Daniel 4, O sonho e a conversão do rei Nabucodonosor

Tema: HUMILDADE

pregação nabucodonosor


Daniel 4
Introdução: Muitas pessoas falam sobre humildade pensando em uma pessoa pobre, mal vestida e que conversa errado ou não entende as coisas. Com isso confundem humildade com pobreza, falta de cultura ou ingenuidade. Mas o que seria ser humilde? A própria palavra deixa uma pista, pois está ligada à palavra humilhação. 
    Então ser humilde é suportar a humilhação e superar isso da melhor maneira possível. Isso não significa ser passivo diante de tudo e aceitar todo tipo de afronta e sim aprender a ser humilde é não se considerar mais do que na verdade é. Uma pessoa humilde não se julga melhor do que as outras pessoas. Muitas pessoas passam por humilhação e se tornam mais amargas e arrogantes ainda. Quem é humilde aprende uma lição com cada desafio da vida.
O grande Rei Nabucodonosor passou por uma grande humilhação para aprender a ser humilde e venceu esta situação. Este texto é um testemunho de Nabucodonosor contando a transformação de sua vida (v.1-17) e inicia com uma linda declaração “Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno, e o seu domínio, de geração em geração” (v.3).

Como ser humilde?

Vamos aprender como o rei Nabucodonosor aprendeu a ser humilde:

1- O Sonho: v.4-15

Nabucodonosor tem outro sonho (v.4,5) e manda chamar seus sábios e ninguém soube interpretar seu sonho (v.6-7). Então chama Daniel e conta o sonho (v.8,9) onde viu uma enorme árvore no meio da terra (v.10). A árvore crescia e se fortalecia até o céu sendo vista em toda a terra (v.11) com folhagem formosa e muito fruto (v.12) de maneira que todas as espécies se abrigavam e alimentavam dela (v.12). Mas veio um anjo do céu clamando (v.13) e ordenou que a árvore fosse derrubada (v.14), mas o toco da árvore deveria ser acorrentado à terra (v.15).
Assim como esta grande árvore do sonho, a pessoa orgulhosa pensa que é o centro de tudo e que todos dependem dela.

2- A Interpretação: v.16-27

Daniel interpreta o sonho para o rei (v.18-27) e ficou muito impressionado com o sonho e sua interpretação (v.19). O rei Nabucodonosor era a grande árvore (v.20-22) e a ordem do anjo é que o rei Nabucodonosor se tornasse como um animal por sete anos (v.25) “até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer” (v.25). Mas como uma árvore que brota ele teria uma segunda chance (v.26) “o teu reino tornará a ser teu, depois que tiveres conhecido que o céu domina” (v.17).
Este sonho se referia ao rei Nabucodonosor, pois o seu coração seria trocado por um coração como de animal (v.16) e sete tempos se passariam sobre ele (v.16). Daniel exorta ao rei (v.23-27) dizendo “Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e põe termo, pela justiça, em teus pecados e em tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres; e talvez se prolongue a tua tranquilidade” (Daniel 4.27).
Em todo tempo Deus nos dá oportunidades de nos concertar e aprender a ser humildes.

3- O Cumprimento: v.28-36

O sonho se cumpre (v.28-37) assim que o anjo dá a ordem para que se cumpra o sonho (v. 31-32) e Nabucodonosor foi transformado se comportando como um animal que comia capim nos jardins da Babilônia (v.33).
Passado o tempo determinado, o rei se levanta e louva a Deus (v.34,35) então o trono lhe foi restituído (v.36). Nabucodonosor reconhece a Deus “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” (v.36).
Um primeiro passo para aprender a ser humilde é reconhecer a grandeza de Deus. A pessoa incrédula se acha maior do que tudo até mesmo sobre Deus. Quando reconhecemos a grandeza de Deus nos humilhamos e assumimos nossa pequenez diante de sua Majestade.

Seja humilde!

CONCLUSÃO

Por que isso tudo? Para nos deixar uma lição de humildade e mostrar a grandeza de Deus sobre tudo (v.17). Devemos aprender a depender de Deus em tudo e
humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte” (I Pedro 5.6). o evangelho nos ensina a ser humildes nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2.3)

E você? Tem reconhecido a Deus ou tem andado por seus próprios caminhos?
Com este texto aprendemos as seguintes lições:
Seja humilde, suporte humilhação.
Não tenha vergonha de Jesus.
Adore e Louve a Deus.
Testemunhe o que Deus faz.
Não brinque com Deus.
Cuidado com as vaidades.
Cuidado com o ORGULHO!!!


Estudos sobre o livro de DANIEL

Daniel 10, Batalha dos anjos

Daniel 9, A Oração pela nação

Daniel 8, A Visão do Carneiro e do bode

Daniel 7, A visão dos quatro animais

Daniel 6, A cova dos leões

Daniel 5, A mão escrevendo na parede

Daniel 4, A sonho e a conversão do rei Nabucodonosor

Daniel 3, A fornalha de fogo

Daniel 2, A Visão da Estátua

Daniel 1, A juventude do profeta

e-book interpretação de sonhos

Interpretação de Sonhos

Aprenda a entender os significados dos sonhos de acordo com a Bíblia.
Os sonhos podem ser naturais ou sobrenaturais, mas para quem sonha sempre tem algum sentido importante. Ignorar os sonhos é como não prestar atenção a avisos de nossa mente ou do próprio Deus para nossas vidas.
Somos convidados a buscar o discernimento de uma forma madura, sem extremismos para entender o significado dos sonhos orientados pelo Espírito Santo. Vamos sonhar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp