NICODEMOS: discípulo do início ao fim

-Tema: DISCIPULADO 

“Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus” João 3.1
-Introdução: O nome de Nicodemos significa ‘vitorioso sobre o povo’¹, expressão que representa sua vida bem sucedida em tudo que fazia. De fato Nicodemos era “um dos principais dos judeus (João 3.1). Era um fariseu, religioso e dedicado às Escrituras. Mas este homem ouviu falar de alguém que seria maior ainda, podendo o fazer ser mais vitorioso que já era (Romanos 8.37). Passou a seguir o Mestre da Galileia, chamado Jesus Cristo.
Nicodemos é citado apenas três vezes na Bíblia, sempre no evangelho de João. Estes três momentos podem ser marcados como no início do ministério de Jesus quando começou a ser conhecido como profeta, no meio quando já estava sendo perseguido e no fim quando foi crucificado. Estes três períodos ou momentos também marcaram a vida de Nicodemos em sua caminhada no discipulado.

Você tem seguido Jesus?

Vamos estudar um pouco da trajetória de Nicodemos como discípulo de Jesus:

1- INÍCIO > Discípulo Tímido: João 3.1-8

A primeira vez que Nicodemos foi encontrar com Jesus foi durante a noite (João 3.2 e 19.39), provavelmente para não ser visto pelo povo. Este momento foi no início do ministério de Cristo. Como os fariseus não acreditavam em Jesus, Nicodemos temia ser mal entendido se fosse flagrado com o Mestre. Mas a vontade de conhecer a verdade foi mais forte, por isso não hesitou em procurar Jesus para estar sozinho com Ele e tirar suas dúvidas.
Neste primeiro encontro com Jesus, Nicodemos começou seu discurso à moda dos religiosos da época com uma introdução e elogios ao mestre que estava sendo impelido. Mas Jesus foi direto ao assunto falando sobre a necessidade de nascer de novo. Nicodemos ficou tão interessado que perguntou mais duas vezes sobre o assunto (João 3.4 e 9). Nicodemos saiu daquele encontro com Jesus, como uma criança que acabara de nascer.
Assim como Nicodemos, muitas vezes começamos nossa caminhada seguindo Jesus de maneira tímida, apenas por curiosidade ou por necessidade de resolver seus conflitos interiores. Quando conhecemos a Jesus, percebemos que somos conhecidos e amados por Deus. Se você ainda está tímido e com medo do que as pessoas pensarão de você sabendo que está seguindo a Jesus, não tenha medo de assumir sua fé, porque Jesus não teve medo de morrer por sua vida.
Você precisa nascer de novo!

2- MEIO > Discípulo Convicto: João 7.50-52

O segundo relato bíblico sobre Nicodemos, descreve uma reunião do sinédrio onde o assunto era sobre Jesus. Este momento marca o meio do ministério de Cristo quando os fariseus já não suportavam seus ensinos e milagres. Os guardas que foram prender Jesus não conseguiram colocar as mãos no Mestre porque ficaram maravilhados com suas palavras (João 7.44 -46).  Então os fariseus queriam um pretexto para prender Jesus.
Nicodemos sugeriu que não poderiam julgar uma pessoa sem antes conhecer seus argumentos. A sugestão de Nicodemos era justamente o que havia feito quando foi procurar Jesus e demonstra que gostaria que os outros fariseus também fossem se encontrar com Cristo. Mas os fariseus viviam perseguindo Jesus e já tinham o ouvido falar. Contudo Nicodemos teve um encontro pessoal e sincero com Jesus.
Neste momento Nicodemos estava disposto a assumir sua fé em Cristo. Embora o texto não descreva mais detalhes, percebemos que com esta defesa à pessoa de Jesus, Nicodemos demonstra que acreditava no Mestre. Certamente estava acompanhando os feitos e ensinos de Jesus. Mesmo que os outros pensassem que nenhum fariseu acreditasse em Jesus (João 7.48), Nicodemos creu e não se importou em ser chamado de Galileu, um termo usado pelos fariseus com sentido pejorativo por causa da pouca cultura² do povo da Galileia (Mateus 26.73).
Chega um tempo na caminhada com Jesus em que você precisa se decidir se vai mesmo seguir ou não. O discipulado não tem meio termo. Seguir a Jesus é uma proposta radical. Não importa o que as pessoas, amigos ou familiares pensam. O importante é você ter certeza de que está fazendo o melhor.
Você está convicto de sua fé em Jesus?
Testemunhe sua fé em Cristo!

3- FINAL > Discípulo Assumido: João 19.39-42

A terceira e última citação sobre Nicodemos na Bíblia mostra o momento em que participa do sepultamento de Cristo. Esta cena de retirada do corpo da cruz, a preparação com especiarias e o sepultamento foi algo público, que tiveram que pedir autorização (João 19.38) e todos na cidade puderam ver. Então Nicodemos já não se importava com o que pensassem dele, assumiu sua nova fé.
Ser visto pelos fariseus tocando um morto, algo condenado por eles e principalmente alguém julgado pelo sinédrio, seria rejeição certa. Mesmo assim Nicodemos não temeu em participar dos últimos momentos ao lado de Jesus. Levou uma contribuição caríssima comparada ao que se gastava para o sepultamento de um rei (II Crônicas 16.14). Com este ato reconheceu que Jesus era o Rei dos reis. Em sociedade com José de Arimatéia, Nicodemos preparou o melhor lugar para o corpo de Jesus cumprindo a profecia de que “com o rico esteve na sua morte (Isaías 53.9).
A partir deste fato Nicodemos deve ter ficado conhecido como discípulo de Jesus ou peno menos como quem o sepultou. Pode ter até sofrido acusações de roubar o corpo de Jesus (Mateus 27.64 e 28.13). Embora não sabemos os fatos ocorridos com Nicodemos, podemos pressupor que tenha sido perseguido como um cristão.
Ao tocar o corpo morto de Jesus, Nicodemos teve ter chorado não somente pela tristeza da morte de Cristo, mas por não ter aproveitado mais a oportunidade de andar com Ele. Então, não deixe para amanhã a decisão de assumir Jesus como Senhor de sua vida. Aproveite cada oportunidade de andar com Cristo. Como diz a letra do hino, ‘amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer liberar’³, não perca tempo e receba a Jesus como Rei em sua vida.
Você já assumiu sua fé em Jesus?
Decida-se por Cristo agora!

Siga a Jesus!

-CONCLUSÃO:

A caminhada do discipulado muitas vezes começa tímida, levando depois a uma convicção de fé e à decisão de assumir uma nova vida ao lado de Jesus. Muitas pessoas são como Nicodemos e por causa de seus títulos, círculos de amizade ou qualquer outro motivo, demoram em se decidir por Jesus. Se você está fazendo como Nicodemos e seguindo a Jesus, mas não se declarou como discípulo ainda, faça isso o mais rápido possível.
Em que nível está sua caminhada no discipulado? No início com timidez, no meio aprendendo a crer ou já está no fim, ou seja, disposto a fazer o que for preciso por Jesus?

Seja um discípulo/a de Jesus!

______________________________
¹ BOYER, O.S. Pequena Enciclopédia Bíblica, 1996, 22º Edição, São Paulo: Editora VIDA. Página 442.
² FILLION, Louis-Claude, Enciclopédia da Vida de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2008. Página 398 e 399.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp