEUS

    Jorge oliveira

    ResponderExcluir
  12. Muito bom mesmo, sem essas ordenanças não a familia firme. Mediação na palavra de Deus. Prática lá
    Missionário Paulo

    ResponderExcluir
  13. Minha irmã não sei se você Ainda está no processo, mas Deus mandou lhe deixar O livro de l Samuel cap 25 ver 3 que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos não quero me identificar mas estou em uma situação em que não sei o que fazer! Tudo que tenho feito é chorar e pensar em desistir do meu casamento ,não consigo mais ver motivos em permanecer, sinto que estou sempre debaixo dos pés de meu esposo e não consigo confiar nele por coisas que ele fez e ainda tem feito e não reconhece !eu sempre lutei por nós sempre sabendo que poderia não ser de Deus e sinto que vou sempre pagar o preço por nós! Não me sinto feliz ao lado dele e já conversamos inúmeras vezes já falamos várias vezes um com o outro sobre a situação mas parece que tudo vai contra !o que fazer ?eu já não sei estamos fora da igreja a pouco tempo estamos sem força para voltar e eu sem força até mesmo para orar está palavra me ajudou mas não sei como por em prática por que algo em mim diz que eu só vou sofrer a vida toda .

    ResponderExcluir
  15. muito boa esta pregação realmente Deus tem poder para fazer muito mais que nós pensamos. Basta nos colocarmos na dispensação DELE



    AS: M J D

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.