O Preço da Juventude Cristã

Tema: JUVENTUDE  


Eclesiastes 11.9-10
INTRODUÇÃO: A Bíblia relata muitos exemplos jovens que foram servos de Deus, como: Davi, José, Daniel, Samuel, Josué, Timóteo e Jeremias. Frequentemente nos prendemos a seus exemplos, porém, não podemos esquecer que eles pagaram um preço muito alto para viverem na presença do Senhor. No tempo destes jovens não era tão diferente, o que é pecado hoje sempre foi pecado e eles também foram muito tentados. Aliás, naquela época tempo a perseguição era muito maior porque nós vivemos o tempo da graça e numa sociedade livre.
Num mundo que tem tantas coisas ‘boas’ para nos oferecer, existe um preço para ser um jovem de Deus: muito esforço (Mateus 11.12). A Palavra diz que seríamos odiados por causa do nome do Senhor (Mateus 10.22), mas devemos tomar a nossa cruz, perder essa vida terrena para ganhar a vida eterna (Marcos 8.34-38) porque no mundo temos aflição, mas temos bom ânimo porque Deus venceu o mundo (João 14.1). Tudo que tem um preço tem uma recompensa, por isso sabemos que embora seja difícil para um jovem, vale a pena servir a Deus.

Você está disposto a pagar o preço?

Vamos refletir sobre as recompensas de servir a Deus na juventude:

1- ALEGRIA 

v.9ª “alegra-te jovem na tua juventude”

Alegria e disposição para viver é uma característica marcante dos jovens. Onde se encontram um grupo de jovens, há animação e alegria. Depois que vem para a igreja, cria-se o mito de que o jovem crente tem que ser carrancudo, sabidão, ou ‘o santão’ e sempre com ar de que é melhor que os outros. Mas não é bem assim. O jovem que conhece a Jesus é alegre e bem disposto, sempre simpático.
A diferença é a fonte desta alegria. A alegria do jovem cristão não é a mesma do mundo, “porque a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10). A Igreja precisa de alcançar a juventude para dar alegria e força na obra de Deus “porque sois fortes, a palavra de Deus permanece em vós e tendes vencido o maligno” (I João 2.14). Muitas vezes vemos jovens fracos e sendo vencidos pelo mundo porque têm prazer nas coisas do mundo, mas quando a alegria do jovem é a alegria do Senhor, ele vence o mundo tendo uma alegria e uma paz duradoura (João 14.27).
Jovem: alegre-se em Deus e não no mundo!

2- PRAZER 

v.9b“recreie-se o teu coração dias da tua mocidade”

No mundo moderno, oportunidade para recreação e diversão é o que não falta. Temos sido bombardeados por propostas de distração vindas do mundo. O mercado do entretenimento é um dos que mais crescem a cada dia. O jovem é o alvo disto tudo porque é importante para o jovem o se divertir e a recreação faz parte da mocidade.
Ao dizer “recreie-se o teu coração”, poderia ser traduzido na linguagem popular como ‘curtir a vida’. Mas o que é curtir? A palavra curtir significa suportar, padecer, sofrer, calejar, maltratar, envelhecer ou apodrecer. Um couro curtido foi envelhecido. Por isso muitos jovens que extravasam com exageros na sua mocidade, quando não terminam sua existência prematuramente , absorvem doenças ou envelhecem cheios de problemas.
Quem disse que servir a Deus é algo desgostoso? Quando conhecemos a Jesus aprendemos a recrear diferente, uma reação duradoura e que fortalece e não nos ‘curte’ apenas. Passamos a ter “prazer na lei do senhor e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Precisamos aproveitar bem a juventude. O prazer de servir a Deus é maior que qualquer outra adrenalina ou emoção que nada neste mundo pode proporcionar.
Jovem: busque prazer em Deus!

3- FUTURO 

v.9c “anda pelos caminhos”

Jesus é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14.6) por onde devemos andar, conhecer e viver. Os caminhos e os pensamentos do mundo não são como os caminhos e os pensamentos do Senhor, “porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e nem os meus caminhos os vossos caminhos diz o Senhor” (Isaías 55.8). Por isso o jovem feliz é “bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1.1). O andar do jovem que serve a Deus é na presença de Jesus, por isso está sempre satisfeito.
O futuro pertence a Deus e a ninguém é dado conhecer o que acontecerá nem daqui a um segundo. Mas o jovem que se rende à vontade de Deus, tem uma vida de sucesso e bênção. Não adianta projetar um caminho de sucesso para o futuro se faltar a presença de Deus que estabelece todas as coisas (Salmos 119.9).
Jovem: seu futuro está nas mãos de Deus!

4- SATISFAÇÃO 

v.9 “satisfazem o teu coração”

Prazer e alegria não faltam no mundo, mas em sua maioria são coisas passageiras. As pessoas estão em busca de algo que traga satisfação e nunca param de buscar algo que lhes de um pouco de prazer.
Só Jesus nos satisfaz porque Ele é o nosso “pastor e nada nos faltará” (Salmos 23.1). Você já via alguém satisfeito no mundo? Creio que não, porque para estar satisfeito no mundo, tem que estar constantemente em busca de alegrias que são passageiras, uma festa, roupa, dinheiro, namoro, vícios e coisas que não satisfazem. O jovem cristão não depende de ter um show ou balada para estar satisfeito porque tem em si a satisfação eterna em Jesus.
A alegria do jovem cristão é diferente e melhor porque satisfaz. Jesus disse que é o “o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede (João 6.35), porque Ele nos satisfaz plenamente com vida abundante (João 10.10).
Jovem: só Jesus te satisfaz plenamente!

5- VIGILÂNCIA

v.9 “e agradam aos teus olhos”

Somos atraídos pelo olhar. Adão e Eva caíram nessa quando viram que o fruto da árvore era “agradável aos olhos” (Gênesis 3.6) e perderam a vida eterna. O mundo tem investido muito em criar coisas que são agradáveis aos olhos para conquistar os jovens. O mais velho truque do diabo é se travestir tentando enganar as pessoas fazendo-se de “anjo de luz” (II Coríntios 11.14).
Coisas que agradam aos olhos não faltam para oferecer aos jovens de hoje, mas: “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o ama” (I Coríntios 2.9). Então não podemos nos deixar ser enganados pelo olhar com a “concupiscência dos olhos (I João 2.16), mas precisamos andar “por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7), sempre vigiando e orando para não cair em tentação (Marcos 14.38). Para isso podemos usar o “capacete da salvação” (Efésios 6.17) que protege nossa cabeça, mente, ouvidos, lábios e olhos para ver com discernimento espiritual.
Jovem: seja vigilante para não ser enganado!

6- COMPROMISSO 

v.9c “sabe, porém que de todas estas coisas, Deus te pedirá conta”

Muitos jovens evitam pensar que tem que prestar contas, afinal tem muito tempo pela frente. Pelo contrário, são aqueles que menos têm tempo que mais têm o que acertar. Este acerto de contas não é só para aqueles que têm a dever, mas também para aqueles que têm a receber.
De acordo com nossas escolhas será a nossa recompensa (Deuteronômio 28.2). As decisões da juventude determinarão todo o futuro de uma vida, então “escolhe, pois, a vida, para que vivas (Deuteronômio 30.19).
Às vezes somos tentados a olhar para os lados e ver como os jovens do mundo se alegram tanto, mas devemos olhar só pra Jesus e ver que teremos uma grande recompensa. Um jovem cristão é comprometido e responsável em tudo o que faz.
Jovem: tenha compromisso com Deus!

7- LIVRAMENTO 

v.10ª “aparta, pois do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor”

O que Deus quer para nós é o melhor, o que é eterno e que afastemos de nós o desgosto e toda tristeza. Deus sempre nos dá livramento de tantas coisas ruins que há neste mundo. Por isso Jesus nos ensinou a orar para que nos “livra do mal” (Mateus 6.13), seja o mal que há no mundo ou até mesmo os males que nós mesmos sentimos, pensamos ou fazemos.
Quando Jesus entra na vida de um jovem, tira tudo que é ruim de sua vida e lhe dá um novo coração (Ezequiel 11.9 e 36.26) mudando seus desejos e vontades para aprender a buscar a “boa, agradável e perfeita a vontade de Deus” (Romanos 12.2). A única forma de um jovem estar protegido dos perigos deste mundo é vivendo na presença de Deus.
Jovem: Deus te livra de todo mal!

Dedique sua juventude a Deus!

CONCLUSÃO 

v.10b “porque a juventude e a primavera da vida são vaidade”
Temos que pensar que da mesma forma que um dia não existimos, um dia deixaremos de existir, neste mundo, da mesma forma que um dia fomos crianças, um dia seremos adultos e velhos, ou seja, tudo é passageiro.
Deus quer uma juventude alegre animada, devemos nos alegrar, recrear, mas estar sempre no temor do Senhor pensando que de tudo prestaremos conta. Não é só no mundo que existe prazer, na presença de Deus também há e há um prazer melhor e mais duradouro, eterno e firme.

Jovem: vale a pena servir a Deus!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp